Crescimento e Desenvolvimento Infantil
Habilidades como “dar um primeiro passo”, “sorrir pela primeira vez'' e “acenar” são chamadas de marcos do desenvolvimento. As crianças alcançam marcos na forma como brincam, aprendem, falam, se comportam e se movem (por exemplo, engatinhando e caminhando).
As crianças se desenvolvem no seu próprio ritmo, por isso é impossível dizer exatamente quando uma criança aprenderá uma determinada habilidade. No entanto, os marcos do desenvolvimento dão uma ideia geral das mudanças que se esperam à medida que uma criança envelhece.
Neste curso, vamos poupá-lo do trabalho de adivinhação de como deve ser o crescimento e o desenvolvimento típico das crianças e vamos ajudá-lo a navegar nesses temas a partir das diferentes fases da criança. Vamos lá!
Desenvolvimento Infantil Típico: Nascimento a 3 Meses
Bebês recém-nascidos são incríveis, porque cada dia trazem novas mudanças e desenvolvimentos. Há muita coisa acontecendo nesses primeiros três meses. Enquanto cada bebê se desenvolve de forma diferente e em seu próprio ritmo, seu bebê deve estar esticando e chutando, agarrando coisas como seu dedo, e respondendo a barulhos altos. Eles costumam:
- Sorrir e rastrear visualmente pessoas e objetos com meus olhos.
- Olhar para rostos e cores brilhantes.
- Ouvir e seguir sons.
- Começa a alcançar e descobrir suas mãos e pés.
- Pode levantar a cabeça.
- Chora por tudo, e se sente melhor quando alguém o segura e conforta.
Desenvolvimento Infantil Típico: 4 a 6 Meses
Agora que o bebê está em casa há alguns meses, você notará que ela está se tornando mais social e tem um propósito para seus movimentos. Ela não está apenas descobrindo suas mãos e pés, mas está aprendendo que eles podem fazer coisas, como agarrar cabelo ou segurar um brinquedo. O bebê nesta fase provavelmente está dormindo mais, rindo mais, gritando quando feliz, soprando bolhas, e é mais social.
Este é um momento muito movimentado para os bebês enquanto exploram seus arredores e se familiarizam mais com as pessoas e a casa. Eles costumam:
- Sorrir e rir, imitando sons.
- Aprender sobre seu corpo, explorando mãos e pés.
- A sentar quando apoiado.
- Adora colocar coisas na boca, então é importante manter pequenos objetos fora do alcance.
Desenvolvimento Infantil Típico: 7 a 12 Meses
Se o bebê está começando a se mover durante este tempo, então ele não vai ficar parado por muito tempo. Rolando, engatinhando, de pé? Este bebê vai testar a força de seu cuidador e tentar levantar-se do chão para ficar contra o sofá ou mesa de café. Os primeiros passos não estão muito longe. Nesta fase ele costuma:
- Querer dar os primeiros passos, é necessário que segurem a sua mão.
- Adorar canções infantis.
- Jogos de esconder, acenar e barulhinhos.
- Assimilar o nome e outras palavras muito usadas.
- Falar as primeiras palavras. Podem não parecer muito, mas ele está começando a vocalizar mais.
- Explorar, bater e agitar objetos.
- Encontrar brinquedos escondidos e colocar coisas em recipientes.
- Sentar-se sozinho.
Desenvolvimento Infantil Típico: 1 a 2 anos
Nesta idade, a criança já está se tornando consciente de seu próprio comportamento, bem como aqueles ao seu redor. Ela está ansiosa para aprender, e começa a se comunicar através de palavras, bem como expressões faciais. Nesta nova fase, ela costuma:
- Falar um pouco e entender palavras e ideias.
- Gostar de ouvir histórias, de jogos e brinquedos de montar.
- Andar, subir escadas e correr.
- Rabiscar e ler livros.
- Costuma conhecer mais de 50 palavras.
- Usa uma colher e garfo -ainda não muito bem e pode precisar de alguma ajuda.
- Começa a fazer amigos.
Desenvolvimento Infantil Típico: 2 a 3 anos e meio
Às vezes chamada de “pior fase", nesta etapa a criança está começando a desenvolver sua própria personalidade. Ela está experimentando grandes mudanças em suas habilidades sociais, intelectuais e emocionais. Por estarem explorando por conta própria e poderem destrancar e abrir muitas portas a segurança das crianças nesta fase é uma prioridade máxima. Ensine-as a não colocar coisas na boca, e nunca as deixe sozinhas por longos períodos, especialmente em torno de água e carros. Nesta idade elas costumam:
- Gosta de aprender coisas novas.
- Aumentar o vocabulário regularmente agora.
- Repetir palavras.
- Correr para todos os lugares.
- Escovar os dentes (com ajuda), e lavar as mãos e rosto.
- Ficar frustrado facilmente.
- Agir mais independente, mas ainda precisando de ajuda.
- Pode desenhar um círculo, nomear uma cor, e colocar sua camisa.
Desenvolvimento Infantil Típico: 3 anos e meio a 5 anos
Esta é a idade em que a criança começa a interagir com outras crianças na escola, bem como seus professores. Essas experiências ensinarão a ela a desenvolver sua própria personalidade, e a aprender a expressar suas emoções além de apenas abrir a boca e chorar.
Acredite ou não, ela também pode seguir direções simples- de modo que você pode passar a dar a ela tarefas simples para fazer em casa. Ela vai gostar de ajudar e pensar que está fazendo uma grande diferença. Nesta idade, a criança costuma:
- Dedicar um tempo de atenção mais longo a tarefas.
- Agir com desobediência, barulho e usando uma linguagem um pouco mais agressiva.
- Fazer muitas perguntas.
- Gosta de brincar com amigos, mas não gosto de perder nos jogos nem de dividir brinquedos.
- Pode ficar bem compartilhando as coisas e revezando, mas ainda está aprendendo o que compartilhar significa.
Desenvolvimento Infantil Típico: 5 a 8 anos
Desta vez, a vida de uma criança é geralmente referida como a "infância média". Esta fase traz muitas mudanças e desenvolvimento da independência. Nesta idade, a criança pode se vestir, gosta de ter seus próprios amigos e habilidades sociais são importantes. Mudanças físicas acontecem rapidamente, e ela está pronto para explorar mais por conta própria. Este é um momento crítico para a criança ganhar confiança com seus amigos, na escola, nos esportes, brincadeiras, e na vida em geral. Nesta fase é comum:
- Ficar curioso sobre as pessoas e como o mundo funciona.
- Começar a juntar peças de conhecimento e começar a entender conceitos.
- O interesse em números, letras, leitura e escrita. É uma ótima hora para ler sozinho.
- Mais confiança nas habilidades físicas.
- Usar palavras para expressar sentimentos e para lidar com isso.
- Chorar não é a resposta a todos os problemas como era quando tinha dois anos.
- Tem a responsabilidade do estudo.
- Gosta de conhecer e brincar com mais crianças e brinco mais cooperativamente agora.
Este artigo pertence ao Curso de Cuidador Infantil
Faça o Curso completo grátis!!