Como Administrar o Plano de Cargos e Salários
O Plano de Cargos e Salários (PCS) é uma estratégia que visa o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa. Ela determina e sustenta as estruturas de cargos bem como as estruturas de salários dispostas em uma organização. No plano deve constar ainda a descrição das atribuições, das funções e das responsabilidades de cada cargo a fim definir também os seus respectivos níveis de salários.
O plano também possibilita um plano real de carreira para o colaborador e esses são motivados por possíveis promoções, participação de decisões e visualização dos resultados positivos. Em suma, o PCS auxilia na retenção de talentos para mão de obra e organiza as estruturas empresariais.
Por fazer tanto pela empresa, é imprescindível que o Plano de Cargos e Salários seja elaborado com bastante zero e conhecimento. Um plano eficiente envolve:
- Descrição detalhada das políticas de salários;
- Descrição de responsabilidades, competências, funções e requisitos;
- Descrição de atividades em geral;
- Ranqueamento dos cargos empresariais;
- Análise da relação e fatores de equilíbrio interno e externo;
- Adequações e melhorias aos planos de carreira.
Para administrar um bom Plano de Cargos e Salários é só seguir os passos abaixo:
1. Identificar os cargos de cada departamento
Nesse primeiro passo é preciso que o gestor faça o levantamento de todos os cargos que a empresa possui. O levantamento vai possibilitar a próxima ação que é a identificação e, posteriormente, a descrição das atividades. Mas essa identificação deve ser o mais detalhada possível, contendo o nome do cargo em si, o cargo do superior imediato, a descrição das tarefas diárias e periódicas, bem como tempo de experiência e conhecimentos exigidos.
2. Estabeleça a faixa salarial para todos os cargos
Como já citamos, a faixa salarial envolve o conhecimento das responsabilidades e o perfil profissional, técnico e comportamental daquele cargo. Sendo assim, esses são fatores que também estarão presentes na determinação das faixas aos cargos. Nessa fase e com a descrição em mãos, a empresa poderá definir as faixas salariais de cada cargo a partir de uma pesquisa interna, uma pesquisa externa e a decisão em consenso sobre o que seria uma remuneração justa.
3. Trabalhe nos cálculos e verifique quão flexível está a caixa para a possibilidade de aumentos na folha de pagamento
Cada aumento e promoção significa algo para o financeiro. Por isso, faça cálculos sobre impactos no caixa e na equipe. Essa etapa tem teor e relevância similar à fase de definição da faixa salarial. O objetivo do PCS é não comprometer as finanças de forma alguma.
4. Compartilhe o PCS com os colaboradores
Assim como as demais estratégias empresariais, o PCS é uma forma de fazer com que o colaborador cresça dentro da empresa. Por isso, é interessante para eles e para a empresa que o Plano de Cargos e Salários seja divulgado e apresentado para todos. Para potencializar essa fase, o momento da apresentação pode ser usado para sanar dúvidas e engajar os colaboradores.
5. Aplique e fortaleça a política de PCS
A empresa pode consolidar essa política utilizando um documento físico, um documento digital ou qualquer outra ferramenta que detalhe e esclareça o que foi determinado pelo plano. Seja como for, o plano deve estar sempre disponível para facilitar a consulta ágil.
Por fim, como você pôde perceber, a elaboração do PCS não é complicada como parece, especialmente quando se lembra todos os benefícios que ele é capaz de agregar à empresa pensando em melhorias para ela e no crescimento financeiro de todos. Apesar de não ser realmente complicado ele ainda exige muita organização, comprometimento, envolvimento e responsabilidade, sendo assim, ao prepará-lo tenha em mente a importância dele.
Estamos nos aproximando do fim do nosso curso. Antes de encerrar fique bem atento ao último tópico que trabalharemos a seguir!
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Cargos e Salários
Faça o Curso completo grátis!!