CUIDADOS BÁSICOS COM OUTROS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Pássaros
Cada ave tem suas individualidades e que devem ser observadas para que o cuidado possa ser mais específico.
▪ Alimentação:
Troque os grãos diariamente e retire os restos de comida da gaiola para que não apodreçam.
Você pode dar frutas e vegetais, aliás, uma mistura de alimentos faz bem para a saúde dos pássaros.
Limpe os comedouros regularmente e, caso coloque frutas e verduras frescos ali, eles devem ser lavados assim que o alimento for retirado.
A água deve ser trocada diariamente, bem como a limpeza do bebedouro deve ser diária. Limpa com água, sabão e escova.
Os potes de água e comida devem estar no alto e fora do alcance de galhos acima deles para evitar que os pássaros defequem em cima da comida.
▪ Limpeza: coloque dentro da gaiola uma banheira para o banho de 2 a 3 vezes por semana e que seja suficientemente grande para o tamanho da ave. Retire a banheira logo após o banho para que não haja risco de o pássaro tomar a água suja.
No caso das fêmeas, em período de reprodução a banheira deve ser colocada todos os dias para que os ovos possam umedecer.
Troque o forro da gaiola regularmente. Para tal, use jornais ou revistas em seu fundo. Limpe as fezes que estiverem em brinquedos ou poleiros.
Use produtos de limpeza neutros e não tóxicos.
▪ Comportamento: se o pássaro se apresentar muito agitado ou desanimado pode ser sinal de doença ou algum outro desconforto.
A troca de plumagem frequente e fora de época também pode indicar algum problema como alimentação inadequada, doenças de pele, parasitas, entre outros.
Ultimamente, as calopsitas têm sido as aves mais cuidadas pelo pet sitter. Por isso, veja quais são as orientações para esse animal em específico:
▪ A calopsita deve tomar sol. A luz deve ser direta, e não através de um vidro. Mas, deixe uma sombra para que ela possa se refugiar.
▪ É normal a calopsita dormir entre 10 e 12 horas. Não deixe que ruídos e luzes a despertem, pois isso pode estressá-la.
▪ Para o banho, prepare um recipiente de água (deve ser rasa - 2/3 cm de altura no máximo). Mude essa água todos os dias. Quando ela terminar de tomar banho, tire a banheira e só coloque de volta no outro dia.
Mas, existem outra opções de banho como, por exemplo, através de spray. Para tal, molhe a calopsita à distância simulando a chuva.
Aliás, elas também podem ser banhadas na chuva. Coloque a gaiola na chuva (precisa estar apenas chuviscando) por alguns minutos. Esse método simula o ambiente selvagem.
No chuveiro, deixe a água em temperatura ambiente. Existem poleiros com ventosa para facilitar.
▪ A dieta ideal da calopsita é composta de 75% de ração, 20% de frutas e vegetais e os 5% restantes para recompensas (por exemplo, frutos secos).
▪ Os brinquedos fazem parte do enriquecimento ambiental para calopsitas. Se for colocá-los dentro da gaiola, deixe no máximo três, sendo que eles devem ser trocados regularmente. Entre os principais disponíveis no mercado estão as cordas, os sinos, as escadas, o baloiço e os espelhos.
Mas, não se esqueça de que a liberdade fora da gaiola é essencial para a calopsita, pois fomenta a prática de exercício físico, algo essencial para o bem-estar dela.
Adestrando a Calopsita:
As calopsitas são capazes de cantar, imitar a sua voz, assobiar músicas completas, imitar alguns de seus movimentos, chamar pelo seu nome, vir ao seu encontro quando pronunciar o nome dela e ficar no ombro e no braço para fazer companhia.
▪ Nos primeiros dias que estiver em contato com ela, fale baixinho e dê comida por fora da gaiola para não invadir seu espaço. Vá conversando com ela por alguns minutos todos os dias. Fale de forma mansa e delicada.
▪ Depois dos primeiros dias ou semanas, interaja com ela com a gaiola aberta. Mantenha uma comida que ela goste na mão e chame-a. Aos poucos, coloque o seu dedo indicador na parte entre o peitoral dela e os pés. Ela vai subir como se fosse um poleiro. Talvez não dê certo de primeira, mas vá tentando aos poucos para ganhar a confiança dela.
Interaja e faça esse adestramento por 15 minutos, pois esse é o tempo de memória maior e de concentração de uma calopsita.
▪ Ao se aproximar da gaiola, imite seus movimentos. Se o pássaro abrir as asas, abra também, por exemplo.
▪ Coloque perto da gaiola uma música que quer que ela aprenda repetindo esse hábito 15 minutos por dia. Coloque e deixa ela aprender uma música de cada vez.
Este artigo pertence ao Curso de Pet Sitter
Faça o Curso completo grátis!!