Falar demais e continuamente pode causar alguns problemas de fala.
Existem outras situações em que mudanças nos elementos sonoros podem ser observadas.
Por exemplo, a depender de como você estiver, sua voz estará
Gripado - Anasalada (Fanha)
Nervoso - Gaguejante
Irritado - Tom áspero
Triste e deprimido - Monótono sem vibração
Preocupado - As sílabas correm umas às outras
Inquieto - Alto e rápido
Dor de garganta - Grossa e rouca
Surpreso e encantado... soluçando, gaguejando
Beba água ou outros líquidos ao falar muito. Eles não devem estar muito quentes ou muito frios, pois podem irritar a garganta e causar problemas nas cordas vocais e, consequentemente, à voz.
Observe que a água geralmente é colocada na mesa quando alguém vai fazer um discurso ou apresentação, ou quando o professor vai fazer um discurso longo.
É bom saber que treinar sua voz por conta própria, recitando a entonação de um poema ou música pode aumentar a resistência da sua voz e permitir que você fale por mais tempo sem irritar a garganta ou tossir.
Dicção
É a pronúncia correta da palavra. Muitas vezes é insuficiente por falta, omissão ou pronúncia.
Vocabulário
Deve ser correto e simples. Devemos evitar termos com os quais nossos clientes não estejam familiarizados, como termos técnicos.
O vocabulário relacionado ao nível sociocultural do cliente é considerado ideal, melhorando assim sua capacidade de se comunicar com ele.
São consideradas falhas importantes e devem ser sempre evitadas. Exemplos: "pera", "eu acho que sim", "tipo assim".
Palavras que produzem interpretações confusas podem levar à distorção. Para manter a clareza da comunicação, deve-se atentar para o uso das palavras, evitando pontuação longa e inadequada, siglas, gírias, difamações, etc.