Coloração nos cabelos
Como pudemos perceber ao longo deste curso, a utilização de tintas está presente na história dos designs de cabelos desde a antiguidade. Grandes mulheres como Cleópatra e Helena de Tróia utilizavam tonalizantes naturais para destacar ou conferir cor aos cabelos.
Entretanto, apesar de ser uma prática milenar, a procura por mudanças de visual advindas da coloração dos cabelos ainda é altamente procurada nos salões de beleza, sendo inclusive meio de especialização de muitos cabeleireiros. Os anos passaram e novas técnicas foram desenvolvidas para satisfazer os desejos dos clientes e as tendências da moda atual.
Dessa forma, existem diversas técnicas de coloração utilizadas atualmente e neste capítulo, temos como objetivo mostrar um pouco mais desses métodos para você aplicar no seu dia-a-dia.
Colorações temporárias
Consiste na aplicação de tonalizantes de permanência temporária nos fios de cabelo. Neste caso, os pigmentos ficam depositados sobre a cutícula capilar conferindo a coloração diferenciada por tempo limitado.
A exemplo temos a rinsagem, ela é um tipo de tintura aplicada sobre os fios que possui a capacidade de conferir o aspecto acinzentado aos cabelos. Também conhecido como tonalizante de brilho, este tipo de técnica é aplicado durante a lavagem dos fios para retirar a característica amarelada dos fios loiros.
Além deste, também existem ainda as máscaras e os mousses de cor. Eles possuem o mesmo objetivo da rinsagem de conferir uma tonalização diferenciada aos fios. A principal discrepância entre estes produtos e o anterior está no fato deste último ser utilizado para adquirir a coloração esbranquiçada, enquanto os outros produtos podem realizar inclusive a transferência de cores como castanhos ou vermelhos para a cutícula capilar.
Colorações Semipermanentes
Bastante utilizada pelo público masculino, as colorações permanentes têm como principal objetivo camuflar os fios brancos, ou ainda conferir destaque à coloração original das madeixas.
Uma característica importante desses produtos é o tamanho das moléculas que o compõem, sendo suficientemente pequenas para penetrar no cabelo, ainda que grandes o suficiente para não conseguirem atuar como tintura permanente.
Diferente da categoria anterior, esses produtos não são retirados com simples lavagens com água, além disso, a deposição deste composto está localizada no córtex capilar. Entretanto, como eles são facilmente transportados do córtex para a cutícula e vice-versa, após algumas lavagens com shampoo, a pigmentação branca torna a aparecer, revelando a necessidade de retoque nos cabelos.
Além disso, por ter a capacidade de abrir as camadas da cutícula para chegar à próxima estrutura dos fios, esse tipo de produto tem a tendência a causar danos à proteção dos cabelos pela fragilização da própria cutícula. Dessa forma, existe a possibilidade de ressecamento e fragilização dos cabelos após a aplicação desses corantes.
Coloração Permanente
Referem-se as tinturas e técnicas mais utilizadas por cabeleireiros nos salões de beleza. Essas colorações possuem a capacidade de escurecer ou clarear a cor dos cabelos em diferentes tonalidades. Normalmente compostas a base de amônia, este tipo de tintura consegue tonalizar os cabelos a partir da oxidação primária dos fios, realizada pela água oxigenada.
A necessidade de oxidação está ligada ao papel das substâncias intermediárias da tintura de atuarem como corantes apenas depois de oxidadas, produzindo a cor desejada. A atuação da amônia está na abertura da cutícula capilar, possibilitando a passagem do pigmento, que é um derivado da anilina.
Como consequência a estes procedimentos, existe a rigidez capilar, o ressecamento, a necessidade de aplicação de maior força para pentear os cabelos, bem como a diminuição do brilho e da saúde dos fios.
Além disso, como citado anteriormente do capítulo de composição capilar. As raízes dos fios de cabelo não são alcançadas por estes químicos, logo, durante o crescimento dos fios surge a necessidade de retoque da coloração, para alcançar o resultado estético desejado ao seu cliente.
Durante anos, diversas técnicas foram criadas e agregadas como tendência de moda no mundo. A seguir, mostraremos as principais colorações que movimentaram o mercado da beleza nos últimos 20 anos.
- Luzes Loiras: considerado um dos estilos que nunca sai de moda, as luzes loiras foram uma tendência desenvolvida durante o ano de 2010 e que perdurou até os dias de hoje com suas adaptações e novas técnicas. Surgiu com o objetivo de conferir o aspecto de loiro natural, sendo grande tendência entre as mulheres nos seus anos iniciais. Entretanto, com o passar do tempo os homens também foram adquirindo o visual.
A princípio a técnica era realizada utilizando toucas de silicone que possuíam furos com acesso aos cabelos, atualmente, novos métodos já foram desenvolvidos com o objetivo de simplificar e melhorar a coloração aplicada.
- Ombré Hair: consiste na descoloração de parte dos fios, focando nas pontas e no meio do comprimento dos cabelos. O método consiste na conservação da cor natural das raízes, seguindo de um degradê a partir da metade dos fios, ocasionando na cor mais clara das pontas. É possível realizar esta técnica com diferentes tons, dependendo da vontade de cada cliente. Apesar de antiga, a coloração não saiu de moda, permanecendo como uma das mais procuradas nos salões de beleza.
- Morena Iluminada: derivado das luzes, o método morena iluminada consiste na disposição de mechas no cabelo, conferindo ao cliente o efeito de iluminação dos cabelos. Deve ser aplicado de acordo com a cor dos próprios cabelos para conferir um efeito mais natural da coloração. É necessário realizar primeiramente a abertura da coloração dos fios a partir, para então tonalizar de acordo com o tipo de iluminação desejada.
- Cabelos coloridos: apesar de ser um estilo mais alternativo, a busca pelos cabelos coloridos teve um grande aumento nos últimos anos. Atualmente, já é possível visualizar diversos famosos que aderiram ao estilo exótico deste tipo de coloração. A técnica não é muito diferente das outras tonalizações. A depender da cor almejada pelo seu cliente, será necessário primeiramente descolorir os cabelos, para então aplicar a tintura.
Este artigo pertence ao Curso de Cabeleireiro Básico
Faça o Curso completo grátis!!