Como Atender e Reter Clientes Online
Manter os clientes felizes hoje em dia está se tornando muito mais difícil do que antes. No entanto, ter sucesso no mercado competitivo de hoje, fornecer um ótimo atendimento ao cliente é fundamental.
Atendimento ao cliente significa simplesmente alinhar o que você faz com o que seus clientes esperam. Mas à medida que as expectativas dos clientes continuam a crescer, as empresas devem ser capazes de fornecer padrões de serviço aceitáveis. Vasculhamos a internet para identificar essas melhores práticas de atendimento ao cliente que realmente correspondem às expectativas dos clientes.
A fidelização de clientes é uma abordagem global, um conjunto de práticas que visam satisfazer e dar confiança aos clientes para que eles renovem suas ações de compra. Veja também nossos artigos gerais sobre fidelização de clientes e satisfação do cliente.
O mundo da internet é bastante impessoal, a lealdade é um problema significativo para qualquer atividade de vendas online..
A recomendação (comentários, depoimentos, classificações ou sistemas de compartilhamento, por exemplo) tornou-se um vetor essencial para aqueles que desejam desenvolver e reter seus clientes na internet. Muitas redes sociais, como Tripadvisor, Airbnb, ou Facebook, estão seguindo essa tendência.
Mas se as avaliações dos clientes são um excelente recurso para a lealdade online, o fato é que o boca a boca tradicional às vezes é tão útil quanto.
Redução dos custos da gestão do cliente
É a questão central da lealdade. Um cliente leal é um cliente que se tornará independente e rentável. Na internet, a gestão do cliente passa por uma interface (conta do cliente), uma ferramenta essencial que personaliza e simplifica a experiência de compra, e que também permitirá a implantação de ações de fidelização.
O princípio expansivo do carrinho de compras
De acordo com esse princípio, um novo cliente cuja experiência terá sido positiva é um cliente que está destinado a se tornar superior na próxima vez. De fato, a primeira compra online é muitas vezes um teste.
Quais práticas para fidelizar clientes na internet?
Antes de mais nada, lembre-se que qualquer empreendedor deve desenvolver conhecimento suficiente de seus clientes para identificar os métodos de fidelidade mais adequados. Para isso, será necessário realizar pesquisas regulares de satisfação. Aqui está um painel de soluções de marketing para ajudá-lo com seu processo de fidelização de clientes na internet.
1. Considere oferecer benefícios exclusivos
Sejam financeiros ou materiais, pequenas atenções na forma de presentes e vantagens sempre agradarão seus clientes.
Sinta-se livre para deslizar um código promocional, ofertas premium ou entrega gratuita em um e-mail personalizado ou guloseimas em um pacote.
2. Otimize a qualidade de seus serviços
Para satisfazer seus clientes e oferecer-lhes uma experiência de compra inesquecível, será necessário cuidar de cada passo até receber seu pedido.
Por exemplo, para o serviço de entrega, ofereça diferentes tarifas e prazos; cuide de suas remessas em termos de embalagem e proteção do produto.
3. Informe regularmente seus clientes
O boletim informativo é a melhor maneira de manter contato regular com seus clientes. Tenha cuidado, no entanto, para garantir conteúdo emocionante e qualitativo.
Escolha conteúdo curto, relevante e convincente, com informações sobre suas notícias, ofertas promocionais, por exemplo.
4. Construa uma relação de troca real
A melhor maneira de conhecer as expectativas e opiniões de seus clientes é se comunicar diretamente com eles como iguais.
Seu relacionamento com o cliente também passa pela comunidade que você vai animar em torno de sua atividade através de redes sociais em particular.
5. Melhore continuamente a experiência de compra
A interface do cliente, e seu site, em geral, devem evoluir regularmente de acordo com as expectativas, inovações (aplicativos para smartphones, por exemplo) ou mesmo correções (após a detecção de vulnerabilidades de computador). Um site que não evolui é um site destinado a morrer.
Faça seu site evoluir em pequenas etapas, inclusive em termos de design.
6. Envie ofertas de patrocínio
Como vimos, as recomendações são um elemento crucial para sua atividade. O patrocínio é uma maneira simples e eficaz de criar um sistema de recomendação e envolvimento de seus clientes. Incentivar sistematicamente o compartilhamento de conteúdo e criar um módulo de patrocínio que lhe dê o direito a descontos imediatos. Além disso, pense em sistemas de afiliados.
7. Vá para personalização de conteúdo
Nada pior para um cliente do que se sentir como uma simples carteira. Para manter seus clientes na internet, você deve quebrar o anonimato.
Seus clientes querem que nos dirijamos a eles, levando em conta sua própria identidade, seus hábitos e suas expectativas. Use suas informações pessoais em suas comunicações (primeiro nome, aniversário, por exemplo) e mostre que você as conhece melhor do que elas pensam.
8. Diversifique
Lembre-se que você não será capaz de vender suas meias azuis com pontos vermelhos por 20 anos para os mesmos clientes. Esses fundos provavelmente vão querer algo novo.
Mantenha-se a par dos desenvolvimentos de mercado por um lado (a concorrência é acirrada em muitos setores) e as expectativas de seus clientes por outro ...
9. Adapte-se a diferentes mídias digitais
Pense em design responsivo: sua interface de cliente deve ser pesquisada a partir de um computador, bem como de um tablet ou smartphone. De fato, as experiências de compra são agora feitas em vários suportes ao mesmo tempo.
No final, para fidelizar clientes na internet, é necessário conhecê-los corretamente e aperfeiçoar seu conhecimento sobre o mercado. Como em qualquer atividade na internet, será necessário proceder por pequenos ajustes e sucessivos testes para gerar satisfação a longo prazo
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