A dinâmica e cultura da empresa
A dinâmica e cultura da empresa
É inegável que cada empresa tem a sua cultura e dinâmica de funcionamento. Mesmo que atuem no mesmo segmento, cada uma tem a sua forma de organização, e os funcionários precisam se adaptar aos modelos.
É um erro tentar impor um comportamento que existia no seu emprego anterior. Isso porque cada empreendimento conta com os seus costumes, valores e objetivos.
Dessa forma, é de suma importância que você conheça bem a empresa que trabalha, afinal, para se manter nela, é preciso estar alinhado com as expectativas da mesma.
Conhecer a empresa e seus produtos é necessário para que você atue de forma integrada à equipe e preste informações corretas para os clientes.
Nesse sentido, é importante conhecer como funciona a estrutura administrativa, a hierarquia, a setorização da empresa e saber, ao menos superficialmente, as atribuições dos seus colegas.
Além disso, procurar conhecer o sistema de identificação de produtos utilizado no seu estabelecimento.
Quando falamos em conhecer a empresa, não se restrinja a entender somente a parte mecânica do processo, as pessoas do seu ambiente de trabalho também fazem parte da estrutura da empresa.
Para manter um bom relacionamento com essas pessoas, é necessário ouvir e observar os seus colegas de trabalho e a equipe de administração.
Serviços/produtos oferecidos pela empresa
Os produtos e serviços da empresa são os itens que você terá que lidar diariamente. É por isso que é necessário ter sempre disponível todas as informações relacionadas a eles.
O estabelecimento deve fornecer a você todas essas informações, de forma atualizada. Caso essas informações não estejam disponíveis num sistema informatizado, você deve ter sempre à mão listas e relatórios atualizados.
Então, para atender os clientes de forma otimizada, tenha sempre disponível no seu posto de trabalho os códigos, nome dos produtos, descrições, especificações e preços.
É comum que às vezes alguns produtos cheguem ao caixa com preços divergentes entre a gôndola e o que está registrado no sistema.
Nessas situações, é necessário que a questão seja resolvida assim que identificada.
Por isso, informe ao profissional responsável sempre que encontrar situações como essa e solicite sua correção imediata.
Formas de pagamento da empresa
Atualmente, as formas de pagamento são as mais diversas, o comércio aceita uma ampla gama de formas para efetuar as transações.
É por isso que, como operador de caixa, é importante conhecer quais são elas e como funcionam.
Cada forma de pagamento pode variar de acordo com a liquidez e confiabilidade.
Mas afinal, o que seriam essas variáveis?
Bem, a liquidez de uma forma de pagamento pode ser avaliada como a facilidade que aquela modalidade tem de se converter em dinheiro disponível.
Ou seja, tem menos liquidez a forma de pagamento onde existem dificuldades para transformá-la em dinheiro.
Então, por exemplo, aqueles pagamentos que ocorrem por meio de ticket alimentação demoram mais para ser transformados em dinheiro. Em contrapartida, em dinheiro, cartões de débito ou crédito a liquidez é máxima.
Já a confiabilidade refere-se à dificuldade que a forma de pagamento apresenta para fraudes e falsificações.
Estudaremos com detalhes as formas de pagamentos nos próximos capítulos deste curso.
Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa
Faça o Curso completo grátis!!