Como elaborar um Planejamento Estratégico
Toda meta a ser alcançada precisa ser bem definida e bem detalhada. Para elaborar um planejamento estratégico que apresente bons resultados, é necessário criar um cronograma e detalhamento das ações que se pretende praticar:
1. Análise Swot: para fazer essa análise, é importante reunir todas as pessoas de cargos gerenciais da empresa, para poder compreender a realidade de cada setor que constitui a empresa como um todo. Apenas através desta análise é que se pode identificar por exemplo, problemas pontuais de apenas alguns setores.
Outra forma de se obter respostas, é perguntado aos clientes. O atendimento pós venda tem crescido exponencialmente nos últimos anos, as empresas querem saber qual a opinião dos clientes sobre ela, porque de fato, essas opiniões fazem toda a diferença, para saber se estão no caminho certo, e em quais aspectos melhorar.
Autoconhecimento não é imprescindível apenas para os colaboradores, é também para as empresas. E este processo deve ser feito por todas as partes que a constituem.
2. Filosofia da empresa: algumas empresas já iniciam suas atividades com a missão, visão e os valores definidos, por já entenderem que são importantes para o crescimento empresarial. No entanto, algumas empresas crescem do nada, começam como um trabalho freelancer e acabam se tornando grandes empreendimentos.
Nestes casos, é comum não se dedicar tempo para desenvolver estes pontos, pois geralmente essas empresas crescem rápido, a ponto de todos os esforços serem voltados para a produtividade.
Caso você venha a trabalhar em uma empresa dentro destas condições, é essencial dedicar um tempo para o desenvolvimento desses itens, pois eles permitem visualizar com clareza quais os propósitos da empresa, muitas vezes ainda nem pensados.
Além disso, vale sempre ressaltar que, é importante transmitir essas informações a todos os colaboradores. Muitas empresas tem a prática de apresentar a missão, visão e valores no momento dos programas de integração dos novos colaboradores.
Esta também é uma forma do funcionário buscar sua identificação com a empresa, e ver se seus objetivos e valores estão alinhados.
3. Criação de metas: a definição de metas requer um planejamento detalhado, uma descrição aprofundada do que se espera, e como esta será colocada em prática.
Além disso, é preciso desenvolver formas de medir, ou seja, indicadores de RH que vão identificar o nível de crescimento e alcance das metas estabelecidas. É preciso estar sempre em constante monitoramento destes indicadores.
Mais uma vez, é importante permitir que todos saibam quais são as metas, os caminhos escolhidos para atingi-la, e em qual nível se encontram atualmente.
Uma empresa que trabalha focada no aumento da produtividade, por exemplo, pode adotar métodos mensais de premiação quando as metas são atingidas, isso mostra aos colaboradores o caminho que estão percorrendo, as conquistas e também, o caminho que ainda falta percorrer.
4. Plano de ação: com todos os parâmetros de avaliação definidos, é hora de criar então, os projetos que trarão os verdadeiros resultados. São as formas práticas pelas quais se pretende chegar aos objetivos.
É importante nesta etapa detalhar itens como, data de início, datas de avaliações periódicas, e data para avaliação final. Quem serão os responsáveis por estes projetos e todo o acompanhamento, e a aplicação das avaliações para medir os níveis dos indicadores.
Para traçar um bom plano de ação é preciso ainda, definir o que é prioridade, não dá para querer mudar toda a empresa de uma única vez, é preciso definir a ordem em que as mudanças vão ocorrer, e quais delas precisam ser feitas com maior urgência.
5. Controle: após a aplicação dos planos estratégicos, é necessário controlar os resultados.
Um exemplo são os treinamentos, normalmente ao final, são aplicadas avaliações para saber qual o nível de satisfação dos participantes. Esta é uma forma de controlar os resultados dos treinamentos aplicados.
Reuniões setoriais frequentes devem ser feitas para avaliar seus resultados, assim como reuniões gerais para avaliar os resultados gerais da empresa. Tais reuniões servem para garantir que os resultados são os esperados, e caso não sejam, definir então novas estratégias que promovam a mudança necessária.
Após a conclusão e o alcance das metas estabelecidas, é necessário redefinir o swot, identificar quais itens merecem atenção, e qual o novo caminho que se seguirá, para assim, manter a empresa em constante evolução.
Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH
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