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Curriculum Vitae

O currículo é um documento comumente utilizado no processo de contratação. Ele inclui informações sobre seus antecedentes e qualificações e deve comunicar as informações mais importantes e relevantes sobre você para os empregadores em um formato claro e fácil de ler. O objetivo é comunicar rapidamente porque você é exclusivamente qualificado para o cargo com base em suas habilidades e experiências.

Para criar um currículo que será notado pelos empregadores, você pode seguir alguns passos simples e práticas recomendadas. O objetivo principal de ter em mente é tornar seu currículo relevante e legível. Vamos dar uma olhada mais de perto nas melhores maneiras de escrever cada uma dessas seções de currículo. Para obter mais inspiração ao escrever ou atualizar seu currículo, veja amostras de currículo da sua indústria e título de trabalho.

Siga estas etapas ao elaborar um currículo para sua próxima solicitação de emprego:

1. Comece escolhendo o formato de currículo certo

Um "formato" é o estilo e a ordem em que você exibe informações em seu currículo. Existem três formatos de currículo comumente usados que você pode escolher dependendo do que é certo para você: Cronológico (ou cronológico reverso), funcional ou uma combinação.

Um formato de currículo cronológico coloca a seção de história profissional em primeiro lugar e é uma boa opção se você tem um rico histórico de trabalho profissional sem lacunas no emprego.

O formato de currículo funcional enfatiza a seção de habilidades e é uma boa opção se você está trocando de indústrias ou tem algumas lacunas no seu histórico de trabalho.

O formato de currículo de combinação é uma boa opção se você tiver alguma experiência profissional, onde tanto as habilidades quanto o histórico de trabalho são igualmente importantes.

2. Inclua seu nome e informações de contato

Seu currículo deve começar com seu nome e informações de contato, incluindo seu endereço de e-mail e número de telefone. Você tem uma escolha sobre incluir ou não seu endereço de e-mail. 

Seu nome deve ser altamente visível na parte superior do seu currículo com uma fonte em negrito ou maior do que o resto do documento, mas não mais do que um tamanho de 14 pontos. Você também pode incluir um link para o seu portfólio online se você estiver se candidatando a posições criativas, por exemplo.

3. Adicione um resumo de currículo ou objetivo

Após suas informações de contato, você tem a opção de incluir um resumo de currículo ou uma instrução objetiva. Uma afirmação objetiva explica rapidamente seus objetivos de carreira e é uma boa escolha para aqueles com experiência profissional limitada, como recém-formados no ensino médio ou no ensino médio. 

Um resumo de currículo é uma breve instrução que usa linguagem ativa para descrever sua experiência de trabalho e habilidades relevantes.

4. Liste suas habilidades suaves e duras

Tire um momento para considerar quais habilidades fazem de você um ótimo ajuste para o trabalho. Revise a descrição do trabalho e destaque palavras-chave com as suas provou sucesso no passado. Considere tanto habilidades duras (técnicas) quanto suaves (interpessoais), bem como habilidades transferíveis que você pode usar ao mudar de carreira ou indústrias. 

Crie uma seção de habilidades com as palavras-chave relevantes para o empregador. Liste as habilidades necessárias, como certificações ou licenças primeiro.

5. Liste seu histórico profissional com palavras-chave

Escreva sua seção de história profissional em ordem cronológica reversa. Comece com seu trabalho mais recente e forneça uma breve descrição, incluindo o nome da empresa, período de tempo em que você estava empregado, seu cargo e algumas conquistas importantes durante seu tempo na empresa. 

Você também pode incluir aprendizados relevantes ou oportunidades de crescimento que você experimentou enquanto trabalhava lá.

