Clima Organizacional
O clima organizacional se relaciona com a percepção que os colaboradores possuem do seu ambiente de trabalho. Esse aspecto da cultura organizacional é de caráter subjetivo, afinal cada pessoa pode avaliar de uma forma diferente o local de trabalho.
O importante de se ter em mente é que o clima organizacional é a reação de um indivíduo à cultura da empresa. Se o indivíduo se adapta com a cultura organizacional, a sua percepção de clima será positiva. Caso contrário, a percepção será negativa.
Um bom clima organizacional significa que os funcionários se sentem satisfeitos com o modo como a empresa funciona, como trata e recompensa os funcionários, como pune quem desvia do comportamento padrão, entre outros. O clima é um reflexo da sensação dos empregados com o seu ambiente de trabalho.
Para fins teóricos, é possível traçar a seguinte diferenciação: não é possível determinar se uma cultura organizacional é boa ou ruim. Ela vai variar de acordo com a situação do mercado, a empresa e os seus objetivos. Portanto uma cultura organizacional muito efetiva num determinado local (por exemplo, no exército) pode não se adaptar a um outro contexto diferente (por exemplo, uma agência de publicidade).
Por outro lado, o clima organizacional pode ser bom ou ruim, afinal ele decorre da reação dos funcionários à cultura da empresa. Esse aspecto é possível de ser verificado, medido e analisado.
Tendo em vista o quanto já foi apresentado ao longo do curso, fica clara a importância de um clima organizacional para uma empresa. É como já foi explicado: apenas o salário não é critério suficiente para a retenção de talentos. Um bom clima organizacional, ou seja, um ambiente em que os funcionários se sintam confortáveis em trabalhar, é um excelente método de manutenção de pessoas.
Diferenciações importantes
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas
Faça o Curso completo grátis!!