Contextos para o ensino da alfabetização
Internacionalmente, várias intervenções baseadas em evidências foram propostas para abordar os baixos níveis de alfabetização entre crianças em circunstâncias desfavorecidas. Algumas delas se concentraram na prevenção; outras foram implementadas após o início da instrução formal de leitura.
Essas intervenções apresentam um conjunto de princípios e estratégias importantes para ensinar alfabetização, incluindo alocação de tempo suficiente para instrução de alfabetização, implementação de uma estrutura de alfabetização equilibrada com ênfase na instrução baseada em significado, uso de agrupamento flexível e dinâmico de crianças, desenvolvimento de ambientes de sala de aula com grande número de livros reais adaptados aos estágios de desenvolvimento e interesse e uso de uma abordagem metacognitiva para instrução de estratégia.
A partilha de dados de avaliação entre professores, coesão entre turmas e programas de apoio, ligações contínuas entre casa e escola e acesso a desenvolvimento profissional personalizado no local também são destacados.
Como as crianças em escolas desfavorecidas muitas vezes lutam com habilidades básicas, pesquisas indicam que muitas vezes recebem instrução qualitativamente diferente e menos motivadora para seus colegas mais privilegiados, incluindo um ritmo mais lento de instrução, menos oportunidades para ler, escrever e discutir textos extensos.
Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização Infantil
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