CLASSIFICAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA
Separada por faixa etária, a literatura infantil pode ser usada de diferentes formas em cada fase. A primeira fase acontece na primeira infância (15/17 meses aos 3 anos). A criança, prende-se ao movimento, ao tom de voz, e não ao conteúdo do que é contado, por isso, as histórias devem ser rápidas e curtas. As histórias são parte do universo infantil, e desde cedo, é possível mostrar imagens, bichinhos e desenhos criativos.
A criança aprenderá a nomear os objetos e começará a se adaptar com o ambiente de leitura e de transmissão de histórias. A criatividade é importante na hora de contar uma história simples, mas que complete o sentido da gravura que o pequenino está vendo. Entre um ano e meio até 3 anos, as histórias infantis devem ser curtas e contar com uma descrição detalhada do enredo.
Ao contar a história, é importante repetir as falas, os personagens, os elementos de causa e ressaltar o humor e o mistério. Também é importante dar preferência para as fábulas, pois ajudam a prender a atenção da criança com as pequenas falas de bichinhos e outros seres. O interesse, especialmente dos bebês, é aguçado por meio de texturas, cores, sons e também pela voz de quem conta a história.
Os livros com texturas, tridimensionais e ilustrados são ótimas escolhas para prender a atenção do leitor mirim. Pop-ups e dobraduras são outros grandes aliados. O gênero não é nenhum segredo: os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato. A segunda fase, na segunda infância (3 a 6 anos) é a fase do “conte outra vez”, pois a criança gosta de ouvir a mesma história várias vezes.
Ela segue gostando de fábulas rápidas, envolvendo mistérios e humor, poucos personagens e muitas gravuras coloridas. Contos de fadas como "O Lobo e os Sete Cabritinhos", "Os Três Porquinhos", "Cachinhos de Ouro" são ideais para essa fase. É bom destacar que o pequeno leitor passa a observar roteiros mais definidos, ou seja, com começo, meio e fim. Outro ponto é que os contos conhecidos nesta etapa costumam ser gravados na memória.
Ademais, as ilustrações seguem sendo indispensáveis, mesmo sem a inclusão de texturas e dobraduras. Dos 6 até cerca de 8 anos, as histórias ganham complexidade, com mais personagens e tramas mais complicadas. Não que as fábulas deixem de ser amadas, mas o leitor começa a preferir enredos com ambientes e realidades mais conhecidos, como escola, casa, sítio, praia, familiares e amigos.
Revistas em quadrinhos e pequenas histórias de aventuras costumam ser bem atrativos. Isso sem falar que histórias com moral ampliam a imaginação, caráter, repertório cultural da criança, bem como desenvolvem seu vocabulário. Até nove anos, é uma fase em que a imaginação vai mais além: os sonhos de criança se desdobram e começa a busca por algo grandioso.
Fantasias e invenções estão na tônica do tipo de história infantil que prende a atenção da criança dessa faixa etária. Por fim, entre nove e 12 anos, as fantasias continuam em alta, mas já se misturam com as histórias reais e de ficção científica. Livros de contos e crônicas devem ser incentivados, além da oportunidade em explorar novos enredos e histórias de viagens, mitologia, lendas e humor.
Vale a pena estimular a conhecer histórias reais de invenção, perpetuadas ao longo dos anos. Os livros com texturas, tridimensionais e ilustrados são ótimas escolhas para prender a atenção do leitor mirim. Pop-ups e dobraduras são outros grandes aliados. O gênero não é nenhum segredo: os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato. Em suma, veja as principais características de cada idade:
Até os 2 anos
– Livros com figuras grandes e cores vibrantes de objetos do dia a dia.
– Livros de plástico ou tecido lavável. Eles devem ter o tamanho adequado para que um bebê os manuseie.
– Livros feitos de materiais que estimulem os sentidos com diferentes texturas e aromas.
– Histórias contadas em frases simples e curtas com figuras que explicativas.
– Textos com rimas são divertidos para que os pais leiam em voz alta.
De 3 a 5 anos
– Ilustrações e fotos coloridas e claras.
– Enredos simples e divertidos. A história deve ser rápida para que o livro possa ser lido de uma vez só.
– Conteúdo com rimas e repetições que estimulem a memória da criança.
– Livros que explorem conceitos básicos como letras, números, formas e cores.
– Personagens centrais da idade da criança ou um pouco mais velhos. Animais divertidos também prenderão a atenção do pequeno leitor.
De 6 a 11 anos
– Texto claro e fácil de ler.
– Páginas coloridas com ilustrações atraentes e fotos que ajudem a identificar o significado de palavras menos comuns.
– Livros que falem de assuntos de interesse específico da criança.
– Livros de experiências, projetos e receitas culinárias simples e bem ilustrados.
– Outros livros dos autores e ilustradores favoritos da criança.
– Histórias que ela gostava de ouvir quando era criança.
– Livros em capítulos que possam ser lidos em várias sessões.
A partir dos 12 anos
– Livros sobre assuntos do interesse do jovem.
– Romances que ajudem o pré-adolescente a lidar com os desafios diários do crescimento através de personagens que vivem experiências similares.
– Livros que apresentam novas experiências e oportunidades.
– Livros de fatos, como o livro dos recordes, de curiosidades e almanaques.
– Biografias, clássicos, folclore, ficção histórica e mitologia.
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