CONSTRUA UMA EQUIPE DE SUCESSO

Você dificilmente alcançará o sucesso sozinho. Há uma tentação de fazer isso, é claro, com objetivo de economizar dinheiro - em especial, no início do negócio. Mas saiba que vai custar caro ao consumir tempo e sanidade.

Por que você não deve tentar fazer tudo?

Você pode ter muitas habilidades. Talvez seja um grande inovador com excelentes habilidades de comunicação, ou saiba muito de contabilidade e marketing. Não importa o quão bom você seja, não conseguirá ser igualmente bom em tudo.

Se tentar fazer coisas nas quais não é tão bom, você pode acabar se conformando com um resultado menos que perfeito.

Muitos empreendedores fazem tudo no início. Pode ser que você não tenha escolha e esse também seja o seu caso. Mas depois de estabelecidos o negócio e o produto, é uma boa ideia diversificar e obter ajuda.

Você não só será capaz de fazer um trabalho melhor no que apenas você pode fazer, como também poderá viver uma vida equilibrada e produtiva - e isso faz parte do sucesso.

Dicas para formar uma equipe

A ideia de formar uma equipe pode ser intimidante, principalmente se você está pensando que precisa contratar pessoas e lidar com impostos e seguros.

A boa notícia é que você não precisa fazer essas coisas, a menos que queira. Muitas empresas terceirizam tarefas conforme necessário, sem contratar pessoas por tempo integral ou meio período.

A primeira etapa é decidir de quem você precisa na equipe. Está com dificuldade de acompanhar as redes sociais? Terceirize para alguém com mais experiência. Precisa que um contador pague as contas uma vez por semana? Talvez você precise de um serviço de folha de pagamento.

Você pode decidir contratar alguém em tempo integral, mas lembre-se sempre que há muitas tarefas que podem ser terceirizadas para freelancers.

A importância de delegar

Delegar é uma habilidade essencial. Você sabe que não consegue fazer tudo, mas pode ser difícil deixar de lado as coisas às quais está acostumado, fazendo-as mesmo quando tem ajuda.

Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a aprender como delegar. Sobre cada tarefa, pergunte:

1. Posso ensinar outra pessoa a fazer isso?

2. Existe algo que eu não possa usar?

3. Minha opinião pessoal é necessária?

4. Tenho alguém em minha equipe que é capaz de aprender a fazer isso?

A menos que a tarefa exija absolutamente sua contribuição e habilidades, ela deve estar aberta à delegação.

Sim, você vai gastar um tempo treinando sua equipe ou freelancers para fazer o trabalho de acordo com seus padrões. E provavelmente vai acabar respondendo a algumas perguntas e, possivelmente, corrigindo erros.

Não há nada de errado em manter as principais tarefas para si mesmo, mas seu objetivo deve ser maximizar a eficiência e, ao mesmo tempo, priorizar a exatidão.

Também pode ser útil fazer um inventário das habilidades da equipe. Os colaboradores podem ter habilidades que você ainda não conhece!

Este artigo pertence ao Curso de Empreendedorismo