Área do Aluno


ou



Contação de Histórias

Um dos maiores prazeres da vida é contar ou ler uma grande história. Não só as histórias ajudam a estimular e enriquecer a imaginação, mas também incentivam a curiosidade e o desenvolvimento da linguagem, não importa se você tem 3 ou 30 anos.

É justo dizer que as histórias são amadas por todos nós, no entanto, elas capturam particularmente os corações das crianças. Por isso, contar histórias pode ser uma ferramenta útil para educadores de anos iniciais e outros que trabalham com crianças para ajudar a construir um amor pela aprendizagem e a palavra escrita que ficará com as crianças durante toda a sua vida.

Contar histórias faz parte da comunicação humana há milhares de anos e se adaptou à medida que crescemos e nos desenvolvemos como espécie.

A forma mais antiga de contar histórias pode ser encontrada em desenhos de cavernas datando de aproximadamente 30.000 anos atrás. Representações visuais da vida cotidiana forneceram uma linguagem universal que todos podiam entender em um tempo antes que a linguagem tivesse evoluído além de uma série de grunhidos e cliques. Mas esta não era apenas uma maneira de se comunicar sozinho; era uma forma de compartilhar experiência e história de gravação, que forneceu a base para contar histórias.

À medida que a linguagem se desenvolveu, começamos a contar histórias não através do desenho sozinho, mas oralmente através de canções, poemas e baladas. Com o tempo, essas histórias foram passadas através das gerações e evoluíram para a forma publicada de contar histórias que conhecemos e amamos hoje.

Apesar de contar histórias terem mudado de forma ao longo do tempo, sua rica história permanece evidente até hoje. Pense nas centenas de livros de fotos publicados para crianças e como gostamos da emoção de nos reunir em torno de uma fogueira para ouvir uma história de fantasmas arrepiante!

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Cuidador Infantil

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados