Área do Aluno


ou



COMO DESENHAR LINHAS?

Na verdade, as linhas não existem. O que vemos são apenas as bordas de um objeto. As linhas são de fato criações do homem, usadas para representar e imitar objetos e figuras que ele vê. É um elemento básico da arte, você nunca verá uma única obra sem a aplicação de linhas.


As linhas permitem que os artistas criem espaço e imagem. Existem inúmeros tipos de linhas, que variam em comprimento, largura, valor e de muitas outras maneiras. Quanto à forma, elas podem ser retas, curvas, onduladas, tracejadas, etc.


Linhas mais claras ou escuras dependem da pressão colocada enquanto se desenha. Confira algumas linhas básicas usadas no desenho a lápis.


Linhas planas


Linhas planas, também conhecidas como linhas retas, são úteis para expressar estados emocionais e evocar respostas, fornecendo ilusão aos olhos dos espectadores.


Você pode começar na direção horizontal, vertical ou diagonal, dependendo de como quer que a imagem se pareça.


Imagem Interna

Geralmente, a abordagem horizontal dá à imagem um olhar mais amplo enquanto a direção vertical oferece uma aparência esguia.


Em termos de emoções, as linhas horizontais invocam serenidade e estabilidade, e as verticais invocam equilíbrio e quietude.


Na verdade, os artistas empregam linhas verticais para refletir força e dignidade com o uso da altura. As linhas diagonais, por outro lado, invocam movimento, inquietação, mudança, instabilidade e variação.


Linhas acentuadas

As linhas acentuadas colocam certa ênfase ou acento em determinadas partes do desenho por meio de mudanças e variações nas linhas.


Linhas de contorno


Imagem Interna


Uma das características marcantes das linhas de contorno é a pureza, que, mesmo sem uso de cor, exibem distintamente a forma e a beleza da imagem.


Seja delineando ou esboçando, o que você segue são apenas as arestas e contornos importantes do objeto que quer desenhar.


Rabiscos

Imagem Interna

Rabiscar (scribbling) ou esbater (scumble) é compor um desenho com linhas abstratas e aleatórias.


Hachuras



Outro tipo de linha frequentemente usada em desenhos animados é a hachura.


A técnica de sombreamento costuma diferir das linhas usadas para fazer o desenho, mas alguns cartunistas recorrem às hachuras para criar um efeito de sombreamento.


Linhas paralelas entrelaçadas, frequentemente em diferentes densidades, são capazes de criar efeitos de luz e sombras nas imagens.


Outra aplicação das hachuradas é na definição de linhas e texturas no desenho. A maioria dos desenhos de paredes, tecidos e outros materiais têm aplicação de técnicas de hachura.


As hachuradas paralelas fornecem uma imagem plana enquanto as linhas curvas criam uma ilusão de gordura e massa. Assim, dois objetos semelhantes podem ter ilusões diferentes de acordo com o uso de linhas.


Manchas


Criar manchas, ou borrões, é uma técnica de desenho que lida com a mistura adequada. As manchas são fáceis de fazer; você simplesmente desenha um objeto e começa a sombrear como desejar, misturando-o adequadamente com um de lenço, algodão ou papel-toalha.


Pontilhismo


Imagem Interna

Pontilhismo, também conhecido como divisionismo ou pontilhado, é uma técnica que agrupa pontos para criar uma imagem, ou preenche uma imagem com pontos.


Em geral, quanto mais perto você posiciona os pontos, mais escura ficará a parte desenhada. Os pontilhistas fazem o inverso, desenhando o primeiro plano antes de preencher o interior.


O pontilhismo é uma forma de arte muito lenta, por consequência, preencher uma imagem pode ser muito monótono.





Este artigo pertence ao Curso de Desenho a Lápis Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados