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COMO MONTAR UMA BRINQUEDOTECA?

As Brinquedotecas devem demonstrar o perfil de sua comunidade ou contexto sociocultural onde encontra-se instalada, para cultivar e ofertar aprendizagens a todos com formação mais humanizada e integral. Conforme a necessidade, é possível criar diferentes bibliotecas. Em escolas e creches, por exemplo, a finalidade deve ser pedagógica. Em comunidades ou bairros, estimulam as relações de vizinhança. As terapêuticas, por sua vez, auxiliam no tratamento de crianças portadoras de deficiências físicas e mentais, muitas vezes criando brinquedos adaptados. Nos hospitais, amenizam o sofrimento das crianças internadas. 


Nas universidades, as brinquedotecas servem como espaço de pesquisa sobre o comportamento infantil, testando novos brinquedos e brincadeiras. As circulantes atendem às crianças de periferias, através de ônibus, caminhonetes, etc. Nas clínicas psicológicas, auxiliam no tratamento de crianças com problemas comportamentais. Em bibliotecas e centros culturais, estes espaços funcionam principalmente como espaço de incentivo à leitura. As brinquedotecas temporárias criam espaços de lazer e diversão em shopping centers e grandes lojas. Por fim, a brinquedoteca montada em casa reúne brinquedos e ajuda no aprendizado sobre organização e responsabilidade. 


O fato de uma brinquedoteca ser bem equipada, disponibilizar de muitos brinquedos que agrade as crianças, não é o bastante para garantir bons resultados nas brincadeiras e tão pouco assegurar a orientação das famílias. Sendo assim, é importante que se tenha uma equipe preparada, que traga consigo conhecimentos teóricos e que saiba trabalhar com o lúdico, ser animado, ter domínio com os jogos e as brincadeiras, e ser bastante claro em relação ao seu papel com as crianças no contexto da brinquedoteca. Estes requisitos irão garantir uma orientação eficaz e segura aos pais e as crianças. 


  • Etapas para formação da brinquedoteca


O projeto é algo fundamental quando se deseja construir qualquer coisa, seja uma casa, um carro. Ao montar o projeto da brinquedoteca é importante pesquisar sobre a região onde se deseja implantá-la, além de colher informações sobre a comunidade da qual provavelmente integrará. Importante também procurar informações sobre outras instituições que possam se interessar pelos serviços da futura brinquedoteca ou se tornarem colaboradores. Antes de colocar em prática o projeto, não se pode esquecer também de delimitar quais são os objetivos que se deseja atingir, o que se espera da brinquedoteca, a que público deverá atingir, quais são as necessidades reais desse público.


Quando se tratar de brinquedotecas que venham a prestar um serviço específico, é importante relatar suas funções pedagógicas, o atendimento terapêutico, pesquisa e avaliação de brinquedos, etc. Após os procedimentos mencionados anteriormente, mostra-se a importância de saber quantos serão os frequentadores da brinquedoteca, e quem serão eles. As informações colhidas sobre a população da região e os objetivos serão úteis nessa fase da implantação da brinquedoteca. 


Embora esteja em fase de projeto, é fundamental possuir uma estimativa ao menos aproximada da quantidade de pessoas que se deseja atender, para que o trabalho seja facilitado no momento de definir horários, tipo de atendimento, seleção da equipe, espaço, equipamento e custos. Através dessas informações as chances de se prestar um serviço que se adequa perfeitamente às reais necessidades do público a ser atingido serão bem maiores, além disso, servirão como orientação para a programação das atividades, consequentemente será a garantia de um bom atendimento. 


Estrutura exigida


Entende-se por estrutura o modo como o imóvel está planejado fisicamente, toda composição que determina a aparência do ambiente, como o pé- direito (altura do pavimento ao teto), a disposição dos cômodos e da iluminação. A área mínima necessária para uma Brinquedoteca é de aproximadamente 50m², sendo necessários para o atendimento, dois brinquedistas e um responsável pela recepção e pelo estabelecimento em geral, que pode ser o proprietário.


É possível usar o espaço da Brinquedoteca como espaço do controle administrativo inicial. O balcão de atendimento pode ser projetado para funcionar como escritório, entretanto, recomenda-se ter um escritório geral, onde serão realizadas a contabilidade da empresa, a administração, etc. A área pode ser dividida em cantos destinados a atividades diferentes, como por exemplo, canto da fantasia, canto da música, canto do videogame, e etc.


A instalação precisa ser segura, sem degraus, além disso, ser arejada e bem planejada para permitir livre circulação das crianças. Também é importante que a decoração seja criativa e lúdica, optando por cores alegres e por outros recursos de decoração que cumpram este papel. Os acessórios precisam ser adequados para as crianças, como por exemplo, tintas atóxicas, móveis sem quinas e etc.. 