Ao listar seu histórico profissional, você deve ter algumas práticas recomendadas em mente:

  • Use números para, quando possível. Incluindo realizações numéricas específicas pode ajudar os empregadores a entender seu valor potencial direto para sua empresa.
  • Use palavras-chave da descrição do trabalho. Semelhante à sua seção de habilidades, você também deve incluir informações da descrição do trabalho e histórico de trabalho. 
  • Seja breve. Os empregadores têm meros segundos para revisar seu currículo, então você deve manter suas descrições mais concisas e relevantes possível. 
  • Use verbos de ação. Faça um impacto mais forte usando verbos de ação para descrever suas realizações profissionais. 
  • Siga o mesmo processo para outras experiências de trabalho. Se você não tem extensa história profissional, você também deve incluir estágios e oportunidades de voluntariado seguindo o mesmo formato.

6. Inclua uma seção de educação

Uma seção de educação será especialmente valiosa se você tiver uma experiência de trabalho limitada (como recém-formados no ensino médio ou no ensino médio) ou se você está se transferindo para uma nova indústria. Você pode incluir informações como:

  • Curso relevante
  • Cargos de liderança ocupados
  • Prêmios, conquistas ou certificações

Ao escrever sua seção de educação, você deve incluir o nome da instituição, datas de atendimento e seu diploma ou área de estudo. Se você está se candidatando a cargos de nível médio ou superior, você pode remover todos, exceto o nome da sua escola e datas de frequência para abrir espaço para uma experiência profissional mais relevante em seu currículo.

Se você tiver certificações ou licenças relevantes para a descrição do trabalho, você também pode incluí-las nesta seção. Para economizar espaço, você pode deixar de fora quaisquer credenciais que não estejam diretamente relacionadas com os requisitos deste trabalho.

7. Considere adicionar seções opcionais

Se você tiver um espaço branco significativo em seu currículo, considere adicionar uma seção de conquistas ou interesses. Isso pode ajudar a complementar um currículo mais curto, especialmente para aqueles com experiência limitada de trabalho e educação. Certifique-se de que as conquistas e interesses que você lista apoiam seus objetivos de carreira e são relevantes para potenciais empregadores.

8. Formato seu currículo

Embora o layout do seu currículo seja importante, você também deve ter tempo para prestar atenção à formatação de detalhes como estilo de fonte, tamanho da fonte, margens e espaçamento. A formatação do seu currículo pode fazê-lo parecer limpo, profissional e melhorar a legibilidade. Isso é fundamental ao tentar manter a atenção do empregador. Aqui estão algumas dicas importantes que podem ajudar a fazer seu currículo parecer polido:

  • Use uma fonte entre 10 e 12 pontos de tamanho.
  • Selecione uma fonte limpa e fácil de ler como Arial ou Helvetica; evite fontes estilizadas.
  • Certifique-se de que suas margens são de 1 a 1,5 polegadas.
  • Torne seu nome e cabeçalhos de seção em negrito ou ligeiramente maior em tamanho de fonte (não mais do que 14 pontos).
  • Separe as seções de educação da história profissional.

9. Revise seu currículo

Revise cuidadosamente seu currículo para erros de ortografia, gramática e pontuação. Ler seu currículo para trás pode ajudá-lo a identificar erros apresentando as palavras em uma nova ordem. Você também deve perguntar a amigos, colegas, professores e familiares de confiança se eles podem rever seu currículo. Opiniões de terceiros podem ajudar a revelar novas informações que você pode ter esquecido.

Se o seu currículo tiver mais de uma página, revise formas de consolidar ou encurtar cada seção removendo palavras de preenchimento ou informações estranhas. Duas páginas podem ser aceitáveis se você estiver se candidatando a cargos de alto nível ou indústrias como saúde ou academia.

10. Adapte seu currículo para sua posição

É importante revisar seu currículo para adaptá-lo para o cargo de secretária. Para cada trabalho, ajuste as palavras-chave na seção de habilidades para que seja um ótimo ajuste para o que o empregador precisa. Você também deve mudar o que você enfatiza nas seções de história profissional e experiências educacionais, dependendo do que está listado na descrição do trabalho. Veja o nicho do seu empregador e faça adaptações para ele entender que você está apta a entender as especificidades que ele precisa.



Este artigo pertence ao Curso de Secretariado

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