Crises de Moedas Fiduciárias
A definição típica de uma crise de moedas fiduciárias ou crise cambial, como é mais comumente chamada, é uma queda abrupta e geralmente inesperada no valor de uma moeda relacionada ao valor de uma ou mais moedas.
Os fatores que podem levar a uma crise cambial são muito parecidos com aqueles que podem desencadear qualquer tipo de agitação econômica. Uma das que é frequentemente citada é a decisão de focar no uso de taxas de câmbio fixas na tentativa de coagir o mercado em uma direção específica. Mais comumente, o uso de taxas de câmbio flutuantes permite que o mercado se impulsione e defina os preços. Qualquer coisa que interfira nesse processo pode prejudicar temporariamente o mercado.
Outros fatores podem preparar o cenário para uma crise. Por exemplo, a agitação política pode levar a uma forte perda de valor para baixo para a moeda de um país. Até que a agitação seja resolvida, a crise provavelmente continuará. Da mesma forma, desastres naturais que prejudicam seriamente a infraestrutura de uma nação podem levar a uma queda repentina no valor da moeda em relação ao valor de outras moedas. É só quando a infraestrutura recupera força e função que a tendência se inverte.
Uma crise cambial é a mesma que a desvalorização cambial?
Embora ambas as situações envolvam perda de valor, elas não se referem ao mesmo fenômeno. Uma diferença fundamental tem a ver com a rapidez e a gravidade da queda do valor da moeda. Com uma crise, é repentino e normalmente não é esperado. É um evento ou uma cadeia de eventos que ocorrem durante um curto período de tempo que desencadeia a mudança.
Em contrapartida, uma desvalorização cambial é geralmente um evento que é planejado com antecedência e executado cuidadosamente. O objetivo é, geralmente, alterar o curso da balança comercial de um país com outras nações. Quando bem-sucedida, a desvalorização cambial pode desencadear um aumento nas exportações e, finalmente, ajudar a economia do país. A desvalorização pode continuar por algum tempo antes que a moeda comece a recuperar valor como parte do fluxo natural do mercado.
Quanto tempo dura uma crise?
Não há um prazo definido para corrigir uma crise cambial. Ao contrário de curar uma perna quebrada, pode não haver melhorias no dia a dia depois que a moeda parece nivelar. A resposta mais sucinta é que a crise continuará enquanto as causas subjacentes permanecerem em vigor.
Com isso em mente, pode ser possível sair da crise em questão de dias ou semanas. Em outras ocasiões, o processo pode levar meses. Por exemplo, a eleição de novos representantes do governo pode ter um impacto positivo no valor da moeda. O mesmo poderia ser verdade se um país recuperasse níveis de produção que foram interrompidos por algum tipo de desastre natural.
Existem maneiras de prever que uma crise vai acontecer?
Alguns dos eventos que podem levar a uma crise cambial ocorrem sem pouco ou nenhum aviso. Isso é especialmente verdade para a destruição causada por algum tipo de desastre natural. Nesses cenários, não há realmente nenhuma maneira de saber com antecedência que uma moeda perderá valor em comparação com outras moedas.
Quando há uma crescente agitação política dentro de um país, é razoável esperar que a moeda e seu valor sejam afetados em algum momento. Nesse cenário, os investidores provavelmente começariam a se concentrar em outras estratégias relacionadas ao câmbio e excluiriam gradualmente essa moeda específica da estratégia de investimento.
É possível evitar uma crise cambial completamente?
Sempre haverá fatores que estão além da capacidade dos indivíduos e do mercado de controlar. Isso não significa que não haja nada que possa ser feito para reduzir o risco de uma crise cambial. Quando é possível, o uso dessas estratégias pode prevenir ou pelo menos diminuir a possibilidade de uma crise ocorrer.
Como posso me proteger durante uma crise?
Existem três possíveis cursos de ação que você pode tomar durante uma crise cambial. Cabe a você determinar qual abordagem seria do seu interesse. Considere cada um por sua vez antes de se estabelecer em uma resposta.
É possível recuperar suas perdas se você optar por permanecer no mercado. Monitore os movimentos do mercado em geral e a moeda em particular. Como em todos os investimentos, os fatores que levam à mudança de valor podem mudar. Se isso acontecer, o que você está segurando pode se recuperar e até mesmo exceder o valor anterior em comparação com outras moedas.
Além disso, há a possibilidade de direcionar parte dos seus recursos para o ouro ou Bitcoins, afinal, em tempos de incerteza esses são os investimentos apresentados como um “porto seguro” para quem procura abrigo contra investimentos tradicionalmente voláteis, como ações.
Uma vez que estão amplamente disponíveis para o comércio, mas seus estoques são finitos, são raros o suficiente para serem valiosos e, ao mesmo tempo, são bens duráveis.
O preço do ouro e do Bitcoin normalmente se valoriza junto com a valorização do dólar em períodos de crises financeiras, instabilidade política ou economia
Este artigo pertence ao Curso de Bitcoin
Faça o Curso completo grátis!!