A Brinquedoteca também deverá contar com banheiros internos, feminino e masculino apropriado para crianças. O espaço deve ter uma configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação, espaços livres onde as crianças possam correr, brincar, e construir “casinhas”, “cabanas”, “lojas”, “castelos”, por exemplo. Uma decoração interna alegre e divertida, com temas de personagens infantis, pode criar uma atmosfera lúdica ao ambiente e encantar as crianças.


Organização do espaço da brinquedoteca


O ideal é que o espaço seja o mais livre possível, o que indica poucos móveis para que a criança tenha espaço para brincar. Neste sentido, é importante adquirir móveis funcionais, como baús e cestos para guardar brinquedos de forma que a criança organize o espaço da maneira rápida e fácil. As prateleiras também são interessantes para expor brinquedos e objetos variados, os quais funcionarão como decoração e como estímulo.


As mais altas, por exemplo, podem guardar objetos menos usados, enquanto as baixas podem ser acessadas diretamente pelas crianças. Lembre-se de que as crianças precisam ter onde se sentar, logo, é importante que o espaço tenha pufes e tapetes coloridos de borracha. Quanto às mesas, devem ser baixas e de cantos arredondados. 


Na organização do espaço, um ponto importante pensar nas cores e composição de elementos. As primeiras devem estimular os sentidos e dar vida ao ambiente. No que toca aos elementos, linhas horizontais estimulam a calma, enquanto as verticais estimulam a ação. Combinando ambas, é possível criar o equilíbrio perfeito para a decoração. 


Abaixo, segue uma lista sugerida de móveis que podem ser adquiridos para a brinquedoteca: 

  • Mesa Parisiense com 2 cadeiras

  • Toca 3 em 1 com bolinhas

  • Mesa com 1 cadeira de personagens infantis 

  • Estante baú com tampo colorido

  • Cama decorada 

  • Cadeira Parisiense com 2 unidades

  • Mini mesinha com assento embutido

  • Cercadinho quadrado

  • Cômoda e escrivaninha com motivos de desenhos animados 

  • Poltrona dobrável

  • Organizador infantil colorido 

  • Baús com personagens infantis 

  • Prateleiras de cores neutras 


Existem duas formas de organizar o espaço para permitir o acesso das crianças aos brinquedos: através de empréstimos, para brincar em casa, ou então, a oferta de instalações para brincadeiras in loco. Entre os possíveis espaços para organização de uma biblioteca, podem ser separados “cantos” para diferentes atividades, como: 


1. Canto do "Faz de Conta": espaço com mobílias e utensílios domésticos; canto do supermercado; camarim com fantasias, chapéus, espelhos, fantasias, para representação de diversos papéis, entre outros brinquedos infantis miniaturizados.


2. Canto da "Leitura": diversos tipos de livros para atender às todas as faixas etárias e estimular o hábito e gosto pela leitura. 


3. Canto das "Invenções ou Criação ou Sucatoteca": uso de materiais recicláveis ou objetos diversos para inventar, construir e recriar coisas e brinquedos.


4. Canto do Teatro ou do Fantoche: criação e construção de histórias e fantoches, com painéis e palcos para encenações.


5. Canto da Oficina: para construção e restauração de brinquedos, entre outros.


6. Mesa Coletiva: espaço utilizado para jogos coletivos.


7. Canto do Mural de Recados: para comunicações ao usuário, com notícias, avisos, normas, entre outros.


8. Canto do Playground: local composto de brinquedos de parquinho infantil seja de fibra, plástico resistente ou metal.


9. Cantos dos tapetes e colchões: espaço com tapetes grandes ao chão para brincadeiras, rolamentos, movimentos acrobáticos, entre outros.


10. Canto do Cinema: local com televisão e DVD, com almofadas, tapetes e sofás para as crianças apreciarem filmes diversos, e atender as diversas faixas etárias. 


11. Canto da Pintura e Desenhos: disponibilizar a criança materiais às pinturas e desenhos como: pincéis, telas, papéis, cartolinas, sulfites, entre outros.


Algumas Brinquedotecas ainda contêm espaços geminados, ambiente externo com gramado, bacias de água, piscininhas para brincar com barcos de papel ou de plástico, mangueiras, plantas, caixa de areia, e objetos específicos para ser manuseados no local. O ambiente deve ser criativo, colorido, expressivo, alegre, onde emana-se afetividade e magia. A autonomia das crianças deve ser estimulada constantemente, com independência na execução e escolha de seu brinquedo e brincadeira.


Para registro dos visitantes ou de empréstimos, adota-se o Livro Tombo, com registro dos usuários, das informações sobre o brinquedo, sua numeração de identificação. A segurança do local, tanto para as pessoas como para os equipamentos, brinquedos e demais materiais. Se as condições para exposição e armazenamento dos brinquedos e materiais são adequadas. Se a iluminação e a ventilação são adequadas.


Se há banheiros em condições satisfatórias. Se não existem goteiras, umidade excessiva, animais nocivos à saúde, ou qualquer outro tipo de problema que possa vir a prejudicar as pessoas ou bens da brinquedoteca. Se existem pontos de água e luz suficientes. Eles são aconselháveis tanto para o desenvolvimento de atividades da oficina e de algumas brincadeiras, como também para higiene pessoal, limpeza de brinquedos e do local.


Não se pode esquecer também da área externa de uma brinquedoteca, que apesar de não ser um requisito obrigatório, deve ser considerada como um auxílio importante, para que atividades externas possam ser realizadas, como jogar, correr, pular, até mesmo para brincadeiras relacionadas ao meio ambiente. Ao planejar o local onde será instalada a brinquedoteca, é relevante lembrar como dividir esse espaço, isso varia muito de acordo com o tipo de brinquedoteca, mesmo porque existem aquelas onde somente emprestam brinquedos sem área para recreação, existem também aquelas que emprestam os brinquedos e possuem a área de recreação, e ainda existem aquelas como, por exemplo, a brinquedoteca hospitalar a qual existe apenas um local em que são armazenados os brinquedos e o espaço para a brincadeira se torna até mesmo o quarto do paciente. 


Em uma brinquedoteca, devem existir áreas para: 

  • Armazenamento e/ou exposição dos brinquedos e jogos para o uso no local. 

  • Armazenamento e/ou exposição de dos brinquedos e jogos para serem levados para casa (empréstimo). 

  • Atividades e brincadeiras internas. 

  • Atividades e brincadeiras ao ar livre. 

  • Atividades da oficina (exposição dos trabalhos e recuperação de brinquedos). 

  • Atividades de leitura, história, música, dança. 

  • Atendimento especial (crianças, jovens ou pais). 

  • Trabalho e reuniões da equipe. 

  • Atendimento ao público (inscrições, informações, etc.). 

  • Biblioteca (publicações, vídeos, gravações, etc.). 

  • Arquivo de material administrativo. 

  • Limpeza e/ou assepsia dos brinquedos.


Recursos materiais


Recursos materiais são entendidos como mobiliário, espelhos, brinquedos, livros, lápis, papéis, tintas, pincéis, tesouras, cola, massa de modelar, argila, jogos os mais diversos, blocos para construções, material de sucata, roupas e panos para brincar, etc. Devem ter presença obrigatória nas instituições de educação infantil de forma cuidadosamente planejada. Os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são meios que auxiliam a ação das crianças. 


Se de um lado, possuem qualidades físicas que permitem a construção de um conhecimento mais direto e baseado na experiência imediata, por outro lado, possuem qualidades outras que serão conhecidas apenas pela intervenção dos adultos ou de parceiros mais experientes. As crianças exploram os objetos, conhecem suas propriedades e funções e, além disso, transformam-nos nas suas brincadeiras, atribuindo-lhes novos significados.


Os brinquedos constituem-se, entre outros, em objetos privilegiados da educação das crianças. São objetos que dão suporte ao brincar e podem ser das mais diversas origens materiais, formas, texturas, tamanho e cor. Podem ser comprados ou fabricados pelos professores e pelas próprias crianças; podem também ter vida curta, quando inventados e confeccionados pelas crianças em determinada brincadeira e durar várias gerações, quando transmitidos de pai para filho. 


Nessa perspectiva, as instituições devem integrá-los ao acervo de materiais existentes nas salas, prevendo critérios de escolha, seleção e aquisição de acordo com a faixa etária atendida e os diferentes projetos desenvolvidos na instituição.


Acessibilidade dos materiais


Outro ponto importante a ser ressaltado diz respeito à disposição e organização dos materiais, uma vez que isso pode ser decisivo no uso que as crianças venham a fazer deles. Os brinquedos e demais materiais precisam estar dispostos de forma acessível às crianças, permitindo seu uso autônomo, sua visibilidade, bem como uma organização que possibilite identificar os critérios de ordenação.


É preciso que, em todas as salas, exista mobiliário adequado ao tamanho das crianças para que estas disponham permanentemente de materiais para seu uso espontâneo ou em atividades dirigidas. Este uso frequente ocasiona, inevitavelmente, desgaste em brinquedos, livros, canetas, pincéis, tesouras, jogos, etc. Esta situação comum não deve ser pretexto para que os adultos guardem e tranquem os materiais em armários, dificultando seu uso pelas crianças. 


Usar, usufruir, cuidar e manter os materiais são aprendizagens importantes. A manutenção e reposição destes materiais devem fazer parte da rotina das instituições e não acontecer de forma esporádica.


Segurança


Para garantir um ambiente mais seguro, opte por cobrir o chão com pisos emborrachados, ou EVA em locais sem altura de queda, além de evitar móveis pontiagudos, retirar objetivos que possam ser facilmente derrubados e quebrados. Não deixar no local móveis que facilitem o acesso a janelas ou portas de varandas e sacadas.



Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil

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