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Como escolher o local ideal para as atividades da organização

A localização das instalações é o processo de determinação de um local geográfico para as operações de uma empresa. Os gestores de organizações de serviços e de manufatura devem pesar muitos fatores ao avaliar a conveniência de um determinado local, incluindo proximidade com clientes e fornecedores, custos de mão-de-obra e custos de transporte.

As condições de localização são complexas e cada uma compreende uma característica diferente de uma natureza tangível (ou seja, taxas de frete, custos de produção) e não tangível (ou seja, confiabilidade, segurança de frequência, qualidade).

As condições de localização são difíceis de medir. Fatores tangíveis baseados em custos, como salários e custos de produtos, podem ser quantificados precisamente no que torna os locais melhores em comparação. Por outro lado, características não tangíveis, que se referem a características como confiabilidade, disponibilidade e segurança, só podem ser medidas ao longo de uma escala ordinal ou mesmo nominal.

Outras características não tangíveis, como a porcentagem de empregados sindicalizados, também podem ser mensuradas. Resumindo, esses recursos não tangíveis são muito importantes para as decisões de localização de negócios.

É apropriado dividir os fatores, que influenciam a localização da planta ou a localização da instalação com base na natureza da organização como:

  • Fatores locais gerais, que incluem fatores controláveis e incontroláveis para todos os tipos de organizações.
  • Fatores locais específicos necessários para as organizações de fabricação e serviços.

Os fatores de localização podem ser ainda divididos em duas categorias: fatores dominantes são aqueles derivados de prioridades competitivas (custo, qualidade, tempo e flexibilidade) e têm um impacto particularmente forte nas vendas ou custos. Fatores secundários também são importantes, mas a gestão pode minimizar ou até mesmo ignorar alguns deles se outros fatores forem mais importantes.

A seguir estão os fatores gerais necessários para a localização da planta no caso de todos os tipos de organizações.

Fatores gerais controláveis

Proximidade com mercados:

Espera-se que toda empresa atenda os clientes fornecendo bens e serviços no momento necessário e a preços razoáveis as organizações podem optar por localizar instalações próximas ao mercado ou longe do mercado, dependendo do produto. Quando os compradores do produto estão concentrados, é aconselhável localizar as instalações próximas ao mercado. Localizar mais perto do mercado é preferido se:

  • Os produtos são delicados e suscetíveis a estragos.
  • Após, os serviços de vendas são prontamente necessários com muita frequência.
  • O custo do transporte é alto e aumenta significativamente o custo.
  • A vida útil do produto é baixa.

A proximidade com o mercado garante uma oferta consistente de mercadorias aos clientes e reduz o custo de transporte.

Fornecimento de matéria-prima:

É essencial que a organização obtenha matéria-prima em qualidades e tempo certos para ter uma produção ininterrupta. Esse fator torna-se muito importante se os materiais forem perecíveis e o custo do transporte for muito alto.

As diretrizes gerais sugeridas pela Yaseen sobre os efeitos das matérias-primas na localização da planta são:

Quando uma única matéria-prima é usada sem perda de peso, localize a planta na fonte da matéria-prima, no mercado ou em qualquer ponto entre elas.

Quando a matéria-prima de perda de peso for exigida, localize a planta na fonte da matéria-prima. Quando a matéria-prima estiver universalmente disponível, localize-se perto da área de mercado.

Se as matérias-primas forem processadas a partir de diversos locais, a planta poderá ser situada de modo a minimizar os custos totais de transporte.

A proximidade com a matéria-prima é importante no caso de indústrias como açúcar, cimento, juta e algodão têxtil.

Facilidades de transporte:

Instalações de transporte rápido garantem o fornecimento oportuno de matérias-primas para a empresa e bens acabados para os clientes. A instalação de transporte é um pré-requisito para a localização da usina. Existem cinco modos básicos de transporte físico: ar, estrada, ferrovia, água e tubulação.

As mercadorias destinadas principalmente às exportações demandam um local próximo ao porto ou ao aeroporto de grande porte. A escolha do método de transporte e, portanto, a localização dependerá de custos relativos, conveniência e adequação. Assim, o custo de transporte para o valor agregado é um dos critérios para a localização da planta.

Disponibilidade de infraestrutura:

As instalações básicas de infraestrutura, como energia, água e disposição de resíduos etc., tornam-se os fatores proeminentes na decisão da localização. Certos tipos de indústrias têm fome de energia, por exemplo, alumínio e aço e devem estar localizadas perto da usina ou local onde a fonte de alimentação ininterrupta é garantida ao longo do ano.

A não disponibilidade de energia pode se tornar um problema de sobrevivência para essas indústrias. Indústrias de processos como papel, químico, cimento, etc., requerem contínua. O fornecimento de água em grande quantidade e boa qualidade, e o teor mineral de água torna-se um fator importante. Uma instalação de descarte de resíduos para indústrias de processos é um fator importante, que influencia a localização da planta.

Mão-de-obra e salários:

O problema de garantir o número adequado de mão-de-obra e com habilidades específicas é um fator a ser considerado tanto no nível territorial quanto no nível comunitário durante a localização da planta. A importação de mão-de-obra geralmente é cara e envolve problemas administrativos.

A história das relações de trabalho em uma comunidade em potencial deve ser estudada. A comunidade em potencial deve ser estudada. A produtividade do trabalho também é um fator importante a ser considerado. Padrão salarial predominante, custo de vida e relação industrial e poder de barganha das formas dos sindicatos em considerações importantes.

Economias externas de escala:

Economias externas de escala podem ser descritas como economias de urbanização e localização de escala. Refere-se às vantagens de uma empresa ao montar operações em uma cidade grande, enquanto a segunda refere-se ao "assentamento" entre outras empresas de indústrias relacionadas.

No caso das economias de urbanização, as empresas derivam da localização em cidades maiores e não em cidades menores em busca de ter acesso a um grande pool de mão-de-obra, instalações de transporte e também para aumentar os mercados para a venda de os produtos e ter acesso a uma gama muito maior de serviços empresariais.

As economias de escala no setor manufatureiro evoluíram ao longo do tempo e aumentaram principalmente a concorrência devido às instalações de produção e à redução dos custos de produção como resultado da redução dos custos de transporte e logística.

Isso levou a distritos fabris onde muitas empresas de indústrias relacionadas estão localizadas mais ou menos na mesma área. Como as grandes corporações perceberam que os estoques e armazéns se tornaram um fator de custo importante, eles tentaram reduzir os custos de estoque lançando o sistema de produção "Just in Time" (o chamado Sistema Kanban). Este sistema de produção de alta eficiência foi um dos principais fatores na indústria automobilística japonesa por ser tão bem-sucedido.

Bem a tempo garante obter peças de reposição de fornecedores dentro de apenas algumas horas após o pedido. Para atender a esses critérios as corporações devem estar localizadas na mesma área aumentando o mercado e serviço para grandes corporações.

Capital:

Olhando para o capital como condição de localização, é importante distinguir a fisiologia do capital fixo em edifícios e equipamentos de capital financeiro. Os custos de capital fixo como custos de construção e construção variam de região para região. Mas, por outro lado, os edifícios também podem ser alugados e as plantas existentes podem ser expandidas.

O capital financeiro é altamente móvel e não influencia muito as decisões. Por exemplo, grandes corporações multinacionais como a Coca-Cola operam em muitos países diferentes e podem levantar capital onde as taxas de juros são mais baixas e as condições são mais adequadas.

O capital se torna um fator principal quando se trata de capital de risco. Nesse caso, empresas jovens e de alta tecnologia crescem rapidamente (ou não) que geralmente não têm muitos ativos fixos. Essas empresas precisam particularmente de acesso ao capital financeiro e também a funcionários qualificados.

Fatores gerais incontroláveis

Política governamental:

As políticas dos governos estaduais e dos órgãos locais sobre leis trabalhistas, códigos de construção, segurança, etc., são os fatores que exigem atenção. Para ter um crescimento regional equilibrado das indústrias, os governos central e estadual do nosso país oferecem o pacote de incentivos aos empreendedores em locais específicos.

O pacote de incentivos pode ser na forma de isenção de direitos fiscais e de consumo por um período específico, empréstimo de instituições financeiras, subsídio em tarifas de energia elétrica e subsídio de investimento. Alguns desses incentivos podem tentar localizar a planta para aproveitar essas instalações oferecidas.

Condições climáticas:

A geologia da área precisa ser considerada juntamente com as condições climáticas (umidade, temperatura). Os climas influenciam muito a eficiência e o comportamento humanos. Algumas indústrias exigem condições climáticas específicas, por exemplo, a fábrica têxtil exigirá umidade.

Apoiando indústrias e serviços:

Agora um dia a organização manufatureira não fará todos os componentes e peças por si só e subcontrata o trabalho aos fornecedores. Assim, a fonte de fornecimento de peças componentes será um dos fatores que influenciam a localização.

Os diversos serviços como comunicações, serviços de consultoria profissional de serviços bancários e outros serviços de amenidades civis desempenham um papel vital na seleção de um local.7

Atitudes comunitárias e trabalhistas:

A atitude comunitária em relação ao trabalho e às indústrias em potencial pode fazer toda diferença para a indústria. As atitudes comunitárias em relação ao apoio às atividades sindicais são critérios importantes. A localização das instalações em local específico não é desejável, embora todos os fatores sejam favoráveis devido à atitude trabalhista em relação à gestão, o que traz muitas vezes as greves e bloqueios.

Infraestrutura comunitária e comodidade:

Todas as atividades de fabricação exigem acesso a uma infraestrutura comunitária, mais notavelmente capital econômico, como estradas, ferrovias, instalações portuárias, linhas de energia e instalações de serviços e capital social, como escolas, universidades e hospitais.

Esses fatores também são necessários para serem considerados por decisões de localização, uma vez que a infraestrutura é extremamente cara para construir e para a maioria das atividades de fabricação o estoque existente de infraestrutura fornece restrições físicas às possibilidades de localização.

