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Controle - Administração de Empresas

O controle é uma das importantes funções na administração de empresas. Uma combinação de objetivos bem planejados, organização forte, direção capaz e motivação têm pouca probabilidade de sucesso, a menos que exista um sistema de controle adequado.

A função de controle essencialmente assegura que o desempenho planejado é alcançado com um mínimo de desordem e interrupções. Assegura que os planos sejam realizados e que os objetivos sejam alcançados. Planejamento, organização, pessoal e direcionamento (líder) devem ser devidamente monitorados para manter sua eficácia e eficiência.

Portanto, há uma necessidade real de pessoas competentes de planejar, organizar e direcionar um sistema de controle que seja eficaz.

Fundamentos do Controle

Na verdade, a vida organizacional está repleta de exemplos diários de mau controle. O mau controle pode ser refletido no excesso de custos do projeto, horários não concluídos a tempo, serviços ou produtos de má qualidade, oportunidades erradas e assim por diante. O controle gerencial consiste nas coisas que a gestão faz para garantir que os planos sejam realizados como pretendido.

Vários nomes são dados à função de controle. Muitas vezes é chamado de avaliação, avaliação ou correção.

Mas o termo "controle" parece ser apropriado porque nenhum dos outros termos carrega a conotação de:

  • Definir padrões,
  • Medir o desempenho real e
  • Tomar medidas corretivas.

O controle, a última das funções básicas da gestão, pode ser definido como "a regulação da atividade organizacional de forma a facilitar a realização de metas". 

Foco de Controle

O controle organizacional pode concentrar uma determinada atividade organizacional ou um conjunto de atividades. Os controles podem ser classificados em termos dos quatro recursos básicos da organização: financeiro, físico, humano e informação. 

O controle de recursos físicos inclui gestão de estoque (holding ou estoque nem uma pequena quantidade nem uma grande quantidade ou bens de acabamento e/ou matérias-primas e/ou bens intermediários ou bens em processo), controle de qualidade (mantendo o nível adequado de qualidade de saída) e controle de equipamentos de capital (tendo os tipos adequados de edifícios, equipamentos de escritório e assim por diante).

O controle dos recursos humanos inclui atividades adequadas de seleção e colocação, treinamento e desenvolvimento de funcionários, avaliação de trabalho e avaliação de mérito e avaliação de desempenho.

Por fim, o controle dos recursos da informação envolve coisas como vendas e mercados precisos, previsão, análise ambiental adequada, relações públicas, programação de produção e previsão econômica.

Os recursos financeiros, além de serem recursos organizacionais por si só, estão inseparavelmente ligados ao controle de todos os outros recursos (não financeiros).

Muitas vezes nos deparamos com controle financeiro puro, como garantir que a organização sempre tenha dinheiro suficiente em mãos para cumprir suas obrigações, mas que não tenha dinheiro em excesso em conta bancária.

No entanto, o controle financeiro se estende aos três outros tipos de recursos também: o excesso de estoque aumenta a má seleção de pessoal dos custos de armazenamento e leva à rescisão e recontratação de despesas.

Previsões imprecisas de vendas levam a interrupções nos fluxos de caixa e outros efeitos financeiros. Tudo isso é ruim para a organização. Portanto, as questões financeiras tendem a permear a maioria das atividades relacionadas ao controle.



Este artigo pertence ao Curso de Administração de Empresas

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