COACHING NO MERCADO DE TRABALHO
Coaching em clima organizacional
O diagnóstico de Clima Organizacional pode ser realizado com questionários, grupos de discussão e entrevistas que permitam avaliar a imagem da empresa e da liderança diante dos colaboradores. E, por que isso é tão importante? Porque o clima organizacional reflete o ambiente de trabalho e nível de relacionamento entre os membros e áreas da empresa.
Determinadas práticas visam facilitar o processo, no intuito de melhorar o ambiente organizacional e, assim, contribuir para o alcance de metas e objetivos. O coaching, como não poderia deixar de ser, está entre elas. A metodologia usa conhecimentos de psicologia comportamental, administração, recursos humanos para atingir metas e objetivos.
Sendo assim, o coaching mune os colaboradores e gestores de conhecimentos, técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano que contribuirão de maneira para criar e manter um clima organizacional propício à alta produtividade. Todas elas podem ser replicadas em diversas situações e contextos.
Benefícios do coaching organizacional
Como vimos, a aplicação do coaching em uma organização não beneficia apenas seus colabores, mas a própria empresa. Entre os tantos benefícios, podemos destacar:
desenvolvimento de visão sistêmica: aprender a ver cada particularidade de um todo. Isso significa maior precisão para identificar os pontos positivos e os pontos de melhoria no seu ambiente de trabalho.
controle emocional: com as técnicas vivenciadas, os colaboradores aprenderão a controlar suas emoções e ser mais assertivo em suas decisões e ações.
comunicação e relacionamento interpessoal: visão sistêmica aliada ao controle emocional tem impactos positivos na comunicação. Afinal, o colaborador saberá o que falar e os meios corretos para se comunicar com cada colega. A comunicação eficaz torna os relacionamentos interpessoais melhores e felizes.
foco e gestão do tempo: as técnicas aplicadas de coaching mostrarão como gerir o tempo com assertividade e eficiência. Uma das vantagens em gerenciar o tempo é ter foco para desempenhar as tarefas e responsabilidades com tranquilidade, sem deixar de lado o descanso e o lazer.
Coaching de lideranças
Entre as inúmeras ferramentas do coaching, existem aquelas que permitem o desenvolvimento de habilidades nos líderes para que eles consigam criar um ambiente adequado de crescimento, comprometimento e motivação nas equipes e organizações. Por isso, torna-se fundamental a aplicação do coaching de liderança.
O coaching para liderança tem a missão de desenvolver no líder as habilidades necessárias para gerenciar de forma assertiva e competente seus colaboradores, gerando um clima organizacional voltado para a apresentação de resultados efetivos, mais rápidos e duradouros.
A liderança eficaz consegue auxiliar seus liderados a atingir novos níveis de autoconhecimento, porque os líderes devem desenvolver as pessoas se querem que elas deem o melhor de si, e tenha uma sincronização adequada de suas missões profissionais com a missão da empresa onde trabalham.
O líder que desenvolveu seu potencial por meio da metodologia coaching, terá algumas peculiaridades em sua atuação, peculiaridades essas que contribuem sobremaneira com o desenvolvimento de um clima organizacional muito melhor. Suas habilidades são:
Grande conhecimento do seu próprio perfil, e como ele impacta positivamente sua equipe. Esse conhecimento é fundamental para um auto aprimoramento permanente enquanto líder;
Possui ferramentas e técnicas que promovem a ampliação da visão de seus colaboradores, o que leva-os a encontrar saídas mais criativas para os problemas e desafios que se apresentam. Essa é uma das mais importantes habilidades de um líder eficaz, pois leva o liderado a sair da zona de conforto, encontrar alternativas e se empenhar para aplicá-las na solução das várias questões que se apresentam diariamente na empresa;
Alta capacidade de influenciar pessoas de forma positiva. Líderes que desenvolvem essa habilidade conseguem elevar, e muito, a performance de seus liderados, trazendo resultados mais rápidos e assertivos para o ambiente organizacional;
Equilíbrio entre os estilos de autoridade e de orientação. Um bom líder não atua sempre da mesma forma, mas adequa e readequa seu estilo, levando em conta as peculiaridades de cada situação, e as características de cada membro de seu time;
Capacidade de motivação permanente. É claro que essa é uma exigência da função de liderança, pois equipes motivadas se engajam com mais profundidade nas tarefas que lhes são apresentadas, e desenvolvem capacidade de resolver os problemas de forma conjunta e rápida.
Com as habilidades e competências acima, o líder leva sua equipe a um maior engajamento no cumprimento de metas e objetivos da empresa. Quando um líder coach passa a atuar no ambiente corporativo, as alterações no clima são claras. Tudo flui de forma mais harmoniosa, rápida, sem desgastes, e com alto nível de motivação.
Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching
Faça o Curso completo grátis!!