Como analisar uma situação de uma empresa?
Se você precisa avaliar o estado de um negócio, procurar oportunidades de crescimento e examinar seus clientes atuais e potenciais, uma análise situacional é uma ótima solução. Esse tipo de análise aprofundada permite examinar o negócio de uma perspectiva interna e externa para identificar todas as oportunidades e ameaças potenciais.
O que é uma análise situacional?
Uma análise situacional é uma coleção de métodos utilizados para analisar os fatores internos e externos em um negócio. Ele permite que você use pesquisas de mercado para avaliar o crescimento projetado, definir seus potenciais clientes, avaliar seus concorrentes e avaliar o estado do seu negócio.
Uma análise situacional envolve o uso de vários métodos diferentes de análise crítica. Aqui estão os passos básicos que você segue para concluir uma análise situacional:
1. Realize uma análise de 5C
A análise 5C significa analisar a companhia, concorrentes, clientes, colaboradores e clima. Esse tipo de análise é benéfica para a análise do ambiente de mercado.
- Companhia
Ao analisar uma empresa que utiliza esse quadro, a questão-chave é identificar uma vantagem competitiva sustentável. Isso pode ser coisas como equidade de marca do desenvolvimento tecnológico.
- Concorrentes
Você pode identificar os principais concorrentes examinando a participação de mercado no setor. No entanto, alguns concorrentes podem operar em vários setores ou aqueles que atendem a um nicho de mercado que difere da sua indústria tradicional. Faça uma lista completa de concorrentes, em seguida, reduza-os depois de realizar mais pesquisas em cada um.
- Clientes
Analisar os clientes é muito importante para obter insights sobre a sua empresa de modo a identificar a forma como a sua marca é percebida em diferentes quesitos: atendimento, qualidade, entrega e outras variáveis. Clientes são fontes de feedback valiosos para o seu negócio.
- Colaboradores
Os colaboradores referem-se às entidades que ajudam uma empresa a oferecer bens e serviços. Isso muitas vezes gira em torno da cadeia de suprimentos de uma organização, incluindo fornecedores, distribuidores, agências e parcerias.
- Clima
O clima — muitas vezes referido como contexto — refere-se às áreas de um negócio onde exerce pouco ou nenhum controle. As mudanças climáticas podem impactar a indústria como um todo, em vez de apenas a empresa. Por essa razão, quaisquer vantagens que ocorram como resultado do clima normalmente não se traduzem em uma vantagem competitiva.
Realize uma análise de Cinco Forças
Para a última fase de sua análise situacional, você usará o Quadro das Cinco Forças para analisar sua concorrência e minimizar quaisquer ameaças potenciais que possam representar para o seu negócio.
Em última análise, o objetivo é comparar e analisar a rentabilidade de uma empresa em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos. Aqui estão os componentes de uma análise de Cinco Forças:
- Avalie os concorrentes
Comece analisando a quantidade de concorrência que sua empresa enfrenta. Avalie o número de concorrentes que estão em sua indústria e como seus produtos e serviços se comparam aos seus.
- Identifique se os produtos substitutos são uma ameaça
Em seguida, avalie como é fácil encontrar alternativas aos seus produtos e se há aspectos de seus produtos que os clientes podem fazer manualmente ou a um custo menor.
- Examine o poder de barganha dos compradores
Depois de examinar a ameaça de produtos substitutos, você precisa determinar quanto poder seus compradores têm. Se você está apenas vendendo produtos, o único poder que eles normalmente têm é na quantidade que eles pedem e se eles personalizam seus produtos. Se você está vendendo um serviço, no entanto, os clientes podem esperar que você negocie.
- Avalie se novos clientes são uma ameaça
Em seguida, considere a ameaça de um novo negócio começando em sua indústria. Identifique se há alguma barreira de entrada que dê à sua organização uma vantagem.
- Avalie o poder de barganha dos fornecedores
Por fim, avalie os fornecedores do seu mercado. Quanto mais fornecedores estiverem disponíveis para você, mais fácil é encontrar uma alternativa se você precisar de um a um custo menor. Examine como a mudança de fornecedores afetaria seus produtos e serviços.
- Ser fácil de entender por alguém fora da empresa
- Concentrar-se nos principais fatores — tanto interna quanto externamente — que impactam seus negócios
- Articular metas de negócios para o futuro
- Dar margem para novas análises
Este artigo pertence ao Curso de Plano de Vendas
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