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Como Funciona o Trabalho do Assistente Social

O trabalho do profissional de serviço social, também chamado por “Assistente social” tem foco exclusivo na integração e reintegração do indivíduo na sociedade e nas ações que permeiam o coletivo. Esse profissional atua ativamente na busca e execução de mecanismos para combater a desigualdade social, além de acompanhar, analisar e apresentar projetos de melhorias para as condições de vida de cada indivíduo, independente da idade, cor, raça, gênero e sexualidade.

O profissional do serviço social pode atuar em diversos campos, possibilitando-o um desenvolvimento em atividades em instituições públicas, privadas ou não-governamentais. Algumas dessas áreas que o assistente social pode atuar e você pode aprender sobre cada uma delas, são:


Atuação no campo Educacional

O profissional do serviço social pode atuar na área da educação e realizar atividades nesse setor educacional ou em outro que campo sócio-ocupacional, onde tem atividades regulamentadas pelos direitos, deveres e princípios presentes no Código de Ética Profissional (CEP), do ano de 1993 mediante a Lei nº 8.662/93 que regulamenta a profissão do assistente social.

A instituição “escola” é um ambiente social para educação que possui o objetivo de desenvolver o indivíduo por meio de metodologias e didáticas utilizadas para viabilizar o processo do ouvir, absorver, aprender e desenvolver de cada estudante, além de permitir que cada um deles possuam experiências coletivas dentro desse ambiente escolar.

O assistente social possui uma importância significativa para a educação, visto que possui acessos e possibilidades de contribuição no exercício pleno do direito à educação que todo ser humano possui. O profissional pode realizar essa contribuição por meio de ações que permitam o acesso e permanência do indivíduo na instituição, além de trabalhar as relações interpessoais e em grupo de cada um, proporcionando através do conhecimento que possui, uma qualidade nos serviços oferecidos pelo sistema educacional, buscando as melhorias necessários para um atendimento pleno. O assistente social também deve considerar as diversas oportunidades de intervenção nas políticas educacionais, onde pode, com devida amplitude do campo da educação, passar por exercícios que exijam sua autonomia profissional, execução plena de sua competência profissional crítica e propor ações importantes para o campo que atua.

No setor educacional existem políticas públicas indispensáveis na contemporaneidade, mas passíveis de melhorias e complementos. Entretanto, de acordo com Simone Lessa:


“a educação influencia e é influenciada pela produção e reprodução das relações sociais, sendo objetivada nas vidas humanas. (...) assim, na educação supõe-se o desenvolvimento do indivíduo como ser coletivo”. Lessa (2013)

Já para Eliana Martins, a política educacional e a assistência social possuem articulações fundamentais para o desenvolvimento de projetos sociais que envolvam familiares, com intuito de efetivar ações em conjunto para obter resultados melhores na qualidade de vida de cada indivíduo.

“A inserção do serviço social na política de educação está ligada à trajetória histórica da profissão (...) podendo contribuir para a necessária articulação da educação pública, de qualidade e como direito social.” (Martins, 2012, p. 225). “Essa articulação contribui para o avanço da inserção desse profissional no cenário educacional, mas, sobretudo, da prerrogativa que abarca as prevenções do risco social, numa lógica de proteção social”. (Dentz, 2015)


Educação e problemáticas sociais

Diariamente as instituições são postas em desafios que exigem a produção de conhecimento e soluções a todo o tempo, e a escola é uma das principais instituições sociais que deve trabalhar todas as questões educacionais dentro do âmbito social do estudante, isto é, a inúmeras questões sociais que permeia a vida de cada um deles.

Todavia, para que isso seja realizado de forma eficiente, a instituição deve conhecer a realidade de cada estudante, para que possua soluções que reduzam a distância entre a instituição e a família, ambas responsáveis pelo desenvolvimento desse ser na sociedade.

O ambiente escolar é onde o aluno precisa encontrar as oportunidades de resgatar seus valores sociais, além de orientar cada um para a sociedade, pois, é por meio da escola que a família é inserida em todo contexto educacional, fortalecendo assim os vínculos sociais e familiares. Dessa forma, a escola exerce um papel político e contribui no desenvolvimento do senso e pensamento crítico do estudante mediante a realidade que está inserido socialmente, além de fazê-lo compreender a realidade sociocultural e econômica que está presente, proporcionando maior vínculo com a família nos processos pedagógicos.

Com isso, o serviço social se insere no âmbito escolar, contribuindo com ações transformadoras no campo educacional, além de propor práticas que formam a cidadania, emancipam o indivíduo e os incluem na sociedade, tendo assim as oportunidades de orientá-los para uma consciência de empoderamento e transformador da própria história.

De outro modo, o profissional do serviço social também pode atuar dentro de equipes interdisciplinares e em áreas onde podem expor diferentes conhecimentos e formações profissionais, assim permite uma cooperação de visão ampla de todos os contextos e problemáticas sociais, oferecendo ideias práticas e válidas para resgatar ou executar a integridade de cada indivíduo.

Segundo Amaro (1997), a interdisciplinaridade dentro das questões escolares pode ser representada nos estágios de superação do pensar, fragmentando-o e disciplinando-o para obter resultados que complementam de forma íntegra entre as áreas do saber.

Pode-se compreender o ambiente escolar como o espaço diário desses estudantes e suas famílias, onde pode se originar algumas expressões de algumas questões sociais, por exemplo, a fome, o desemprego, habitação perigosa, abusos sexuais, trabalho infantil, drogas, desnutrição, extrema pobreza, abandono, negligências familiares e demais desigualdades e exclusões sociais que pode permeiar cada indivíduo, tanto em sua singularidade quanto no coletivo. Dessa forma, a presença do assistente social pode ser justificada na educação por meio das demandas emergentes que provém dessas problemáticas sociais, onde ele é inserido para atender e solucionar de alguma forma todos esses problemas.

O assistente social também atua no âmbito escolar dentro da área de educação inclusiva, onde irá buscar resoluções para problemáticas especificamente desse setor, isto é, para PCDs (pessoas com deficiência) ou algum transtorno que o faça necessitar de um cuidado especial.

Dentro desse setor, alguns documentos e declarações podem direcionar o assistente social, por exemplo:

  • Norteadores internacional

   - ONU (1948) na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    - ONU (1994) na Declaração de Salamanca- Espanha.

    - Definição de discriminação na Convenção da Guatemala.

  • Norteadores nacional

    - Constituição Federal Brasileira (1988), instruções presentes no Art. 208, III, VII, Art. 227, II.

    - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)- Lei nº 8.069/90.

    - Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência- Decreto nº 3.298/99.

    - Ministério da Educação na Portaria nº 1679/99.

    - Critérios para a promoção de acessibilidade- Lei nº 10.098/00.

    - Plano Nacional de Educação- Lei nº 10.721/01.

    - Convenção Internacional para Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Pessoa com Deficiência - Decreto nº 2.956/01. 

    - CNE- Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica - Resolução de nº 02/01. 

   - Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na Portaria nº 555/07. 

   - Compromisso de Todos pela Educação- Decreto nº 6.094/07. 
O assistente social pode atuar na modalidade de apoio, que são basicamente as estratégias e ferramentas que irão promover os interesses e capacidades das pessoas, além das oportunidades de acesso às informações, relações, serviços e bens que possuem e vivem. Essas modalidades de apoio podem ser classificadas em duas categorias que são: 

Serviços especializados

Esses serviços são de origem pedagógica ou terapêutica que são oferecidos fora do contexto comum de ensino, além de possui o objetivo de substituir alguns serviços educacionais regulares. Nisso pode-se incluir as iniciativas promovidas pelo Estado ou por organizações não-governamentais. Podem fazer parte desses serviços: escola especial, classe especial, classes hospitalares e atendimento pedagógico à domicílio.


Serviços de apoio pedagógico especializado

Nesse âmbito pedagógico, o contexto escolar regular deve atender às debilidades educacionais especiais dos estudantes que estão inseridos na categoria. Assim, cabe destaque para serviços como: centro de atendimento especializado, sala de recurso, profissionais intérpretes das deficiências que precisam desses profissionais, professores de apoio definitivo para as áreas de deficiência neuromotoras, das classes comuns e de itinerância. 

Para que haja uma educação inclusiva, é necessário que os profissionais da área acreditem, busquem, incentivem e executem Políticas Públicas Educacionais, visando a escola como um dos protagonistas para formação cidadã de cada indivíduo. Ademais, a cidadania é assegurada através da flexibilidade necessárias dentro dos currículos profissionais, visto que para determinados grupos, as práticas curriculares devem buscar e efetivar a diversidade. 

O assistente social precisa ter o foco em desenvolver medidas efetivas para construir um processo social influente e não apenas com foco na valorização de unidades educacionais. Isto é, ele deve ter um envolvimento em todo o processos de captação do conhecimento, possibilitando um crescimento cultural e assim, permitindo que os indivíduos participantes possuam uma direção política e cultural assertiva, assim irá revolucionar-se por meio das forças sociais e contra as diferentes maneiras de alienação e submissão nesse setor. 

O assistente social deve trabalhar em um vínculo construído entre a profissão e as classes sociais, pois através disso poderá pensar e agir dentro das problemáticas que cercam esse setor. Visto que a missão de educação está presente no projeto ético-político do serviço social e isso tem o intuito de contribuir nas relações pedagógicas estabelecidas entre o profissional e o usuário de seu serviço, haverá determinado favorecimento de um grande número de indivíduos que estão conectados por meio de uma visão e entendimento crítico sobre a realidade social e buscam obter recursos instituições para que consigam construir projetos estratégicos e práticos. 

Por outra instância, é necessário ressaltar que apenas o Serviço Social dentro do ambiente escolar não resolve as inúmeras problemáticas e conflitos que existem, tão pouco substitui a necessidade de um profissional educador. A atuação do assistente social é exclusivamente em sentido interdisciplinar e que pode servir como uma orientação dos autores escolares durante o processo de resolução das problemáticas sociais onde a escola não sabe exatamente como resolver. 

O assistente social executa uma função que tem um fim educativo de apresentar propostas que irão revolucionar ideias, instigar debates sobre diferentes assuntos e buscar trabalhar as relações interpessoais e coletivas. Dessa forma, ele pode atuar como interventor ou mediador das informações, com consciência e linguagem de uma relação social, de acordo com a perspectiva de Martinelli, 1998, além de estar de frente com as mudanças sociais que são necessárias, podendo executar trabalhos articulados e operados para intervir em equipes para encontrar uma integralidade coletiva e humana, com uma participação genuína do conhecimento e saber. 

O serviço social atua em campo escolar de modo como propositor de ações interventoras e não apenas como soluções, isto é, ele pode prever determinados problemas e agir de modo que evite ou esteja muito passos à frente deles. Assim compreenderá que as políticas sociais de educação são muito necessárias e que precisam assegurar os direitos sociais, aumentando o conceito educacional na contemporaneidade. De outro modo, a execução do serviço social e âmbito escolar pode ter também outras atribuições, como: 

  • Aperfeiçoar ou corrigir a convivência conjunta entre a família, escola e aluno.
  • Proporcionar canais para processos decisórios na escola.
  • Assegurar um aprendizado de todo processo democrático.
  • Fornecer e envolver ações coletivas.
  • Propor pesquisas para estudos sobre as situações sociais de cada estudantes.
  • Ter ação ativa na formação profissional de novos assistentes sociais, além de disponibilizar um campo de estágio adequado para as exigências do perfil desse profissional (MARTINS, 1999, p.70). 

Com essas perspectivas, percebe-se que o serviço social no setor educacional é fundamental para a formação escolar do indivíduo, visto que o profissional dentro desse setor deve administrar os possíveis problemas sociais dessa área. Além disso, é perceptível que o assistente social é essencial para o desempenho do indivíduo nessa área e em toda a comunidade escolar e social, com intuito principal no sucesso do estudante em todo seu convívio social. 

O profissional dessa área no setor da educação também contribui para as políticas educacionais, além de se mostrar importante para a formação do indivíduo em sua construção social de forma justa.



Este artigo pertence ao Curso de Serviço Social Básico

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