Área do Aluno


ou



Clima Organizacional

O clima organizacional se relaciona com a percepção que os colaboradores possuem do seu ambiente de trabalho. Esse aspecto da cultura organizacional é de caráter subjetivo, afinal cada pessoa pode avaliar de uma forma diferente o local de trabalho.

O importante de se ter em mente é que o clima organizacional é a reação de um indivíduo à cultura da empresa. Se o indivíduo se adapta com a cultura organizacional, a sua percepção de clima será positiva. Caso contrário, a percepção será negativa.

Um bom clima organizacional significa que os funcionários se sentem satisfeitos com o modo como a empresa funciona, como trata e recompensa os funcionários, como pune quem desvia do comportamento padrão, entre outros. O clima é um reflexo da sensação dos empregados com o seu ambiente de trabalho.

Para fins teóricos, é possível traçar a seguinte diferenciação: não é possível determinar se uma cultura organizacional é boa ou ruim. Ela vai variar de acordo com a situação do mercado, a empresa e os seus objetivos. Portanto uma cultura organizacional muito efetiva num determinado local (por exemplo, no exército) pode não se adaptar a um outro contexto diferente (por exemplo, uma agência de publicidade).

Por outro lado, o clima organizacional pode ser bom ou ruim, afinal ele decorre da reação dos funcionários à cultura da empresa. Esse aspecto é possível de ser verificado, medido e analisado.

Tendo em vista o quanto já foi apresentado ao longo do curso, fica clara a importância de um clima organizacional para uma empresa. É como já foi explicado: apenas o salário não é critério suficiente para a retenção de talentos. Um bom clima organizacional, ou seja, um ambiente em que os funcionários se sintam confortáveis em trabalhar, é um excelente método de manutenção de pessoas.

Diferenciações importantes

Esse tópico é mais importante para quem planeja fazer algum concurso cuja gestão de pessoas conste no conteúdo programático. É bem comum que as bancas avaliadoras tentem confundir o concursando utilizando o termo “clima psicológico” no lugar do termo “clima organizacional”. 

Pois bem. Se tratam de conceitos diferentes. O clima psicológico se refere muito mais a um indivíduo, aos aspectos afetivos que um determinado trabalhador possui com a empresa. Por outro lado, o clima organizacional busca uma sensação compartilhada dos trabalhadores em relação ao meio de trabalho, uma análise mais pautada no grupo. 

Há ainda mais um conceito que costuma ser utilizado para confundir o concursando: o de satisfação no trabalho. Esse aspecto se relaciona mais com o de clima organizacional, porém ainda possui uma certa carga efetiva, pois possui um caráter avaliativo por parte do indivíduo a respeito das suas condições de trabalho. 


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados