Área do Aluno


ou



Como Manter a Conservação do Carro por Bastante Tempo

Ao fazer as manutenções periódicas do seu veículo, é muito importante que você realize algumas medidas protetivas em seu dia a dia para que o carro fique conservado por muito mais tempo e não gere danos precoces.

Dito isso, alguns cuidados são extremamente necessários para a prevenção de problemas em seu automóvel, o que irá te proporcionar mais tranquilidade e segurança na sua rotina de trabalho.

Portanto, saiba a seguir o que você deve fazer para manter a conservação do seu carro por um tempo prolongado:

Proteja a pintura

Um dos primeiros passos para gerar uma boa conservação do seu veículo é fazer uma proteção para a pintura. Isto porque, essa é uma das primeiras coisas que os seus passageiros irão observar antes de entrar em seu carro.

Desse modo, fatores como pintura gasta ou presença de excesso de arranhões, afeta negativamente a estética do seu automóvel. Além de poder gerar avaliações ruins nos aplicativos de transporte. Principalmente se você deseja realizar corridas mais sofisticadas e luxuosas.

Sendo assim, é recomendado que você sempre esteja atento para alguns elementos externos que podem causar manchas e danos na pintura do seu carro, tais como: poeiras, insetos, dejetos de pássaros e raios solares.

Com isso, proteja o seu carro tanto por meio de um local coberto, onde ele possa passar a noite e o dia em que não for utilizado, quanto com uma aplicação de cera automotiva, que pode ser realizada de duas a três vezes por semana, a fim de tornar a pintura do seu veículo mais resistente a avarias.

Além disso, se você mora e/ou deseja fazer as suas corridas pelas regiões litorâneas do seu estado, o ideal é que você esteja sempre jogando água na carroceria para remover os resíduos de sal. Um elemento que é considerado o maior responsável pelo processo de oxidação dos veículos.

Tenha sempre uma boa rotina de limpeza

Um carro sujo e mal cuidado, além de fazer com que você tenha avaliações ruins nos aplicativos de transporte, também pode afetar a sua conversação. Isto porque, a falta de uma higienização no tempo adequado pode gerar muitas manchas no estofado do automóvel e causar acúmulos de sujeiras, microrganismos e ácaros.

Portanto, não subestime o poder de uma rotina de limpeza e esteja sempre atento para deixar o seu carro cheiroso, limpo e com um ar bem agradável. Desse modo, o ideal é que você faça limpezas rotineiras a cada 4 dias ou semanalmente. Já para limpezas mais profundas, o recomendado é que seja feita a cada 15 dias ou 1 vez por mês.

Dirija com cautela

Além de ser fundamental para a sua segurança e a dos seus passageiros, dirigir com cautela e toda atenção faz com que você não exija mais do que o necessário do seu carro. O que o tornará bem conservado por muito mais tempo e mais resistente para danos.

Nunca se esqueça da troca dos filtros e fluidos

Se você quer que o seu carro fique conservado por bastante tempo, preste muita atenção! Não deixe de trocar os fluidos e filtros do seu veículo no tempo certo. Pois, isso será fundamental para prevenir problemas e prejuízos precoces.

Além disso, ao fazer essas trocas no momento ideal, certamente você gastará menos. Já que vimos no tópico anterior que, quando essas partes ficam defeituosas, o motor é mais exigido e gera maior consumo de combustível.

Por isso, trocar os seus fluidos e filtros, sempre que necessário, é indispensável para conservar o veículo e garantir uma vida longa para o motor do seu carro.

Esteja sempre atento para a manutenção do motor

Acontece que a cada 30 mil quilômetros rodados, é fundamental que você faça uma manutenção preventiva para checar a regulagem do motor do seu carro. Com isso, será verificado como se encontra o estado atual de algumas peças, tais como: bicos injetores, velas e filtros.

Em suma, caso seja encontrado algum dano, o problema poderá ser revertido o quanto antes, evitando gastos maiores no futuro.

Troque o óleo quando necessário

Sabemos que o óleo do motor é um dos maiores responsáveis pelo bom funcionamento de um veículo. Visto que, ele funciona permitindo que as engrenagens realizadas trabalhem sem que as peças se desgastem.

