Como marcar consultas? - Básico de Estética Corporal
A principal tarefa de uma recepcionista de salão é atender os telefonemas e agendar os compromissos. Os serviços de um salão geralmente são agendados com antecedência e por telefone. Isso exige uma ação rápida, habilidades de organização, comportamento positivo.
- A maioria dos salões utiliza cópias impressas, como registros, para registrar os atendimentos.
- Alguns podem usar métodos técnicos como um banco de dados de computador.
- Os computadores são um método mais rápido para agendar uma consulta, mas em caso de avaria técnica, isso pode representar um problema.
- Assim, os salões preferem manter uma cópia impressa que pode ser acessado sem problemas de falha ou exclusão de dados.
- Registros anteriores também são necessários para conhecer o histórico de um cliente.
- A recepcionista do salão deve falar educadamente e de maneira amigável.
- A primeira coisa a ser feita é uma saudação feliz.
- Eles devem ser pacientes e corteses com todos os tipos de clientes em todas as circunstâncias.
- Eles têm que ouvir atentamente e entender a exigência do cliente.
- Eles devem tentar desenvolver um relacionamento positivo com o cliente.
Agendando uma consulta
Passo 1: A primeira coisa a ser observada é o nome do cliente e detalhes de contato, seguido do serviço ou tratamento necessário, hora e data da consulta, nome da pessoa que presta o serviço.
Passo 2: Anote os detalhes com precisão e rapidez em um meio adequado.
Passo 3: Agende as reservas após estimar os horários dos serviços.
Passo 3: Recusar educadamente os horários se os slots solicitados não estiverem disponíveis e oferecer a solução mais próxima possível, tendo em mente a necessidade e preferência do cliente.
Diretrizes
• Cumprimente os clientes e peça-lhes educadamente para se sentarem.
• Atribua o estilista ou prestador de serviço ao cliente ou auxiliá-lo na área designada.
• Se houver atraso, ofereça água ou chá/café.
• Certifique-se de que o salão ou área de espera esteja organizado e tenha revistas para ajudar os clientes a passar o tempo.
• Tente acomodar hóspedes especiais ou não agendados em consulta com o pessoal.
• Informar os clientes sobre instalações organizacionais, serviços, preços e layout, conforme necessário.
• Responda aos e-mails de acordo com o protocolo organizacional.
• Nunca divulgue qualquer informação sobre um cliente para qualquer pessoa não autorizada ou outros clientes.
• Peça desculpas a um cliente em caso de reserva errada, atraso no serviço ou qualquer outro erro que o deixe irritado. Tente acalmá-los, ofereça e providencie uma retificação, se possível.
• Passar mensagens para um cliente.
• Faça a manutenção da tela e ajude um cliente, se solicitado.
Atender o telefone
As opiniões de um salão podem ser formadas pela técnica telefônica do operador e os clientes podem ser perdidos pelo mau atendimento telefônico. Portanto, é importante que você use boas técnicas de telefone para fornecer um alto padrão de atendimento ao cliente.
Falar ao telefone é um pouco diferente de se comunicar com uma pessoa cara a cara. No telefone você pode ouvir (tom de voz, entonação, volume), mas não pode ver (expressões faciais, gestos, língua).
A comunicação por telefone é de aproximadamente 25% de palavras e 75% de tom ou da forma como as palavras são ditas. Portanto, quando você estiver se comunicando ao telefone, precisará compensar o que não pode ver.
Quando você está falando ao telefone:
- Fale claramente
- Fale diretamente no bocal
- Se você estiver sentado, não caia, sua postura pode afetar sua voz
- Seja eficiente, mas amigável e sorria
Algumas das dificuldades de comunicação por telefone são:
- Não ver a outra pessoa.
- Ruído – em segundo plano ou na linha.
- Distrações – alguém tentando atrair sua atenção enquanto você está ao telefone.
- Linguagem - enunciação pobre ou sotaque desconhecido.
Formas de reduzir essas dificuldades:
- Ouça ativamente.
- Vire as costas para qualquer distração.
- Mantenha o ruído ao seu redor no mínimo.
- Concentre-se apenas no telefonema.
- Fale claramente.
- Verifique a compreensão.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Estética Corporal
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