COMO DESENHAR LINHAS?
Na verdade, as linhas não existem. O que vemos são apenas as bordas de um objeto. As linhas são de fato criações do homem, usadas para representar e imitar objetos e figuras que ele vê. É um elemento básico da arte, você nunca verá uma única obra sem a aplicação de linhas.
As linhas permitem que os artistas criem espaço e imagem. Existem inúmeros tipos de linhas, que variam em comprimento, largura, valor e de muitas outras maneiras. Quanto à forma, elas podem ser retas, curvas, onduladas, tracejadas, etc.
Linhas mais claras ou escuras dependem da pressão colocada enquanto se desenha. Confira algumas linhas básicas usadas no desenho a lápis.
Linhas planas
Linhas planas, também conhecidas como linhas retas, são úteis para expressar estados emocionais e evocar respostas, fornecendo ilusão aos olhos dos espectadores.
Você pode começar na direção horizontal, vertical ou diagonal, dependendo de como quer que a imagem se pareça.
Geralmente, a abordagem horizontal dá à imagem um olhar mais amplo enquanto a direção vertical oferece uma aparência esguia.
Em termos de emoções, as linhas horizontais invocam serenidade e estabilidade, e as verticais invocam equilíbrio e quietude.
Na verdade, os artistas empregam linhas verticais para refletir força e dignidade com o uso da altura. As linhas diagonais, por outro lado, invocam movimento, inquietação, mudança, instabilidade e variação.
Uma das características marcantes das linhas de contorno é a pureza, que, mesmo sem uso de cor, exibem distintamente a forma e a beleza da imagem.
Seja delineando ou esboçando, o que você segue são apenas as arestas e contornos importantes do objeto que quer desenhar.
Hachuras
Outro tipo de linha frequentemente usada em desenhos animados é a hachura.
Este artigo pertence ao Curso de Desenho a Lápis Básico
Faça o Curso completo grátis!!