Área do Aluno


ou



Método Simplificado para Avaliar e Classificar os Cargos

A avaliação e a classificação coletam, analisam e descrevem os dados dos cargos.

De modo geral, isso leva bastante tempo e trabalho uma vez que o processo não pode ser feito de forma leviana. O procedimento mais comum para avaliar e classificar os cargos é dividido em fases.

A primeira fase é de levantamento de cargos. Nela, é necessário que o comitê faça uma compilação organizada dos dados e das descrições prévias para assim basear todo o trabalho em cima de uma análise de cargos.

A segunda fase já é essa análise de cargos. Com o compilado estruturado da fase anterior, se tornará possível realizar um estudo crítico das informações e descrições levantadas.

Já na chamada fase de descrição dos cargos, é necessário fazer uma caracterização. Diferente da descrição anteriormente mencionada, a descrição dessa fase é um relatório detalhado por escrito, preparado apenas depois que a análise tiver sido feita porque ela consta de manuais. Isso significa que ela é mais completa do que a descrição da primeira fase.

A fase quatro leva o nome de especificação de cargos e é a determinação das qualificações pessoais e requisitos para ocupar o cargo.

A quinta fase é a do cargo e é a própria definição da prática: o conjunto de responsabilidades, atribuições e atividades em conjunto com a percepção de condições de trabalho e suas características.

A última fase, que é a do emprego, se realiza quando o cargo é ocupado por alguém que atende os fatores e requisitos correspondentes ao cargo. É essa pessoa a responsável por dar caráter pessoal àquilo que era apenas uma vaga.

Ao final de todo o processo, você vai se deparar com um trabalho bem-feito e com garantia de qualidade refletida pela equipe. Com o tempo, o conjunto dessas fases passam a ser executadas com muito mais agilidade e precisão e esse se torna apenas um esboço de método que se torna muito mais simples e igualmente eficiente.

Ainda assim, muitos profissionais buscam um conjunto ainda mais simples. Isso acontece porque a nossa rotina tem ficado cada vez mais corrida com prazos, entregas, reuniões etc. Simplificar um método não é transformá-lo em algo banal e sim adaptar a verdadeira rotina profissional para melhorar a aplicabilidade e a funcionalidade dos processos. É por esse motivo que apresentaremos a você um método simplificado para avaliar e classificar os cargos.

Siga os passos abaixo:

  • Examine e detalhe os cargos;
  • Defina adequadamente os fatores de avaliação;
  • Defina adequadamente os cargos de referência;
  • Realize o escalonamento dos fatores para a avaliação;
  • Monte a base desse escalonamento;
  • Monte a base da avaliação de pontos e fatores;
  • Desenvolva uma escala para fazer o comparativo de cargos;
  • Desenvolva um manual para fazer a análise de cargos;
  • Desenhe a curva salarial com base nos critérios discutidos.

Agora que você já viu a estrutura, avaliação e classificação dos cargos, é chegado o momento de aprender sobre a administração de salários. No próximo tópico você vai poder trabalhar com essa e outras das principais informações sobre o tema. Acompanhe a leitura!



Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Cargos e Salários

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados