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Contribuições de teóricos clássicos

A Psicopedagogia foi fortemente influenciada por vários teóricos clássicos, cujas contribuições moldaram a base teórica e prática do campo.

  • Jean Piaget: Como mencionado anteriormente, Piaget foi fundamental para a Psicopedagogia com sua teoria do desenvolvimento cognitivo. Ele propôs que as crianças passam por estágios específicos de desenvolvimento (sensorimotor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal), cada um caracterizado por diferentes capacidades cognitivas. Sua ideia de que o aprendizado é um processo ativo de construção do conhecimento teve um impacto profundo nas práticas pedagógicas e psicopedagógicas.
  • Lev Vygotsky: Vygotsky introduziu conceitos-chave como a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a importância da mediação social no aprendizado. A ZDP refere-se à distância entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou colega mais capaz. Esse conceito é central para a Psicopedagogia, pois destaca a importância da interação e do suporte no processo de aprendizagem.
  • Henri Wallon: Wallon, um psicólogo francês, destacou a relação entre emoção e cognição no desenvolvimento infantil. Ele acreditava que o desenvolvimento emocional e social é tão importante quanto o desenvolvimento cognitivo, uma visão que se alinha bem com a abordagem holística da Psicopedagogia.
  • B. F. Skinner e o Behaviorismo: Embora o behaviorismo de Skinner tenha sido criticado por sua abordagem mecanicista, suas ideias sobre reforço e condicionamento operante contribuíram para a compreensão dos processos de aprendizagem e intervenção. Os princípios behavioristas ainda são aplicados em contextos psicopedagógicos, especialmente na modificação de comportamento e no ensino de habilidades específicas.


Este artigo pertence ao Curso de Introdução a Psicopedagogia

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