Como identificar potenciais problemas - Gestão de cargos e salários

Confira a seguir algumas problemáticas e soluções para potenciais problemas de desempenho, de comunicação e de estrutura de cargo:

• Conferir à administração salarial: Uma boa administração salarial reflete na organização da estrutura de cargos. Essa administração inclui a verificação do número adequado de colaboradores e a certificação da satisfação dos colaboradores.
  • Prática salarial inconsistente: Nesses casos a curva salarial vai mostrar uma diferença bem notória entre o perfil dos cargos operacionais e os cargos de gerência. Em casos assim é possível que haja mais colaboradores do que o necessário, insatisfação por parte deles e mais gastos em comparação a outras empresas do mesmo ramo.
  • Má administração salarial: A eficiência da administração salarial não é medida pelo valor do salário. Às vezes, mesmo com a política salarial corrigida é possível reconhecer problemas de gestão. Em casos assim é preciso uma revisão da filosofia de gestão.
  • Quadro de colaboradores sem qualificação: Os problemas dessa deficiência ficam ainda mais visíveis quando há um grande número de não qualificados em vários setores. Isso pode ser consequência de más decisões admissionais ou definições inadequadas de salário para as funções.
  • Má conduta da gerência: É caracterizada por situações em que alguns gerentes decidem tirar proveito de situações na empresa para conseguir mais prestígio ou remuneração.
  • Falta de engajamento, pouca motivação e insatisfação: A insatisfação não é um mal apenas para quem a sente. A empresa perde muito quando precisa lidar com o trabalho de colaboradores infelizes e desmotivados. Não precisa de muito para saber que se trabalha mais e melhor quando há engajamento.
  • Comunicação de baixa qualidade: Isso pode ser fruto da desarmonia salarial como as distâncias maiores entre salários, e uma desestruturação organizacional.

De modo geral, todas essas disfuncionalidades podem melhorar com investimento na administração salarial da empresa. E como deve acontecer em qualquer ambiente com quaisquer deficiências, é preciso primeiro identificar a primeira causa do problema, levantar as suas opções e as possíveis soluções.

Essas são só disfuncionalidades, mas elas podem estar atreladas a problemas como falta de critérios, falta de conhecimentos profissionais e técnicos, falta de vivência profissional que fundamente o exercício de algumas funções ou técnicas para desenvolver a política salarial.

Mas uma coisa é certa: seja qual for a problemática, ela pode ser resolvida com as instruções ministradas neste curso, com o auxílio de profissionais especializados e com muita paciência e tato para descomplicar as distorções existentes.

Experimente as oportunidades e aproveite tudo que puder colher delas.

Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Cargos e Salários