Entrar/Criar Conta
COZINHA
A cozinha pede cores mais alegres e quentes. A cor branca, contudo, é uma escolha certeira por ser clássica e que pode ser associada facilmente com as outras cores.
Combinar madeira, inox e pedra com cores vibrantes ou neutras deixa o ambiente mais chique.
Se sobram paredes (aquelas que não estão ocupadas nem por armários e nem por eletrodomésticos) o decorador tem a oportunidade de as valorizar com azulejo, papel de parede, madeira, entre outros. Quadro magnético ou de giz com desenhos, receitas, fotos da família e recados pode ser uma ótima alternativa para destacá-las.
Para que a cozinha possa proporcionar um bom funcionamento, seus elementos devem ser distribuídos de acordo com o "triângulo de trabalho", em que as vértices são a pia, a geladeira e o fogão. Assim, os ocupantes farão o menor número de movimentos de um ponto ao outro enquanto prepara as refeições.
Mas, nem todo formato de cozinha se adapta a essa tipo de distribuição. Por isso, é necessário compreender a forma do ambiente.
▪ Cozinha corredor: ela possui espaços estreitos e alongados e é muito comum em apartamentos pequenos. O ideal é que os armários sejam planejados com acabamentos mais discretos, com frentes lisas e puxadores embutidos. Além disso, é melhor que eles sejam instalados em um lado só da cozinha ou misturados a prateleiras abertas para não sobrecarregar o espaço.
A pia deve ficar entre o fogão e a geladeira, preferencialmente. Separando os dois, o meio funciona como espaço de apoio para as duas áreas.
▪ Cozinha em "u": é aquela que possui planta quadrada e as bancadas e utensílios ocupam três de seus lados, porque esse é o layout que pode oferecer mais espaço para a área de trabalho, além de possibilitar maior quantidade de armários.
Neste caso, organizar a geladeira, o fogão e a pia seguindo o triângulo de trabalho é possível e irá garantir mais agilidade e conforto nos movimentos.
▪ Cozinha em "L": também é característica de plantas quadradas ou retangulares. Suas bancadas, armários e utensílios ficam melhor se concentrados em apenas duas paredes, porque mais metros úteis são aproveitados.
Logo, é melhor que o fogão fique na parte mais curta e a pia, a geladeira e a dispensa na outra extremidade.
▪ Cozinha linear: é aquela que se concentra numa parede só. Pode ter o layout fechado, mas na maioria dos casos ele é totalmente aberto. É comum em kitinetes ou apartamentos de metragens reduzidas sendo integrada a outros ambientes da área social.
Garanta que haja um espaço mínimo de 60 centímetros entre a pia e o fogão para assegurar mais conforto durante o preparo das refeições.
Caso o proprietário se incomode com a integração das áreas, invista em portas de correr para fechar o ambiente da cozinha.
▪ Cozinha com ilha: a ilha é possível para cozinhas mais amplas e espaçosas. Esse tipo de cozinha é funcional, prático e ideal para receber amigos. A ilha pode ser montada para receber a pia ou o fogão (ou ambos). Mas, também pode ser somente uma superfície de trabalho ou balcão de apoio.
Inclua na ilha armários e gaveteiros para otimizar a armazenagem da cozinha.
▪ Cozinha americana: ela é praticamente aberta para alguma outra área da casa (geralmente a sala de estar ou jantar). Seu espaço é delimitado por uma bancada ou mesa de jantar (mas, também pode ser por uma demarcação no piso).
Pode-se ganhar espaço colocando os armários sob o balcão.
Este artigo pertence ao Curso Decoração de Interiores
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesTudo bom
Muito importante esse curso
Amei o curso
Tudo bom
Muito bom
Muito importante esse curso