Como calcular o Décimo Terceiro Salário?
Também conhecido como gratificação de natal, o 13 salário é um benefício garantido pela CLT. Este salário extra é normalmente pago no final do ano, e muitas vezes, dividido em duas parcelas.
Para o cálculo do décimo terceiro salário também inclui os descontos de INSS e FGTS, além do imposto de renda para os salários em que se aplicam.
O cálculo é similar ao feito para as demais folhas de pagamento (que você aprenderá a fazer a seguir), portanto, vamos focar aqui em outras questões que merecem especial atenção.
A data para o pagamento da primeira parcela, deve ocorrer obrigatoriamente entre o primeiro dia de fevereiro e o último dia útil de novembro. Já a segunda parcela deve ser efetuada até o dia 20 de dezembro.
Nos casos em que o dia 20 de dezembro cai em um final de semana, o pagamento deve ser antecipado para o último dia útil antes dessa data.
Todos os colaboradores tem direito ao décimo terceiro salário, inclusive aqueles que estejam afastados por acidente de trabalho ou licença maternidade. O valor corresponde a um mês de salário, no entanto será proporcional para todos os colaboradores que não tenham completado 12 meses na empresa.
Importante ressaltar que, passados 15 dias de trabalho, já é contabilizado um mês inteiro no que diz respeito ao pagamento do benefício. Este também é um valor a ser pago em rescisão contratual.
Agora vamos aprender a fazer o cálculo, que assim como as férias, é muito simples, e a grande maioria das empresas já possui um sistema de contas automatizado para este processo.
Valor da remuneração / 12 meses ou quantidade de meses trabalhados = 13 salário.
Para ficar mais claro vamos a um exemplo:
João foi contratado pela empresa X dia 5/5/2020, seu salário é de 5.000,00 reais. Até dezembro deste mesmo ano ele terá trabalhado 8 meses, desta forma o cálculo é o seguinte:
5.000/12 = 416,00
416 x 8 = 3.328,00
Ou seja, o valor que João terá direito a receber, correspondente ao décimo terceiro salário é de 3.328,00 reais.
Assim como no valor das férias, o 13 salário também recebe descontos tributários, sendo eles INSS, FGTS e imposto de renda, e tais descontos devem ser feitos apenas na segunda metade do salário extra.
Como vimos até aqui, uma gestão financeira bem planejada deve ser algo de grande investimento de tempo por parte da empresa, para que não fique com dificuldades financeiras no momento do pagamento extra, visto ser um pagamento obrigatório.
Este é mais um dos cálculos que deve ser feito antes de uma nova contratação, considerando que será mais um gasto a longo prazo.
Este artigo pertence ao Curso de Departamento Pessoal
Faça o Curso completo grátis!!