Da Soletração à Consciência Fonológica
Sem dúvidas, o reconhecimento das palavras desempenha um papel central no desenvolvimento da habilidade de leitura. Essa afirmativa é praticamente consensual entre os pesquisadores da área de alfabetização.
Todavia, tanto o processo da leitura quanto o da escrita é mais complexo que apenas reconhecer palavras e entender a relação entre grafemas e fonemas.
Essas habilidades de leitura e escrita são adquiridas à medida que amplia o seu léxico ortográfico, nos estágios subsequentes à fase de alfabetização.
Métodos sintéticos
Os métodos sintéticos de alfabetização têm uma correspondência direta entre o que se fala (oral) e o que está escrito.
Dessa forma, é desenvolvido um aprendizado letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra.
Os métodos sintéticos podem ser são classificados nos seguintes grupos:
Alfabético
Nele o aluno aprende as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais e em seguida forma as palavras que constroem o texto.
Silábico
No método sintético silábico a criança aprende primeiro as sílabas para formar as palavras.
Ao pronunciarmos sílabas, e não letras ou sons separados, pode ocorrer um melhor reconhecimento das palavras com o som da fala.
Basicamente, a aprendizagem é feita primeiro através de uma leitura mecânica do texto.
Neste método, as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e professores no aprendizado, com os seus respectivos fonemas e grafemas.
Mesmo com a tentativa de facilitar o processo, esse método é bastante controverso.
Isso porque como o aprendizado é feito através da repetição, o método sintético pode ser mais desinteressante para as crianças.
Fonético
No método fonético, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.
Não há dúvidas que aprender a reconhecer palavras é a principal tarefa do leitor. Em princípio, esse reconhecimento pode ser mediado pela fonologia.
Através da decodificação fonológica, a criança traduz sons em letras, quando lê, e faz o inverso, quando escreve.
Na fase inicial da aprendizagem da leitura, a competência essencial a ser desenvolvida é a decodificação de palavras, o que, por sua vez, implica um processamento fonológico.
Nesse sentido, é papel do alfabetizador desenvolver nos alfabetizandos a consciência da dimensão sonora das palavras, que são formadas por sílabas e fonemas.
Tanto na literatura especializada no Brasil quanto no exterior, é descrito que a ênfase no desenvolvimento da consciência fonológica dos alfabetizandos permite a compreensão do princípio alfabético.
Por consequência, os aprendizes conseguem adquirir a habilidade de identificação das palavras e em seguida, a compreensão do sentido do enunciado escrito.
Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização e Letramento
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