Área do Aluno


ou



CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

A Sociedade Brasileira de Coaching elaborou o Código de Ética e Conduta do Coach com os objetivos:


  • orientar a conduta e as relações profissionais do coach e contribuir para a boa prática do coaching;

  • informar os clientes quanto aos critérios éticos que eles devem buscar ao contratar um coach;

  • disseminar e reforçar a confiabilidade, a credibilidade e a aceitação do coaching junto à sociedade e ao público em geral;

  • estabelecer e unificar as normas referentes ao exercício responsável e digno da profissão.


No entanto, é importante ressaltar que, como a atuação do coaching ainda não é unificada no Brasil, as várias instituições se filiam a diversos organismos internacionais. Por isso, pode haver diferentes diretrizes, mas sempre no intuito de regular o exercício da profissão de coach.

Por isso, vamos descrever, além do estabelecido pela SBC, aquilo que é definido pelo Instituto Brasileiro de Coaching.


Diretrizes SBC

1) Princípios fundamentais


  1. O coach baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos

  2. O coach trabalhará visando promover a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, bem como promover melhorias e resultados em empresas, negócios e organizações.

  3. O coach atuará com responsabilidade por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento do coaching como campo de conhecimento e de prática.

  4. O coach entenderá que sua formação e certificação em coaching o capacitam a atuar apenas no atendimento aos clientes de coaching, e não na formação de novos coaches. A atuação competente e eficaz na formação de novos coaches requer outro nível de capacitação, que deve ser obtida por meio de uma instituição idônea.

  5. O coach assumirá como seu dever perante o cliente e a sociedade divulgar e cumprir as condutas éticas propostas por este código.


2) Postura em relação ao coaching


  1. Zelarei pela credibilidade do coaching por meio da qualidade de meus serviços; minha conduta ética recomendando, quando solicitado, apenas profissionais capacitados e confiáveis, certificados por uma instituição idônea.

  2. Investirei continuamente em meu aprendizado e desenvolvimento pessoal a fim de oferecer um excelente serviço de coaching.

  3. Ficarei atento a questões pessoais que possam afetar negativamente minha atuação como coach e, sempre que necessário, buscarei ajuda profissional para resolvê-las.

  4. Jamais utilizarei meus conhecimentos de coach para prejudicar outro ser humano, seja cliente ou não.

  5. Reconhecerei o empenho e a dedicação de todos os que desenvolvem materiais, produtos, conteúdos e soluções que contribuam com meu aprendizado. Agirei eticamente, respeitando seus direitos autorais.


O código completo pode ser acessado aqui.


Diretrizes IBC


1) Princípios fundamentais:


  1. Buscar o bem comum e contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento saudável das pessoas e da sociedade, com serviços de qualidade.

  2. Vivenciar a profissão de maneira ecológica e saudável, promovendo qualidade de vida e resultados positivos.

  3. Respeitar as Afirmações Universais de Direitos Humanos, que conceituam a proteção do ser humano no contexto das relações entre indivíduo e a sociedade.

  4. Utilizar procedimentos que despertem realizações pessoas e resultados positivos, promovendo a qualidade de vida humana e a felicidade.

  5. Utilizar somente procedimentos competentes a classe de coach profissional.

  6. Respeitar a individualidade, valores e crenças

  7. Suspender todo e qualquer julgamento moral, religioso ou de valores para com os clientes.

  8. Sugerir outras abordagens profissionais para solução de problemas específicos não competentes ao profissional coach.

  9. Manter o sigilo e a confidencialidade. Toda informação obtida em processos de Coaching são de posse do cliente e que para ser utilizada se faz indispensável o consentimento do mesmo.

  10. Buscar o desenvolvimento contínuo, a constante atualização profissional e evolução pessoal.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados