Curso gratuito de Reflexologia Podal - com opção de certificado válido!

Uma sessão de reflexologia dura entre 30 e 60 minutos. O histórico médico é fornecido primeiro e o estado de saúde e estilo de vida do paciente é relatado. O reflexologista usará essas informações para personalizar a terapia.

O paciente então tirará suas meias e sapatos e se sentará em uma cadeira reclinável ou em uma mesa de massagem. Nesse ponto, o reflexologista avaliará os pés e estimulará vários pontos para identificar áreas de sensibilidade ou tensão.

O terapeuta realizará movimentos rápidos e massagens para aquecer suas mãos e pés. Em seguida, aplicará pressão no dedo ou polegar usando técnicas de reflexologia. Loções e óleos também podem ser usados, e o reflexologista pode usar instrumentos como bolas, pincéis e pinos. Adiante nesse módulo trataremos com detalhes como deve se dar uma sessão de reflexoterapia podal.

Por que as pessoas buscam sessões de reflexologia podal?

As pessoas têm usado a reflexologia podal para lidar com essas condições:

• Condições relacionadas ao estresse e ansiedade
  • Dores de cabeça de tensão e enxaquecas
  • Distúrbios digestivos
  • Artrite
  • Insônia
  • Desequilíbrios hormonais
  • Lesões esportivas
  • Distúrbios menstruais, como síndrome pré-menstrual (TPM)
  • Problemas digestivos, como prisão de ventre
  • Esclerose múltipla
  • Dor nas costas

Contraindicações

A reflexologia podal pode não ser apropriada ou segura para pacientes com úlceras nos pés, lesões recentes, feridas nos pés ou tornozelos, gota ou uma condição cardiovascular.

A reflexologia também pode não ser adequada para pessoas com diabetes, osteoartrite (que afetem o tornozelo ou pé), problemas circulatórios, infecções ativas, cálculos biliares, pedras nos rins ou certos tipos de câncer.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal