Tudo Sobre o Cálculo do 13º Salário
O décimo terceiro salário, também conhecido como bonificação de natal, é um benefício garantido pela CLT a todos os trabalhadores que exercem função remunerada sob esse regime.
Este valor normalmente é pago em duas parcelas, sendo que a primeira deve ocorrer entre o primeiro dia de fevereiro, e o último dia útil de novembro, e a segunda parcela obrigatoriamente até o dia 20 de dezembro.
Caso o dia 20 de dezembro seja em um fim de semana, é preciso antecipar o pagamento para o último dia útil anterior.
Este benefício engloba todos os trabalhadores, inclusive aqueles que estejam afastados do trabalho por motivos de doença, ou licença maternidade.
De modo geral, o valor corresponde a um mês de trabalho, mas é pago correspondente ao período trabalhado. Desta forma temos valor da remuneração / 12 meses ou a quantidade de meses trabalhados que é ao 13° salário.
Para o nosso exemplo, vamos utilizar um trabalhador que está na empresa a 8 meses, e recebe um salário de 5.000,00 reais. O cálculo será o seguinte:
5.000,00 / 12 = 416,00
416,00 x 8 = 3.328,00 reais
Assim como acontece com as férias, o 13° também recebe descontos tributários de INSS e IRRF, sendo que estes descontos devem ocorrer apenas na segunda metade do salário extra.
Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH
Faça o Curso completo grátis!!