Critérios de Seleção do Projeto
O tomador de decisão deve primeiro identificar os critérios para a seleção de um projeto. Um projeto que é bom para uma empresa ou empreendedor pode não ser adequado para outro.
- Tamanho do mercado potencial e segmento de cliente focado
- Probabilidade de extensões ou expansão de mercado
- Oportunidade de exportação/ameaça de importação
- Aceitação do cliente
- Impacto nos produtos atuais
- Participação de mercado esperada e status atual de empresas rivais
- Tempo para atingir a participação de mercado proposta
- Estágio atual do ciclo de vida do produto.
- Fatores de produção
- Tempo para concluir o projeto
- Disponibilidade de recursos
- Flexibilidade de operações
- Conexões com linhas de produção existentes
- Requisitos de energia e suas fontes
- Qualidade esperada do produto ou serviços
- Disponibilidade de tecnologia e ciclo de vida da tecnologia
- Fatores financeiros
- Custo do projeto e meios de fontes
- Impacto na posição financeira atual da empresa
- Rentabilidade em termos de margens de lucro e retorno dos investimentos
- Período de retorno
- Período para atingir o ponto de equilíbrio
- Necessidades de capital de giro
- Fatores pessoais
- Exigência de mão de obra e habilidades necessárias
- Impacto nos funcionários existentes
- Mudança no ambiente de trabalho
- Requisito de habilidade técnica
- Fatores legais
- Políticas governamentais
- Patentes e sua proteção
- Qualquer outra grande complexidade legal
- Fatores estratégicos
- Impacto na imagem da empresa
- Aceitação pelos acionistas existentes
- Em linha com a missão de longo prazo da empresa
- Facilidade de saída em caso de falha
Viabilidade Técnica
Há muitos fatores que precisam ser considerados na viabilidade técnica de um projeto.
Alguns dos principais fatores são:
- Seleção de local
- Seleção e fornecimento de tecnologia
- Planejamento de capacidade
- Planejamento de layout
- Planejamento de matéria-prima
- Planejamento de serviços públicos (água, energia, resíduos, etc.)
- Considerações de incentivo do governo
- Implementação de agendamento
Fatores que afetam a seleção de locais
Estar no local certo é um ingrediente chave para o sucesso de um negócio. Se uma empresa seleciona um local errado, pode ter acesso inadequado a clientes, trabalhadores, transporte, materiais e assim por diante. Consequentemente, a localização geralmente desempenha um papel significativo no sucesso geral de uma empresa.
Uma estratégia de localização é um plano para obter a localização ideal para uma empresa, identificando as necessidades e objetivos da empresa e buscando locais com ofertas compatíveis com essas necessidades e objetivos. Geralmente, isso significa que a empresa tentará maximizar as oportunidades enquanto minimiza custos e riscos.
- Tamanho, adequação e custo do terreno: uma consideração importante na escolha do projeto é o terreno que deve ser bom o suficiente para as necessidades presentes e futuras.
- Fornecedores: As empresas devem considerar o tipo de fornecedores que precisarão estar perto de suas localidades. A disponibilidade de matéria-prima nas proximidades é especialmente útil para projetos onde a matéria-prima é necessária em grande quantidade, como a indústria de açúcar (cana-de-açúcar). Projetos que necessitam de matéria-prima perecível devem ser localizados próximos à região de disponibilidade de matéria-prima, como uma indústria de suco enlatado.
- Proximidade do mercado: Os fabricantes também se beneficiam de estarem próximos de seus clientes, pois a proximidade com os clientes reduz o tempo de envio e aumenta a capacidade de resposta da empresa aos clientes. Projetos em que os produtos acabados são perecíveis com vida útil curta devem ser colocados nas proximidades dos clientes, como no caso de uma indústria de panificação.
- Infraestrutura: As empresas devem considerar quais serão seus requisitos de infraestrutura, incluindo quais modos de transporte serão necessários e quais tipos de serviços e equipamentos de telecomunicações serão necessários. A disponibilidade de infraestrutura também inclui a disponibilidade de energia e água. As indústrias que requerem grandes volumes de água devem sempre estar localizadas em locais onde a água esteja disponível em abundância.
- Disponibilidade de mão de obra: As empresas devem estabelecer seus critérios de mão de obra e determinar que tipo de mão de obra será necessária, incluindo a educação desejada e os níveis de qualificação. Muitos projetos precisam de muita mão de obra em vez de habilidades mais altas. Este tipo de indústrias é instalada em áreas densamente povoadas, enquanto as indústrias que necessitam de mão de obra em pequena quantidade, mas altamente qualificadas e qualificadas, podem se deslocar para áreas com altos níveis de educação. As indústrias também vêm testando a mentalidade e a cultura social da região.
- Ambiente político e social: Antes de um local ser selecionado para um projeto, é necessário entender o status político e a cultura social. Local com instabilidade política pode criar problemas no futuro.
- Apoio governamental: As empresas também podem enfrentar barreiras governamentais e pesadas restrições e regulamentações caso pretendam expandir para outros países. Portanto, as empresas devem examinar os obstáculos governamentais e culturais, especialmente em outros países, enquanto desenvolvem estratégias de localização. Os incentivos governamentais oferecidos em nível central e estadual podem desempenhar um papel significativo na seleção de um local por uma empresa.
- Regulamentação ambiental: As empresas devem considerar as diversas regulamentações ambientais que podem afetar suas operações em diferentes localidades. A regulamentação ambiental também pode ter um impacto no relacionamento entre uma empresa e a comunidade em torno de um local potencial.
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