Como criar Relatórios de Pesquisa e Planilhas
Tanto a pesquisa salarial quanto as planilhas salariais são ferramentas imprescindíveis para o alinhamento do melhor para a organização com as determinações estabelecidas pelo mundo fora dela.
A pesquisa salarial levanta dados e faz uma análise do comportamento do mercado de trabalho no que diz respeito à remuneração. O objetivo é comparar o que é praticado dentro da empresa com o que acontece no ambiente exterior tendo como referência salários e outras verbas da curva do mercado. A partir disso é possível fazer ajustes e melhorias, bem como criar estratégias de remuneração para os cargos da empresa e se destacar no mercado.
A comparação feita por essa ferramenta se torna base para a criação de uma política salarial a ser adotada pela empresa. Semelhantemente, ela se torna suporte para análise do grau de competitividade e parâmetro para o processo de tomada de decisões para o Recursos Humanos.
Vale lembrar que a pesquisa salarial também auxilia a eficácia da retenção de mão de obra nos mais importantes cargos da empresa.
A planilha salarial é uma ferramenta que estrutura e agrupa os diversos cargos da empresa em categorias. Para cada uma dessas categorias ou classes são conferidos faixas salariais que vão estipular quanto o profissional de cada um desses cargos irá receber como remuneração.
Um dos elementos que fundamentam a definição dessa remuneração é o que chamamos de “importância do cargo”. Nesse elemento se valora um cargo para mensurar qual a sua relevância na empresa e a qual categoria ele deve ser direcionado.
O outro elemento é o próprio salário. Esse diz respeito à remuneração ofertada para o colaborador que exerce funções no cargo em questão. Ele é determinado por outros novos fatores que passeiam pela faixa salarial da sua categoria como, por exemplo, o desempenho.
Existem dois tipos mais comuns de planilhas salariais: a tradicional, que respeita um sistema de hierarquia da empresa; e a flexível, que tem um número de faixa menor e, em compensação, maior amplitude de intervalos salariais. Enquanto o primeiro tipo é mais encontrado em empresas convencionais, o tipo flexível é mais frequente em empresas horizontais e/ou menores.
Assim como a pesquisa salarial, a planilha também serve como base para o processo de tomada de decisões que são relacionadas à alteração, reconfiguração ou definição de salários.
Para criar relatórios bem-feitos de pesquisa e planilhas salariais você vai precisar seguir os seguintes passos:
1. Selecione os cargos chefes participantes da sua pesquisa salarial
Os cargos chefes, nesse caso entendidos como a “espinha dorsal”, são a essência da estrutura de cargos da empresa. Por esse motivo, você deve selecioná-los com inteligência e com base também no tempo e na disponibilidade dos participantes.
Mas não se esqueça que esses cargos devem ter certa relevância na estratégia organizacional. Se atente também ao número de colaboradores e suas responsabilidades.
2. Crie um painel das empresas que irão participar da pesquisa
A criação do painel dependerá principalmente do seu mercado para criar as diretrizes necessárias. Por exemplo, a escolha incorreta do mercado irá invalidar as informações levantadas. Sendo assim, considere tudo que puder. Isso inclui o porte da empresa, seu ramo de negócios, a competitividade de mão de obra, em qual região ela está localizada e qual a configuração da sua estrutura empresarial.
3. Contate as empresas e faça o seu convite
Essa é a hora da verdade! A pesquisa só acontecerá realmente se o convite for aceito então deixe claro no momento da solicitação a segurança, a seriedade e o sigilo de todo o processo de pesquisa.
4. Elabore e depois envie os cadernos de coleta
Todo o material da sua pesquisa se concentra nessa etapa. Aqui você deverá coletar as informações relevantes para descrever as exigências e as responsabilidades dos cargos para então fazer a comparação.
Os cadernos de coleta ou formulários de coleta de dados, podem ser enviados por e-mail, por aplicativos de conversa, chatbots ou ferramentas de automação. Certamente isso pode agilizar todo o processo, desde o contato até o envio do caderno e da descrição às empresas.
5. Tabulação de dados
Nessa etapa você vai tabular todas as informações coletadas para assim criar os relatórios gerenciais. O objetivo é realizar uma análise integral do cenário e produzir os resultados para dar lugar a uma política salarial bem constituída e justa.
A tabulação irá destruir os “achismos” que acabam por afetar o financeiro da empresa e a produção dos colaboradores. Para criação do relatório você terá que:
- Definir o objetivo e, de forma resumida, explicar o que você busca com o relatório;
- Especificar o contexto para explicar a necessidade do relatório ao falar sobre o problema que o gerou;
- Relatar o conteúdo que é basicamente a apresentação das informações obtidas relevantes ao objetivo e ao contexto (problema);
- Decidir a forma. Isso é sobre a maneira na qual o relatório será apresentado em termos de estrutura e formatação.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Cargos e Salários
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