Fatores locais específicos para a organização de fabricação

Fatores que dominam as decisões de localização para novas fábricas podem ser amplamente classificados em seis grupos. Eles estão listados na ordem de importância da seguinte forma.

    • Clima de trabalho favorável
    • Proximidade com mercados
    • Qualidade de vida
    • Proximidade com fornecedores e recursos
    • Serviços públicos, impostos e custos imobiliários
    Clima de trabalho favorável:

    Um clima de trabalho favorável pode ser o fator mais importante nas decisões de localização para empresas intensivas em mão-de-obra em indústrias como têxteis, móveis e eletrônicos de consumo. O clima de trabalho inclui taxas salariais, requisitos de treinamento, atitudes em relação ao trabalho, produtividade dos trabalhadores e força sindical. Muitos executivos consideram os sindicatos fracos ou a baixa probabilidade de organização sindical como uma vantagem distinta.

    Proximidade com mercados:

    Depois de determinar onde a demanda por bens e serviços é maior, a administração deve selecionar um local para a instalação que suprirá essa demanda. Localizar perto de mercados é particularmente importante quando as mercadorias finais são volumosas ou pesadas e as taxas de transporte de saída são altas. Por exemplo, fabricantes de produtos como tubos plásticos e metais pesados enfatizam a proximidade com os mercados.

    Qualidade de vida:

    Boas escolas, instalações recreativas, eventos culturais e um estilo de vida atraente contribuem para a qualidade de vida. Esse fator é relativamente sem importância por si só, mas pode fazer a diferença nas decisões de localização.

    Proximidade com fornecedores e recursos:

    Em muitas empresas, as plantas fornecem peças para outras instalações ou dependem de outras facilidades para gestão e suporte de pessoal. Estes exigem coordenação e comunicação frequentes, o que pode se tornar mais difícil à medida que a distância aumenta.

    Serviços públicos, impostos e custos imobiliários:

    Outros fatores importantes que podem surgir incluem custos de serviços públicos (telefone, energia e água), impostos locais e estaduais, incentivos financeiros oferecidos pelos governos locais ou estaduais, custos de realocação e custos de terra.

    Fatores secundários 

    Outros fatores a serem considerados, incluindo espaço para expansão, custos de construção, acessibilidade a múltiplos modos de transporte, o custo de embaralhar pessoas e materiais entre plantas, a concorrência de outras empresas para a força de trabalho, atitudes comunitárias e muitos outros. Para operações globais, as empresas estão enfatizando as habilidades e a educação dos funcionários locais e a infraestrutura local.

    Fatores locais específicos para a organização do serviço

    Fatores dominantes

    Os fatores considerados para os fabricantes também são aplicados aos prestadores de serviços, com um importante acréscimo no impacto da localização nas vendas e na satisfação do cliente. Os clientes geralmente olham para o quão perto é uma instalação de serviço, especialmente se o processo requer um contato considerável com o cliente.

    Proximidade com clientes

    A localização é um fator-chave para determinar o quão convenientemente os clientes podem realizar negócios com uma empresa. Por exemplo, poucas pessoas gostariam de ir à lavanderia ou supermercado localizados remotamente, se outra for mais conveniente. Assim, a influência da localização sobre as receitas tende a ser o fator dominante.

    Custos de transporte e proximidade com mercados

    Para operações de armazenagem e distribuição, os custos de transporte e a proximidade com os mercados são extremamente importantes. Com um armazém nas proximidades, muitas empresas podem manter o estoque mais próximo do cliente, reduzindo assim o tempo de entrega e promovendo vendas.

    Localização dos concorrentes

    Uma complicação na estimativa do potencial de vendas em diferentes locais é o impacto dos concorrentes. A administração não deve apenas considerar a localização atual dos concorrentes, mas também tentar antecipar a reação à nova localização da empresa. Evitar áreas onde os concorrentes já estão bem estabelecidos.

    No entanto, em algumas indústrias, como showrooms de vendas de carros novos e redes de fast-food, localizar concorrentes próximos é realmente vantajoso. A estratégia é criar uma massa crítica, pela qual várias empresas concorrentes agrupadas em um local atraem mais clientes do que o número total que faria compras nas mesmas lojas em locais espalhados. Reconhecendo esse efeito, algumas empresas usam um follow – a estratégia líder ao selecionar novos sites.

    Varejistas

    também devem considerar o nível de atividade do varejo, densidade residencial, fluxo de tráfego e visibilidade do local. A atividade de varejo na área é importante, pois os compradores muitas vezes decidem por impulso de ir às compras ou comer em um restaurante.

    Os fluxos de tráfego e a visibilidade são importantes porque os clientes das empresas chegam em carros. A visibilidade envolve distância da rua e tamanho de prédios e placas próximas. A alta densidade residencial garante negócios noturnos e de fim de semana quando a população da área se encaixa nas prioridades competitivas da empresa e no segmento de mercado-alvo.


    Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção

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