Classificação de Responsabilidades
Passivos de longo prazo: São as obrigações que se espera que a empresa comercial cumpra após um período relativamente longo. Tais passivos não se tornam devidos para pagamento no curso normal das operações comerciais ou dentro do ciclo operacional normal. Debêntures, empréstimos de longo prazo de bancos ou instituições financeiras são exemplos de passivos de longo prazo.
Passivos circulantes: Passivos circulantes são os passivos pagáveis dentro do ciclo operacional normal, ou seja, dentro de um determinado exercício contábil. Estes podem surgir da realização de ativos circulantes ou pela criação de passivos atuais novos (obrigação). Troca de credores, contas a pagar, descoberto bancário, despesas pendentes, empréstimo de curto prazo (pagável em até doze meses ou dentro do exercício) são exemplos de passivos circulantes.
Passivos contingentes: Esses passivos podem ou não ser sustentados por uma entidade dependendo do resultado de um evento futuro, como um processo judicial. Esses passivos são registrados nas contas de uma empresa e exibidos no Balanço Patrimonial quando prováveis e razoavelmente estimáveis.
Não é um passivo real, mas um passivo antecipado (provável), que pode ou não se tornar exigível. Depende da ocorrência de certos eventos ou da realização de certos atos. Um elemento de incerteza está sempre associado a um passivo contingente; é uma responsabilidade potencial que pode ou não se tornar uma responsabilidade segura.
As responsabilidades contingentes são exemplificadas na responsabilidade por contas descontadas, responsabilidade por atuar como fiador, responsabilidade decorrente de uma ação por danos pendentes no tribunal, responsabilidade por chamadas de ações parcialmente pagas etc.
Se um pai garantir o primeiro empréstimo de carro de uma filha, a mãe tem um passivo contingente. Se a filha fizer os pagamentos do carro e pagar o empréstimo, o pai não terá nenhuma responsabilidade. Se a filha não fizer os pagamentos, o pai terá uma responsabilidade. Os passivos contingentes são apresentados como notas de rodapé no Balanço Patrimonial.
Na contabilidade, um passivo contingente é uma perda contingente relacionada são registrados em um lançamento contábil manual somente se a contingência for provável e estimável. Se um passivo contingente for apenas possível (não provável) ou se o valor não puder ser estimado, não é necessário um lançamento contábil manual. No entanto, uma divulgação é necessária. Quando um passivo contingente é remoto (como uma ação por danos morais), nem um diário nem uma divulgação são necessários.
Como balancear as contas de lucros e perdas
O saldo da Conta de Ganhos e Perdas representa o lucro líquido ou prejuízo líquido. Se o lado do crédito for maior que o lado do débito, mostra o lucro líquido. Alternativamente, se o lado do débito for maior que o lado do crédito, ele mostra perda líquida.
A conta de negociação é a conta que mostra o Lucro Bruto de uma empresa, enquanto a Conta de Lucros e Perdas mostra o Lucro Líquido de uma empresa. Lucro Bruto = Volume de Vendas - Custo das mercadorias vendidas (estoque inicial + compras + transporte de estoque final)
Lucro Líquido = Lucro Bruto + Receita (aluguel recebido, juros recebidos, desconto recebido) - Despesas
Um Balanço Patrimonial ou demonstração da posição financeira é um resumo dos saldos financeiros de uma empresa individual, uma parceria comercial ou uma empresa. Ativos, passivos e patrimônio líquido são listados a partir de uma data específica, como o final do exercício.
O Processo de elaboração e apresentação do Balanço Patrimonial envolve duas etapas:
Na primeira etapa, os diferentes itens a serem apresentados como ativos e passivos no balanço agrupados adequadamente. A segunda etapa envolve a organização de ativos e passivos. Isso envolve um arranjo sequencial de todos os ativos e passivos no Balanço Patrimonial.
Limitações do balanço
Embora um Balanço Patrimonial seja elaborado por todas as organizações para divulgar sua posição financeira, ele não está isento de limitações. Eles podem ser inscritos da seguinte forma:
- O imobilizado é apresentado no Balanço Patrimonial como custo histórico menos depreciação até a data. Um Balanço Patrimonial convencional não pode refletir o verdadeiro valor desses ativos. Novamente, os ativos intangíveis são apresentados no Balanço Patrimonial pelos valores contábeis, que podem não ter relação com os valores de mercado.
- Às vezes, o Balanço Patrimonial contém alguns ativos que não possuem valor de mercado, como despesas preliminares, desconto de debêntures etc. A inclusão desses ativos fictícios influencia indevidamente o valor total dos ativos.
- Um Balanço Patrimonial não pode calcular e mostrar o valor de certos fatores qualitativos como conhecimento e eficiência dos funcionários.
- Um Balanço Patrimonial convencional pode enganar leitores inexperientes em situações inflacionárias. O valor da maioria dos ativos circulantes depende de algumas estimativas, portanto, não pode refletir a verdadeira posição financeira do negócio.
Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira
Faça o Curso completo grátis!!