Composição capilar e estrutura dos fios e do couro cabeludo

Além do entendimento das técnicas de design dos cabelos para fins estéticos, é importante para todo profissional cabeleireiro entender a composição e estrutura dos fios e do couro cabeludo.

O cabelo é constituído majoritariamente por uma rede de proteínas, sendo a mais presente na sua composição denominada queratina. Em cada fio de cabelo essas proteínas formam arranjos a partir do entrelaçamento de suas moléculas, formando o fio proteico que em conjunto, chamamos de cabelo.

O cabelo humano é desenvolvido a partir de cavidades que chamamos de folículos. Essas estruturas estão distribuídas por toda superfície do corpo, com exceção das solas dos pés e das palmas das mãos.

Os folículos são pequenas bolsas de células vivas que se localizam abaixo da pele, ou, quando nos referimos aos pelos na região da cabeça, do couro cabeludo. Essas estruturas são as responsáveis por comportar as raízes dos fios de cabelo, que se localizam logo abaixo da epiderme, como pode ser visto no esquema abaixo:

Imagem Interna
Estrutura capilar. Fonte: Universidade Federal de São João del-Rei. ADAPTADO.

Isto acontece, pois apesar de seu importante papel na estética humana, o cabelo possui funções muito mais complexas relacionadas a seu papel de proteção biológica contra abrasão mecânica e radiação solar, por exemplo. É importante salientar ainda que o cabelo possui capacidade isolante térmica, bem como receptor sensorial e indicador de doenças e agravos dermatológicos.

A estrutura do fio de cabelo pode ser resumida em três (3) partes principais. Como ilustrado na imagem a seguir:

Imagem Interna
Diagrama transversal do fio de cabelo. Fonte: Universidade Federal de São João del-Rei.

A primeira parte, denominada cutícula, é uma estrutura incolor que está disposta em forma de camadas ou escamas que se sobrepõem, formando a rede de proteção do cabelo contra fontes externas. Devido ao seu papel de barreira e seu maior contato com o meio externo, a cutícula é a região do fio capilar que mais está suscetível a sofrer com os danos dos procedimentos estéticos.

Em seguida, existe a formação do córtex, que compõe cerca de 90% da estrutura dos fios de cabelo. Esta parte majoritária é responsável pela resistência mecânica, bem como a elasticidade capilar. Além disso é também o córtex que concede cor e foto proteção para os fios, devido a presença dos grânulos de melanina em sua composição.

A parte mais interna da estrutura capilar, denominada medula, pode ou não estar presente em sua composição. Alguns estudiosos acreditam que a contribuição dessa pequena área do fio de cabelo não contribui significativamente para a sua manutenção e vitalidade. Entretanto, estudos clínicos realizados por Draelos no ano de 2000, revelam que fios mais espessos estão mais propensos a apresentar esta estrutura do que aqueles que possuem menores diâmetros.

Além de todos esses aspectos citados anteriormente, o tamanho e a quantidade de fios existentes na cabeça também é um importante fator avaliado. O fio de cabelo cresce de 2 a 2,5mm da pele, passando pelas camadas da derme e epiderme, até a superfície da pele. Estima-se que durante um período de trinta (30) dias, o fio de cabelo cresça aproximadamente 1 a 2 centímetros, a depender da saúde e predisposição genética do indivíduo.

É importante destacar ainda, que o diâmetro dos fios pode variar nos valores de 10 a 15 µm, a depender do grupo étnico que a pessoa for originada. O percentual de queda desses fios também é um fator de extrema relevância. É indicado que um ser humano saudável perca cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Caso contrário, é possível que estejamos lidando com alguma doença ou agravo a saúde capilar.

A forma como nossos fios se desenvolve a partir do folículo piloso também nos origina características importantes. São eles que vão estruturar o tipo de fio que estaremos lidando, que será o tema da nossa próxima discussão neste curso.

Neste capítulo você aprendeu sobre as principais composições da fibra capilar e como as suas estruturas influenciam na sua disposição e no recebimento de tratamentos estéticos. Como dito anteriormente, é de extrema importância que qualquer profissional cabeleireiro que almeje a excelência em carreira, possua os conhecimentos básicos acerca do fio de cabelo e seu ciclo biológico básico.

Dessa forma, você estará não apenas reproduzindo técnicas e habilidades aprendidas, como estará realizando o processamento do raciocínio lógico de cada caso.

Este artigo pertence ao Curso de Cabeleireiro Básico