Conceitos Básicos Para a Criação de Design
Agora que já conseguimos identificar alguns fatores que precisam ser considerados para trabalhar em um design, nós iremos de fato pôr a mão na massa! E para isso vamos explorar um pouco do espaço do design gráfico, ou seja, o lugar em que você irá disponibilizar a informação que precisa passar.
E para tornar tudo isso mais simples, porque aqui estamos entre iniciantes, vamos pensar na ideia de um panfleto publicitário. Mas poderia ser qualquer coisa, como o layout de um site, o rótulo de um produto ou até mesmo um outdoor. Entretanto, parece que os panfletos publicitários são o caminho pelo qual a maioria dos designs começa o trabalho.
Sendo assim, vamos imaginar que você precisa fazer o anúncio de uma nova loja que chegou na cidade. E para isso, você precisa pôr neste anúncio algumas informações importantes, como:
- A data de inauguração da loja;
- O que a loja vende;
- Onde ela fica (endereço);
- O horário da inauguração Telefone para contato.
Essas são algumas das informações básicas que geralmente são utilizadas para compor o famoso "flyer" que é o nosso bom e velho panfleto. Portanto, suponhamos que essa loja forneceu todas essas informações e elas precisam ser apresentadas no espaço do design. E nesse momento, é necessário muita atenção, pois esse “espaço” precisa ser bem aproveitado, sendo utilizado ao máximo, sem que você sobrecarregue o mesmo.
Geralmente os tamanhos mais comuns para um panfleto são os do modelo de folha A5 (21x15 cm) e A6 (15x10 cm). Afinal, esses tamanhos são ótimos para caber na palma da mão, entretanto, você pode pensar que é um pouco pequeno. Mas para um design isso nunca pode ser um problema, pois todo o espaço, mínimo que seja, pode ser trabalhado para passar informações básicas.
Dessa maneira, poderemos começar a trabalhar explorando o tamanho de folha que nos foi entregue (vamos centralizar em 21x15 cm). E a primeira coisa que você precisa pensar para compor essa peça é justamente a cor que será utilizada. Mas bem, existe um costume das empresas em entregar para o design um padrão de cores, que pode ser as cores da empresa.
Nesse caso, o primeiro problema está ”solucionado”. Ainda assim, você precisa saber trabalhar com essas cores, como por exemplo qual cor servirá como base do panfleto. Ou seja, qual será a cor do plano de fundo desse panfleto, além de precisar pensar também em quais cores serão utilizadas nas fontes das palavras.
E para isso você pode contar com a ajuda das plataformas de comparação de cores e tonalidades que nós já te apresentamos. Experimente colocar as principais cores da empresa e veja quais são as opções que mais combinam.
Mas cuidado, pois evite colocar em muito destaque uma cor que não seja a cor que a empresa te apresentou, para não lhe roubar destaque. Afinal de contas, as cores são, essencialmente, componentes básicos de uma identidade visual.
E por isso as grandes empresas usualmente trabalham em cima de cores específicas, como a Coca Cola que usa predominantemente o vermelho e a Burger King que usa azul e amarelo. Por isso, dê destaque às cores que lhe foram solicitadas na hora de montar o design, enquanto que para as fontes e detalhes adicionais, você poderá se utilizar de cores neutras.
Depois de pensar quais são as cores que você irá utilizar, a segunda coisa que precisamos pensar é em tipografia. E nesse caso, qual modelo de tipografia você acha que combina mais com um design de um panfleto: uma fonte cursiva ou uma fonte simples? Certamente uma fonte simples, pois a intenção é passar uma informação rápida que precisa ser entendida.
Logo, não há motivos para a gente fazer toda uma arte que dificulta o entendimento do interlocutor. E agora que nós já pensamos em todas essas coisas, precisamos evoluir, pois existe muito mais a ser discutido.
Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico
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