Portanto, quando o nível do óleo está inferior ao que é adequado, além das peças ficarem gastas com muito mais facilidade. Ao ser queimado, ele se torna uma graxa, o que pode acarretar na vida útil do motor.

Sendo assim, é muito importante que você faça a troca do óleo sempre que necessário para evitar esses contratempos. Geralmente, o ideal é que o óleo seja trocado a cada 5 mil km rodados. No entanto, os carros mais atuais vêm demandando uma frequência menor de 10 mil km ou a cada 12 meses.

Faça uma checagem periódica dos pneus

Além de ajudar a economizar combustível, quando os pneus estão em situações adequadas, eles também afetam a conservação do veículo. Com isso, não esqueça de fazer as checagens periódicas tanto dos pneus, quanto do estepe do seu carro.

Dessa maneira, observe se há bolhas, como está a pressão desses itens e se existem desgastes que estão os tornando irregulares na banda de rodagem. Além disso, se você notar qualquer inconformidade, como: sensação de que o veículo está tencionando para um lado e vibrações no volante, procure uma assistência técnica o quanto antes.

Cuidado com os freios

Lembre que os freios são partes do carro que estão inteiramente ligados à sua segurança e de todos os seus passageiros. Por isso, é muito importante que você tenha o máximo de cuidado com essas peças para que elas fiquem bem conservadas e não gerem problemas, que podem até ser fatais.

Desse modo, evite aceleramentos e paradas bruscas. Além também de ficar longe do hábito de fazer descidas no ponto morto. Pois, essas ações levam ao desgaste precoce do sistema de freios e os deixam conservados por menos tempo.

Não deixe o carro parado por muito tempo quando decidir tirar férias e folgas prolongadas

Um carro não foi feito para ficar parado por muito tempo e, diferente do que muitas pessoas acreditam, quanto menos ele é utilizado, mais desgaste ele apresenta. Com isso, mesmo nos dias ou meses em que você decidir tirar férias ou fazer uma folga prolongada, deixe o seu veículo ligado por, no mínimo, 1 minuto a cada dois dias.

Além disso, deixar os cabos da bateria desligados também faz muita diferença e ajuda a manter a conservação do sistema elétrico durante esses dias em que você não estiver utilizando o seu carro.

Tenha uma atenção máxima para evitar pancadas na lataria

Claro que algumas pancadas podem acontecer e nenhum motorista está imune para essas ocorrências. No entanto, é muito importante que você esteja sempre atento no trânsito para evitar pancadas graves e algumas avarias que podem comprometer a estrutura e conservação do seu carro.

Isto porque, diferente dos arranhões e amassados leves (que são fáceis de serem revertidos), às pancadas e avarias mais graves necessitam de uma avaliação mais profunda e, consequentemente, gastos financeiros maiores. O que pode afetar diretamente o seu fluxo de trabalho.

Esteja sempre atento para a presença de ruídos

Um costume muito frequente em grande parte dos motoristas, é não dar a atenção adequada para os primeiros ruídos que surgem em seus veículos. Desse modo, comumente, é esperado que a situação piore para que seja feita a averiguação e resolução do problema.

No entanto, o que poderia ser mais econômico e simples se caso a situação fosse resolvida desde o início, se torna em um gasto maior e um trabalho mais difícil de ser feito. Contudo, caso você observe que o seu carro está apresentando certos tipos de ruídos, leve-o para a assistência técnica de sua confiança o quanto antes.

Faça o polimento do seu carro periodicamente

Mesmo que o seu carro seja limpo e higienizado frequentemente, é comum que, ao longo do tempo, ele vá perdendo brilho por causa da exposição constante ao sol forte. Além disso, algumas partículas do ambiente associadas à velocidade do carro podem gerar alguns arranhões e avarias na lataria.

Sendo assim, a realização do polimento, de forma periódica, ajuda a devolver o brilho e corrigir os arranhões superficiais da carroceria do seu automóvel. Logo, essas ações tornarão o seu veículo sempre chamativo, favorecendo para que os seus passageiros se sintam super confortáveis e satisfeitos durante as suas corridas.



Este artigo pertence ao Curso de Motorista de Aplicativo

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados