A dinâmica e cultura da empresa

É inegável que cada empresa tem a sua cultura e dinâmica de funcionamento. Mesmo que atuem no mesmo segmento, cada uma tem a sua forma de organização, e os funcionários precisam se adaptar aos modelos.

É um erro tentar impor um comportamento que existia no seu emprego anterior. Isso porque cada empreendimento conta com os seus costumes, valores e objetivos.

Dessa forma, é de suma importância que você conheça bem a empresa que trabalha, afinal, para se manter nela, é preciso estar alinhado com as expectativas da mesma.

Conhecer a empresa e seus produtos é necessário para que você atue de forma integrada à equipe e preste informações corretas para os clientes.

Nesse sentido, é importante conhecer como funciona a estrutura administrativa, a hierarquia, a setorização da empresa e saber, ao menos superficialmente, as atribuições dos seus colegas.

Além disso, procurar conhecer o sistema de identificação de produtos utilizado no seu estabelecimento.

Quando falamos em conhecer a empresa, não se restrinja a entender somente a parte mecânica do processo, as pessoas do seu ambiente de trabalho também fazem parte da estrutura da empresa.

Para manter um bom relacionamento com essas pessoas, é necessário ouvir e observar os seus colegas de trabalho e a equipe de administração.

Serviços/produtos oferecidos pela empresa

Os produtos e serviços da empresa são os itens que você terá que lidar diariamente. É por isso que é necessário ter sempre disponível todas as informações relacionadas a eles.

O estabelecimento deve fornecer a você todas essas informações, de forma atualizada. Caso essas informações não estejam disponíveis num sistema informatizado, você deve ter sempre à mão listas e relatórios atualizados.

Então, para atender os clientes de forma otimizada, tenha sempre disponível no seu posto de trabalho os códigos, nome dos produtos, descrições, especificações e preços.

É comum que às vezes alguns produtos cheguem ao caixa com preços divergentes entre a gôndola e o que está registrado no sistema.

Nessas situações, é necessário que a questão seja resolvida assim que identificada.

Por isso, informe ao profissional responsável sempre que encontrar situações como essa e solicite sua correção imediata.

Formas de pagamento da empresa

Atualmente, as formas de pagamento são as mais diversas, o comércio aceita uma ampla gama de formas para efetuar as transações.

É por isso que, como operador de caixa, é importante conhecer quais são elas e como funcionam.

Cada forma de pagamento pode variar de acordo com a liquidez e confiabilidade.

Mas afinal, o que seriam essas variáveis?

Bem, a liquidez de uma forma de pagamento pode ser avaliada como a facilidade que aquela modalidade tem de se converter em dinheiro disponível.

Ou seja, tem menos liquidez a forma de pagamento onde existem dificuldades para transformá-la em dinheiro.

Então, por exemplo, aqueles pagamentos que ocorrem por meio de ticket alimentação demoram mais para ser transformados em dinheiro. Em contrapartida, em dinheiro, cartões de débito ou crédito a liquidez é máxima.

Já a confiabilidade refere-se à dificuldade que a forma de pagamento apresenta para fraudes e falsificações.

Estudaremos com detalhes as formas de pagamentos nos próximos capítulos deste curso.

Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa