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CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO DE CONFIANÇA

No coaching, o significado de um relacionamento confiável entre coach e coachee é ainda mais importante e significativo para o desenvolvimento das sessões. Para fazer coaching e ser bem-sucedido, ambos devem trabalhar juntos e compartilhar informações sobre diversos assuntos pessoais ou profissionais.


Portanto, é essencial confiança e empatia para que este relacionamento seja duradouro e, consequentemente, o cliente venha sentir segurança no profissional ao qual está confiando suas informações e até o seu próprio desenvolvimento, tanto pessoal como profissional. Construir e manter a confiança em relacionamentos com quem está fazendo coaching.


Na construção da confiança mútua, é fundamental consideramos os seguintes aspectos: Credibilidade, Confiabilidade, Intimidade e Cuidados para garantir um relacionamento confiável.


  • Credibilidade

Para ajudar seu coachee (cliente) a encontrar o seu caminho, não basta apenas ter as competências adequadas ou estar munido de formulários e ferramentas de coaching. É necessário demonstrar conhecimento e acesso a recursos úteis que possam apoiar seu coachee (cliente) no transcorrer das sessões.


O equilíbrio e a flexibilidade são pontos fundamentais em qualquer relação. Fale claramente e com autoridade, mas evite ser ditatorial. A flexibilidade, sempre, pode lhe ajudar a pensar como você pode aprender com as experiências de coaching, sejam elas positivas ou não.


  • Confiabilidade

E como ser capaz de criar este relacionamento de confiabilidade com seu coachee (cliente), você deve manter suas promessas, cumprindo o que diz que irá fazer. Isso pode ser tão simples como chegar a reuniões no horário combinado ou até mesmo, retornar, prontamente, telefonemas.


Pode também incluir, no início de cada sessão, uma revisão da anterior, demonstrando, assim, que você está interessado, atento e por dentro de tudo que está acontecendo durante o processo de desenvolvimento de seu coachee (cliente). Comumente, os coachees geram expectativas para as próximas sessões.


Um erro que um coach jamais deve cometer é esquecer-se de revisar a sessão anterior ou até mesmo, não verificar se o plano de ação foi realizado.


  • Intimidade

Compartilhar sentimentos e informações importantes só ocorrerá quando o coachee se sentir confortável e à vontade com o seu coach. Quando estabelecido este grau de intimidade, os seus coachees compartilham com mais conforto e segurança, o que sentem. Já o coach não tem que compartilhar tudo sobre a sua própria vida com seu coachee.


Mas as emoções, revelando experiências, valores e crenças, podem ajudar os coachees a entender que a relação entre as duas partes funciona nos dois sentidos. Isso mostra também que você confia no coachee (cliente) para confidenciar seus pensamentos.


  • Cuidados

O coachee (cliente) conta com o coach e acredita que você, realmente, tem o seu melhor interesse em mente e que o relacionamento não é apenas sobre o trabalho e o desempenho profissional, e sim sobre sua vida como um todo. Na sua forma mais simples, isso significa ser um bom anfitrião durante uma reunião.


Mas, muitas vezes, estende-se. Estar disponível para o coachee (cliente), mesmo que à distância, seja, por exemplo, por telefone ou e-mail, ou demonstrando um interesse no que está acontecendo na vida do coachee (cliente), tornam o relacionamento mais próximo e confiável.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

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