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Conhecimento Psicológico Aplicado à Atividade Educativa Pedagógica

Os princípios e práticas do ensino são tanto uma arte quanto uma ciência. A educação influencia nossas gerações mais jovens, inspira as crianças a pensar de forma diferente e desenvolve o pensamento crítico em mentes jovens e influenciáveis.

Na escola, as crianças adquirem habilidades linguísticas, científicas e matemáticas que podem usar mais tarde na vida. A educação tem um impacto recorrente, muito depois que as crianças se tornam adultas.

Os princípios do ensino estão em constante evolução; aprendizagem colaborativa, aprendizagem invertida e deep learning são todos um pilar da sala de aula moderna.

O que é pedagogia?

A definição de pedagogia refere-se à forma como ensinamos — a teoria e a prática de educar. O currículo refere-se ao material que está sendo ensinado. Pedagogia é a relação entre técnicas de aprendizagem e cultura. É determinado com base nas crenças de um educador sobre como o aprendizado ocorre.

A pedagogia exige interações significativas em sala de aula entre educadores e alunos. O objetivo é ajudar os alunos a construírem aprendizado prévio e desenvolver habilidades e atitudes. Para os educadores, o objetivo é apresentar o currículo de forma relevante para as necessidades dos alunos.

Se ensinar é o ato de incentivar as atividades de aprendizagem por meio da descoberta e do conhecimento adquirido, a pedagogia é o método de ensino, tanto como sujeito acadêmico quanto como conceito teórico.

Dentro da pedagogia, existem quatro perfis de aprendizagem principais:

  • Os alunos auditivos se beneficiam de ouvir as informações apresentadas em sala de aula. Eles aprendem oralmente com a escuta do professor e gravações de áudio.
  • Os alunos táteis absorvem o conhecimento através do toque e do movimento. Eles preferem trabalhar com dispositivos práticos e auxiliares de aprendizagem.
  • Os alunos de visual preferem ver informações para visualizar a relação entre ideias e conceitos para entendê-las.
  • Os alunos que leem e escrevem preferem levar informação lendo textos. Esses alunos podem absorver ainda mais informações condensando-as e reformulando-as.

Por que a pedagogia é importante?

Ter uma pedagogia bem pensada pode melhorar a qualidade do seu ensino e a forma como os alunos aprendem, ajudando-os a obter uma compreensão mais profunda do material fundamental. Estar atento à maneira como você ensina pode ajudá-lo a entender melhor como ajudar os alunos a alcançar um aprendizado mais profundo. E pode, por sua vez, impactar a percepção dos alunos, resultando em ambientes de aprendizagem cooperativos.

A abordagem adequada ajuda os alunos a ir além de formas simples de pensamento definidas na pirâmide de taxonomia de Bloom, como memorização básica e compreensão, para processos complexos de aprendizagem como análise, avaliação e criação. Os alunos podem aproveitar seus estilos de aprendizagem preferidos com um processo de ensino que os apoie e a maneira como eles gostam de aprender.

Diferentes aspectos da pedagogia

Existem inúmeras pedagogias que podem ajudá-lo a engajar os alunos. Ao implementar atividades a partir de diferentes técnicas pedagógicas em sua sala de aula, você garantirá que os alunos possam abordar a aprendizagem de uma forma que melhor atenda às suas necessidades. Aqui, descrevemos nove abordagens pedagógicas que ajudam os alunos a desenvolver habilidades de pensamento de alta ordem e fornecem uma compreensão mais matizada de como seus aprendizados se encaixam no mundo ao seu redor.

O que é pedagogia construtivista?

Estratégias de ensino construtivistas ajudam os alunos a entender o significado de seus materiais de aprendizagem, em vez de apenas ingerir conteúdo passivamente. Em vez de focar no assunto ou na aula que está sendo ensinada, os educadores são incentivados a focar em como o aluno aprende.

O que é aprendizado baseado em inquérito?

A aprendizagem baseada em inquéritos incentiva os alunos a fazer perguntas e concluir pesquisas enquanto aprendem vários conceitos. A pedagogia se concentra em ajudar os alunos a adquirir as habilidades necessárias para desenvolver suas próprias ideias, bem como questionar a si mesmos e membros do grupo de forma construtiva. As quatro etapas de aprendizagem baseada em inquéritos são:

  • Desenvolvimento de declarações de problemas que exigem que os alunos lancem sua pergunta usando uma resposta construída, mais inquérito e citação.
  • Pesquisando o tema usando o tempo em sala de aula onde o instrutor pode orientar os alunos em seus aprendizados
  • Apresentando o que eles aprenderam para seus pares ou para um pequeno grupo
  • Pedindo aos alunos que reflitam sobre o que funcionou sobre o processo e o que não aconteceu. Os alunos se concentram em como aprenderam além do que aprenderam, para ativar habilidades de metacognição (ou pensando em pensar).

Qual é o método socrático?

O método socrático é uma pedagogia tradicional em homenagem ao filósofo grego Sócrates, que ensina os alunos fazendo uma série de perguntas. O princípio subjacente ao método socrático é que os alunos aprendem através do uso do pensamento crítico, da razão e da lógica.

Um exemplo de aprendizado socrático: Para implementar estratégias de aprendizagem socrática em sua sala de aula, organize os alunos em círculos internos e externos. O círculo interno se envolve em discussão, enquanto o círculo externo observa e toma notas. O círculo externo então compartilha suas observações e questiona o círculo interno com orientação do instrutor.

O que é aprendizado baseado em problemas?

Na aprendizagem baseada em problemas, os alunos adquirem conhecimento, elaborando uma solução para um problema do mundo real. Como eles fazem, adquirem conhecimento, bem como habilidades de comunicação e colaboração.

Um exemplo de aprendizado baseado em problemas: O mapeamento conceitual é uma atividade envolvente que ajuda os alunos a abordar conceitos complexos de cursos. Divida a classe em equipes e apresente-as com um problema relacionado ao curso. Um membro da equipe escreve uma solução e passa as folhas de papel para o próximo membro da equipe, que se baseia nessa ideia e depois passa para o resto da equipe. No final, um porta-voz pode apresentar sua solução final.

O que é pedagogia colaborativa?

A pedagogia colaborativa rejeita a noção de que os alunos podem pensar, aprender e escrever efetivamente isoladamente. A pedagogia colaborativa é uma estratégia centrada no aluno que se esforça para maximizar as habilidades de pensamento crítico, aprendizagem e escrita por meio da interação ponto a ponto e do engajamento interpessoal.

Um exemplo de pedagogia colaborativa: Configure estações ou cartazes em alguns locais ao redor da sala de aula e faz com que os alunos participem de uma caminhada na galeria. Divida os alunos em pequenos grupos e os gire entre cada estação juntos, classificando suas observações em categorias. Por fim, peça-lhes que escrevam uma lista de perguntas sobre o material de origem que estão visualizando.

O que é pedagogia integrativa?

A aprendizagem integrativa é o processo de fazer conexões entre conceitos e experiências para que informações e habilidades possam ser aplicadas a questões ou desafios novos e complexos.

Um exemplo de pedagogia integrativa: Experiências práticas de aprendizagem, como o serviço comunitário, são uma ótima maneira de trazer a pedagogia integrativa para a sala de aula. Realizar arrecadações de fundos, voluntariar-se em escolas locais ou asilos ou preparar refeições para aqueles que enfrentam insegurança alimentar são formas de aprendizado experiencial que podem ajudar os alunos a participar em atividades de serviço comunitário.

O que é pedagogia reflexiva?

A pedagogia reflexiva incentiva o instrutor a refletir sobre aulas, projetos e avaliações, com o objetivo de melhorá-los para uso futuro. Os alunos também são encorajados a refletir sobre seu desempenho em avaliações e procurar áreas onde possam melhorar.

Um exemplo de pedagogia reflexiva: As estações de conversação são uma ótima maneira de os alunos se envolverem com seus pares e refletirem sobre seus próprios aprendizados. Os instrutores começam compartilhando uma lista de questões de discussão relativas a um estudo de leitura, vídeo ou caso do curso.

Os alunos são colocados em grupos e recebem de cinco a dez minutos para discutir, antes de girar para outro grupo. Os alunos que acabaram de se juntar a um grupo têm a oportunidade de compartilhar os resultados de sua última discussão, antes de responder à segunda pergunta com seu novo grupo.

O que é pedagogia crítica?

A pedagogia crítica afirma que questões de justiça social e democracia não são distintas dos atos de ensino e aprendizagem. É uma teoria e prática que ajuda os alunos a questionar e desafiar crenças e práticas predominantes — e alcançar a consciência crítica.

Um exemplo de pedagogia crítica: Às estratégias de sala de aula invertidas visam aumentar o engajamento e a aprendizagem dos alunos, fazendo com que os alunos completem as leituras em casa e, em seguida, trabalhem na resolução de problemas ao vivo durante o tempo de aula.

O que é ensino culturalmente responsivo?

O ensino culturalmente responsivo é uma pedagogia mais moderna que reconhece, responde e celebra culturas fundamentais. Ele se esforça para oferecer acesso equitativo à educação para estudantes de todas as culturas.

Um exemplo de ensino culturalmente responsivo: Use estações de aprendizagem em sua sala de aula para acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem de alunos ao mesmo tempo. Seja por causa da cultura, socialização, preferência ou necessidades de aprendizagem, os alunos respondem de forma diferente a uma variedade de conteúdo. Você pode fornecer uma variedade de material para cada aluno, configurando estações de aprendizagem onde os alunos podem jogar um jogo ou assistir a um vídeo.


Este artigo pertence ao Curso de Psicologia da Educação

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