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Círculo Cromático

Imagem Interna

O cérebro humano possui como tendência, a identificação da beleza através da similaridade. Desta forma, percebeu-se a necessidade de criar o chamado círculo cromático.

Esta ferramenta consiste na utilização de 12 cores dispostas em um sistema de cores primárias, secundárias e terciárias. Ela foi desenvolvida em 1920 por Johannes Itten, sendo até hoje utilizada não só através do homem, mas por suas tecnologias em sites e sistemas de suporte para a criação de novas paletas e seus padrões cromáticos, desenvolvendo assim, uma harmonia dentro de uma variedade de cores.

Cores primárias

As três cores principais são chamadas de cores primárias, que são: vermelho, amarelo e azul. A mistura delas pode criar qualquer outra cor dentro do círculo cromático. Por exemplo, a mistura do amarelo e vermelho faz surgir o laranja, a mistura do vermelho e o azul faz surgir o violeta e a mistura do amarelo e azul faz surgir o verde. Cada cor deriva de uma mistura das três cores primárias – que nenhuma mistura de cor pode vir a criá-las.

Cores secundárias

Cores secundárias são aquelas como o violeta, o verde e o laranja, ou seja, é a resultante de uma mistura das cores puras. Dessa forma, cada cor primária misturada com outra cor primária resulta em uma cor secundária diferente.

Cores terciárias (intermediárias)

Cores terciárias partem da mistura de uma das cores primárias juntamente com uma das cores secundárias, criando assim a terceira classe de cores que leva esse nome. Sendo elas mais complexas do que suas composições originais, podem levar o nome de: amarelo laranja, vermelho laranja, vermelho roxo, azul roxo, azul verde e amarelo verde.

Temperatura das cores

Uma outra forma de classificar as cores é pela temperatura que cada uma apresenta. Sendo possível classificá-las em 3 tipos de temperatura que são: cores quentes, frias e neutras.

As cores quentes são lideradas pelos tons variados de vermelho e amarelo, apresentando vida e dando um tom mais chamativo e ativo ao modelo. Já as cores frias, são puxadas pelos tons mais leves de azul roxo e verde, e servem para transformar o ambiente ou a roupa em algo mais amigável, trazendo um aspecto mais calmo e relaxante ao modelo.

Por fim, as cores neutras são chefiadas por preto, cinza e branco, possuem um aspecto menos chamativo que as outras, sendo mais utilizadas para um padrão mais discreto e menos chamativo do processo.

Padronização de cores

A padronização de cores é um dos conceitos que surgiu após o desenvolvimento do círculo cromático. Como dito anteriormente, a mente humana identifica a beleza através de um padrão de simetria. Dessa forma, existem hoje diversos sites e ferramentas que conseguem extrair temas e cores padrões definidos pelo usuário. É a partir dessas definições, que são criadas palhetas de cores e círculos cromáticos similares aos pré-requisitos estabelecidos pelo usuário no início da confecção.

Através da ferramenta Adobe Color, por exemplo, o usuário consegue aplicar a regra de harmonia de cores, ou seja, definir se seu padrão de cores de exibição será análogo, monocromático, tríade, complementar, dividida complementar, dividida complementar duas vezes, quadrática, composta ou sombreada.

O mais interessante ao utilizar ferramentas como esta é a possibilidade de identificar padrões dentro dos discos cromáticos até mesmo em cores opostas. Dessa forma, podemos entender de forma simples o porquê mesmo parecendo diferente utilizar essa mistura de cores no visual, não acarreta estranheza e continua sendo agradável ao olhar. 

Ferramentas como essas são utilizadas hoje em diversos tipos de indústrias e trabalhos para causar impactos positivos na visualização, dando um sentimento agradável a quem está visualizando. Desta forma, o círculo cromático é muito utilizado no mundo da moda para harmonizar cores diversas em roupas e acessórios, gerando assim uma combinação perfeitamente equilibrada.

Logo, os estilistas e consultores de moda conseguem desviar a atenção dos olheiros para o estilo e aparência, sem perder a harmonia e sensibilidade no modelo como consequência. 

Como dito anteriormente, a padronização utilizada por sites e ferramentas como o Adobe Color parte do conceito do círculo cromático. Sendo assim, trouxemos uma imagem com as divisões e exibições do círculo cromático, mostrando como estas ferramentas podem ser facilmente utilizadas para criar um modelo harmônico de cores.  Dessa forma, observe a imagem abaixo, e note os diferentes tipos de regras voltados para a harmonização de cores.

Imagem Interna



Combinação de Cores complementares

O primeiro círculo disposto na imagem traz a seleção de cores através do modelo complementar, ou seja, cores que se encontram dispostas do lado oposto no círculo cromático.

Perceba que a imagem acima mostra o vermelho e o verde, e apesar de serem cores opostas no círculo, elas se completam na palheta, criando uma combinação. Normalmente essas cores estão numa mesma distância do centro do círculo, criando assim uma identificação através de um padrão na utilização de cores complementares, bem como uma combinação sempre satisfatória e igualmente agradável para o modelo.

Combinação de Cores análogas

Cores análogas são aquelas que partem dos tons contínuos no círculo cromático. Muitas vezes são as mais harmônicas, pois têm como característica, uma combinação agradável de cores próximas. Como por exemplo, a combinação exibida na imagem, com a analogia azul-verde, verde e verde-amarelo, mostra como cores próximas no círculo cromático, tornam-se agradáveis ao olhar.

Combinação de Cores triádicas

As cores triádicas são utilizadas baseadas em uma ideia de três cores espaçadas igualmente ao longo do círculo, levando este nome pois o formato criado na roda de cores remete a um triângulo. 

Como o violeta, laranja e verde, essa é uma das harmonizações mais populares que existe, por ser possível criar um alto contraste visual nesse tipo de harmonização e mesmo assim manter um padrão estéticamente agradável. Normalmente, neste tipo de combinação, a melhor opção é escolher uma cor para ser a dominante para que as outras sejam mais leves e tragam a ideia de complementação no modelo criado.

Combinação de Cores meio-complementares

As cores Meio-complementares são uma combinação de uma cor primária e duas cores complementares (essas cores complementares precisam estar no diâmetro oposto a cor primária que foi selecionada). Causando uma combinação de cores que apresenta mais contraste em sua mistura e utilização, mas é um pouco menos intenso do que outros padrões que podem ser criados.

Normalmente esse modelo de combinação de cores é utilizado quando se faz necessário a associação de cores quentes e frias em um mesmo modelo de apresentação, de maneira que precisem se conectar para adquirir um aspecto mais harmônico.

Combinação de Cores retângulo

A combinação de cores retângulo é um modelo de cor que juntas precisam trabalhar de forma que seja necessária uma cor primária, duas cores que sirvam para complementar e uma que tem a função de dar mais atenção e acentuar um pouco mais as outras cores do círculo escolhido.

Com essa técnica de seleção, a principal característica adquirida é uma combinação vibrante com tons e espectros bem coloridos, não tem tantas características de contraste, mas possui a tendência a ser rica em detalhes.

Combinação de Cores quadrada

A combinação de cores quadrada é uma associação que realmente funciona em um formato de quadrado em cima do círculo cromático, combinando assim 4 cores que são equidistantes, sendo cada cor disposta em uma das extremidades do quadrado.

É muito utilizado para criar um efeito um pouco mais dinâmico e divertido ao modelo, além disso, pode ser um esquema um pouco mais difícil de equilibrar do que a maioria já apresentada. Logo, muitas vezes essa técnica será utilizada escolhendo apenas uma das cores dominantes, pois, a ideia é que as cores tenham um nível distinto de utilização para parecer algo mais harmonioso e amistoso ao olhar.

Considerações adicionais 

Quando falamos de combinação de cores, existem algumas outras considerações a se conhecer quando a principal ideia é moda. Diferentes combinações podem existir dentro de uma mistura de estampas, cores, materiais e adereços, a depender do conhecimento e da criatividade do consultor ou estilista de moda.

Para começar a considerar a combinação de um conjunto de cores voltado para a construção de um look, tente pensar no modelo que mais se adeque ao seu tom de pele. Cores mais frias como alguns tons de azul, verde e violeta combinam um pouco mais com a pele mais clara, enquanto cores mais quentes como o dourado combinam um pouco mais com tons de pele mais profundos.

Mas é claro que, isso não é uma regra. Esta é apenas uma dica para você iniciar a sua trajetória na combinação de cores com mais facilidade, tornando seus looks cada vez mais inovadores, criativos e personalizados, através de paletas cromáticas que consigam ressaltar a peça, o adereço utilizado e até mesmo, o modelo que estará a vestir a sua roupa.

Entretanto, uma ressalva é necessária: quando falamos em cores, é preciso ter muito cuidado com as suas misturas, pois elas têm a capacidade tanto de salvar, como estragar um look por completo. Por isso, neste momento de aprendizado, tenha como preferência manter cores próximas juntas, combinando pastel com pastel, dourado com dourado, joias que tenham aspectos parecidos, que são artifícios capazes de facilitar a sua trajetória no mundo da moda.


Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda I

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