Área do Aluno


ou



Como Economizar Combustível Durante as Corridas

Sabemos que a cada dia que se passa, os preços dos combustíveis estão cada vez mais em alta. O que gera a necessidade de ter uma maior economia para os motoristas de transporte durante as suas corridas.

Sendo assim, neste tópico, você vai aprender algumas dicas de como economizar combustível e evitar gastos exacerbados durante as suas atividades profissionais. Confira a seguir:

Deixe sempre o seu carro com a manutenção em dia

Fazer a manutenção do seu veículo no tempo adequado é o primeiro passo para evitar dores de cabeça durante as suas corridas e, também, economizar combustível. Isto porque, peças defeituosas ou quebradas podem gerar um maior consumo de combustível pois elas farão com que o motor e outras partes do carro funcionem com mais dificuldade.

Os pneus devem estar sempre cheios e calibrados

Quando estão murchos e descalibrados, os pneus geram um maior atrito com o chão, favorecendo para um grande esforço por parte do motor. Desse modo, os pneus do seu veículo devem estar sempre calibrados e cheios.

No caso dos motoristas de aplicativos, o mais indicado é que seja feita a verificação dos pneus todo mês. Dando preferência para que a checagem seja realizada com os pneus frios.

Evite mudanças bruscas de velocidade

Embora que exista o fato de os trânsitos das grandes cidades serem muito intensos e, em vários momentos, ser necessário acelerar e frear várias vezes porque é muito comum ter que parar e andar a todo instante (principalmente em horários de picos); manter uma velocidade constante sempre que possível também é uma ação necessária para evitar gastos excessivos de combustível.

Não deixe o carro no ponto morto

Apesar de ainda ser um hábito muito comum entre diversos motoristas, essa prática deve ser rigorosamente evitada por questões de segurança. Isto porque, se o carro estiver desengatado e sem o auxílio do freio-motor, o sistema de freio ficará mais sobrecarregado e pode falhar.

Sendo assim, o mais indicado é que você deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo que você não acelere.

Evite acelerar com o veículo parado no farol

Quando você estiver parado no farol, não acelere pois essa é uma ação completamente desnecessária e contribui para o consumo excessivo de combustível. Além disso, outra prática que também pode te ajudar a economizar combustível é sempre estar bem atento aos faróis e, ao perceber que o tráfego vai parar, desacelere o seu carro aos poucos antes de frear.

Acontece que quando o veículo está engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica manda menos combustível para o motor. Sendo uma ação excelente para não gerar gastos desnecessários de combustível.

Mantenha sempre o seu carro balanceado e alinhado

O correto balanceamento e alinhamento do veículo também são outros fatores fundamentais para a economia no consumo de combustível. Visto que, rodas desalinhadas favorecem para uma dificuldade maior para o carro se locomover. Com isso, além de gerar um consumo excessivo de combustível, isso também aumenta o risco de acidentes no trânsito.

Utilize o ar condicionado somente quando necessário

O uso do ar condicionado faz parte de uma das ações que devem ser utilizadas para gerar um maior conforto para os seus passageiros. No entanto, para ter uma maior economia de combustível, utilize o ar condicionado somente durante as corridas. Quando você estiver sozinho dentro do veículo, dê preferência para deixar os vidros abertos.

Troque de marcha sempre que necessário

Cada carro tem o seu mecanismo para indicar qual é a melhor hora para trocar de marcha. Desse modo, ao fazer isso, você contribui para o melhor desempenho do seu veículo e, também, para a economia de combustível.

Esteja sempre de olho aos filtros e velas

Todo motorista sabe que tanto a manutenção corretiva, quanto a manutenção preventiva do veículo, ajudam para que o carro fique mais econômico e desempenhe de forma mais eficiente. Contudo, alguns componentes merecem uma atenção ainda maior se você quiser gastar menos combustível. São eles: as velas e os filtros.

Isto porque, as velas são responsáveis pela ignição da mistura do combustível com o ar, ação que faz o motor do veículo funcionar. Desse modo, quando as velas estão muito gastas ou defeituosas, a queima de combustível fica alterada, o que afeta diretamente no seu consumo.

Já os filtros de combustível, de óleo e de ar, quando não são trocados no tempo adequado, fazem com que o motor trabalhe mais do que o necessário, gerando um maior consumo de combustível. Por isso, esteja sempre atento para esses componentes no seu carro.

O que é mais econômico? Álcool ou gasolina?

Quando falamos de economia de combustível, a primeira pergunta que surge na cabeça de muitos motoristas é: mas qual é o combustível mais econômico para abastecer o meu carro? Álcool ou gasolina?

E a resposta é que depende! Apesar do álcool ser mais barato do que a gasolina, ele possui um tempo de durabilidade menor. Sendo assim, é necessário fazer um cálculo bem básico para saber qual deles apresenta um melhor custo-benefício no momento atual.

Isto porque, o combustível está constantemente sofrendo alterações em seus preços. Logo, a resposta se dará a partir dos valores atuais da sua cidade.

Para fazer este cálculo é possível descobrir se o álcool está mais vantajoso do que a gasolina, basta dividir o preço atual do litro do álcool pelo o preço atual do litro da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, significa que, neste momento, o álcool possui o maior custo-benefício. Mas, se o resultado for maior que 0,7, é melhor abastecer o seu veículo com a gasolina.

Por exemplo, vamos supor que na sua cidade atualmente o preço do litro do álcool está custando R$: 5,50 e o preço do litro da gasolina está custando R$: 7,00. Então, esse cálculo ficaria assim:

  • 5,50 / 7,00 = 0,785 – portanto, de acordo com este cálculo, a gasolina está sendo mais vantajosa nesse período.

No entanto, além de realizar esse cálculo, é muito importante também que você observe como é o desempenho do seu carro com cada um desses combustíveis. Visto que, caso o momento atual indique que é melhor abastecer o seu veículo com álcool, mas ele performe melhor com a gasolina. Neste caso, é melhor abastecer com a gasolina. E o mesmo funciona para o álcool.



Este artigo pertence ao Curso de Motorista de Aplicativo

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados