Cultura Empreendedora - Curso GRÁTIS de Administração de RH

Toda empresa que pretende crescer constantemente e se tornar modelo no mercado deve promover uma cultura empreendedora dentro das suas bases. É diferente de ser um empreendedor, não significa que deva estimular que todos os funcionários queiram empreender e ter os seus próprios negócios.

É fazer com que todos entendam a importância que tem para a empresa. É disseminar uma cultura que reconhece a importância de cada um. Nada pior para um colaborador do que trabalhar em uma empresa em que a cultura diz que ele é substituível, que quando ele pedir demissão, outra pessoa ocupará facilmente o seu lugar.

Por mais que de fato outra pessoa virá para exercer sua função, cabe a empresa reconhecer a individualidade de cada um, e entender a importância de tudo aquilo que cada um traz, e contribui para o crescimento constante da empresa.

Para promover essa cultura empreendedora, é preciso que a pessoa que está a frente deste projeto trabalhe seu autoconhecimento, identifique quais pontos fortes pode destacar, e quais precisa aprimorar. É uma forma de proporcionar constante crescimento pessoal e empresarial.

Para que este desenvolvimento seja implantado com sucesso, é preciso estar atento ao mercado, e suas constantes mudanças e evoluções. É mais do que identificar quais os soft skills mais solicitados do mercado, é entender como as mudanças ocorrem e para qual caminho levam as empresas.

É preciso estar aberto ao novo, e proporcionar dentro do ambiente de trabalho, diferenciais que atraiam o público jovem, que faça com que queiram fazer parte de uma empresa. Os padrões antigos já não atraem mais os jovens, uma sala fechada com várias pessoas fazendo o mesmo trabalho, não desperta desejo na grande maioria das pessoas, e tampouco é sinônimo de sucesso.

Os trabalhadores atuais querem liberdade para executar suas funções, querem flexibilidade horária, e a possibilidade de trabalhar home office, querem sentir que, a empresa tem confiança no seu trabalho, e permite que este leve seu trabalho para qualquer lugar, pois sabe que será entregue conforme o esperado.

Quando inseridos em um ambiente corporativo, os trabalhadores desejam um ambiente descontraído, que também proporcione à eles esse sentimento de liberdade. Já não se atrai mais colaboradores com padrões rígidos, ambientes fechados e líderes autoritários.

A grande importância da cultura empreendedora passa pelo processo de retenção de talentos, incluindo as facilidades acima descritas, porque não há empresa de sucesso sem as bases que a sustentam. Abaixo podemos visualizar uma imagem que comprova a importância dos colaboradores como base de todo empreendimento de sucesso.

Imagem Interna

Permitir que os funcionários se vejam desta forma, é um método de motivar e engajar a equipe, é fazer com que todos se sintam importantes para o crescimento da empresa, por entenderem que, quanto mais a empresa cresce, mais eles crescem também.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH