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Cuidados com a voz

Falar demais e continuamente pode causar alguns problemas de fala.

Existem outras situações em que mudanças nos elementos sonoros podem ser observadas.

Por exemplo, a depender de como você estiver, sua voz estará

Gripado - Anasalada (Fanha)

Nervoso - Gaguejante

Irritado - Tom áspero

Triste e deprimido - Monótono sem vibração

Preocupado - As sílabas correm umas às outras

Inquieto - Alto e rápido

Dor de garganta - Grossa e rouca

Surpreso e encantado... soluçando, gaguejando

Beba água ou outros líquidos ao falar muito. Eles não devem estar muito quentes ou muito frios, pois podem irritar a garganta e causar problemas nas cordas vocais e, consequentemente, à voz. 

Observe que a água geralmente é colocada na mesa quando alguém vai fazer um discurso ou apresentação, ou quando o professor vai fazer um discurso longo.

É bom saber que treinar sua voz por conta própria, recitando a entonação de um poema ou música pode aumentar a resistência da sua voz e permitir que você fale por mais tempo sem irritar a garganta ou tossir.

Dicção

É a pronúncia correta da palavra. Muitas vezes é insuficiente por falta, omissão ou pronúncia.

Vocabulário

Deve ser correto e simples. Devemos evitar termos com os quais nossos clientes não estejam familiarizados, como termos técnicos. 

O vocabulário relacionado ao nível sociocultural do cliente é considerado ideal, melhorando assim sua capacidade de se comunicar com ele.

Falhas de linguagem

São consideradas falhas importantes e devem ser sempre evitadas. Exemplos: "pera", "eu acho que sim", "tipo assim". 

Distorção de linguagem 

Palavras que produzem interpretações confusas podem levar à distorção.  Para manter a clareza da comunicação, deve-se atentar para o uso das palavras, evitando pontuação longa e inadequada, siglas, gírias, difamações, etc.




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