Área do Aluno


ou



Calorias - Introdução a Nutrição

A caloria, também conhecida como energia, é obtida por nós através da alimentação, essa energia está contida entre as ligações químicas existentes nos alimentos, que são liberadas a partir da sua digestão (quebra das ligações). Ou seja, a caloria é a unidade utilizada na nutrição que mede a capacidade daquela energia para exercer os processos celulares necessários para a vida, antes de assumir a sua forma de calor e se dissipar na atmosfera.

Alguns grupos de nutrientes fornecem diferentes quantidades de energia ao organismo, como é o caso dos carboidratos, proteínas, gorduras e etanol (álcool). As vitaminas, os minerais e a água não fornecem calorias.

Quadro 08: Quantidade calórica dos nutrientes.

Nutriente

Quantidade de calorias

1 grama de carboidrato

4 calorias

1 grama de proteínas

4 calorias

1 grama de gorduras

9 calorias

1 grama de etanol

7 calorias


Para fazer o cálculo das calorias dos alimentos é bem simples. Por exemplo, se em um pão francês temos:

  • 29,32 gramas de carboidrato;
  • 3,98 gramas de proteínas;
  • 1,55 gramas de gordura.
Então: 29,32 gramas de carboidrato x 4 calorias = 117,28. 

Depois calculamos as calorias das proteínas: 3,98 gramas de proteína x 4 calorias = 15,92. 

E por fim, as calorias da gordura: 1,55 gramas de gordura x 9 calorias = 13,95. 

Agora somamos o resultado das calorias dos três nutrientes: 117,28 + 15,92 + 13,95 = 147,15. Então podemos dizer que o valor calórico total de um pão francês é de 147,15 calorias!

Os valores das calorias dos alimentos ou da quantidade de nutrientes podem ser encontrados no próprio rótulo do produto, e caso não seja embalado, como é o caso das frutas, podemos encontrar esses valores em tabelas de composição de alimentos na internet!

Necessidade energética

A necessidade energética é a ingestão alimentar necessária para o crescimento e manutenção da vida de uma determinada pessoa, e varia de um indivíduo para o outro, pois depende de diversos fatores, se são crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos, gestantes, mulheres que estão amamentando, atletas, pessoas com alguma doença, entre outros. Existem cálculos e métodos complexos para medir a necessidade energética, mas fórmulas simples também estão disponíveis para essa estimativa, aliando a avaliação da composição corporal do indivíduo.

Um dos cálculos mais simples para pessoas saudáveis e que não praticam atividade física gira em torno de 20 – 25 calorias por quilograma de peso, ou seja, se uma pessoa possui 80 kg, o cálculo para descobrir sua necessidade energética é:

20 calorias x 80 kg = 1600 calorias
25 calorias x 80 kg = 2000 calorias

Então, a necessidade energética para uma pessoa de 80 kg saudável e não praticante de atividade física está entre 1600 – 2000 calorias por dia.

Caso seja um indivíduo praticante de atividade física, a necessidade energética tende a subir por ser uma pessoa mais ativa, passando a ser de 30 calorias por quilograma de peso para atividades moderadas (como por exemplo a academia). Mas a necessidade aumenta ainda mais se a atividade exercida for intensa, como atividades de alto rendimento (atletas).

Portanto, caso uma pessoa de 80 kg faça atividades em uma academia, a necessidade será de 30 calorias x 80 kg = 2400 calorias por dia!

Mas como saber qual a quantidade de calorias que eu devo consumir? Cada pessoa tem a sua necessidade individual, que é o que chamamos de necessidade energética.

Esses métodos servem para termos uma base do que precisamos, mas os fatores que podem influenciar nas nossas necessidades são diversos, como o tipo da composição corporal. Indivíduos de mesmo peso, porém um possui 80% de músculos e o outro só 50% de músculos, a primeira pessoa, que tem 80%, terá uma necessidade energética muito maior do que a segunda! 

Então, caso utilizemos esse método simples, uma boa forma é avaliar a composição da massa corporal, e o que está acontecendo no momento, se está perdendo, mantendo ou ganhando peso, para saber o que precisa ser adequado.

Além disso, existem algumas definições que se relacionam com a necessidade energética:

  • Saldo energético positivo: quando o consumo da pessoa é maior do que o gasto, com tendência ao ganho de peso;
  • Saldo energético negativo: quando o gasto é maior do que o consumo, tendendo a perda de peso;
  • Equilíbrio energético: quando a quantidade consumida é a mesma quantidade gasta, essencial para o controle do peso.


Este artigo pertence ao Curso de Introdução à Nutrição

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados