Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

4 Avaliações
Iolanda Santos Barreto de Meneses
★★★★★
Iolanda Santos Barreto de Meneses

Amei o curso

silvia Oli
★★★★★
silvia Oli

Tudo bom

Erenice Palmiro Maciel
★★★★★
Erenice Palmiro Maciel

Muito bom

Bianca Macedo Nunes
★★★★★
Bianca Macedo Nunes

Muito importante esse curso

DECORAÇÃO DOS CÔMODOS


Após entender a funcionalidade do local e o estilo de vida do cliente fica mais fácil preencher os espaços com os móveis. Outros fatores como distribuição de tomadas, pontos de TV e de luz e quantidade de moradores devem ser observados.


Quartos

Após observar o espaço e medi-lo, tire as medidas dos móveis que pretende colocar dentro do quarto.

▪ Cama: tenha a cama como ponto de partida. Geralmente, é ideal posicioná-la na maior parede do quarto sem, necessariamente, ficar centralizada. Priorize uma posição em que a pessoa possa olhar para a porta. Isso traz mais segurança e tranquilidade para o morador, porque gera sensação de controle. Isso não quer dizer que ela deva ficar alinhada à porta, porque isso leva à intenção contrária, já que o sono poderá ficar mais agitado ao receber muita energia proveniente do lado de fora.

Além disso, evite colocar a cama debaixo de uma janela para evitar incômodos com correntes de ar indesejadas.

Num quarto de casal, avalie qual tipo de cama é ideal (cama de casal, queen ou king?).


▪ Guarda-roupa: ancorar móveis mais profundos, como o guarda-roupa, em paredes menores ajudam a preencher melhor o espaço. Uma das combinações mais certeiras é posicioná-lo no lado oposto à janela e ao lado da cama.


▪ Móveis auxiliares: verifique se há espaço suficiente para mesinhas laterais, escrivaninhas, cômodas, entre outros objetos. Eles podem ser itens dispensáveis a depender do tamanho do cômodo. Ao escolher criados-mudos, por exemplo, não permita que a altura seja maior do que a da cama nem muito menor. O ideal são mesinhas alinhadas à cama ou levemente mais baixas.

Para proporcionar mais conforto, distribua esses móveis menores ao alcance das pessoas quando elas estiverem na cama.

Escrivaninhas podem ser posicionadas perto das janelas para facilitar a leitura devido a incidência da luz. Opção boa para quartos menores são as escrivaninhas dobráveis.

Não deixe de considerar as passagens. Para que a circulação dentro do quarto seja confortável, elas devem ter ao menos 60 centímetros.

Cantos de leitura são ideais para quartos mais espaçosos para evitar “buracos” na composição.


▪ Televisão: se o desejo do proprietário incluir a instalação de uma televisão, utilize o ponto já existente ali dentro e posicione a cama na parede oposta para que fique de frente à TV. Se não for possível, confira a possibilidade de mudar o ponto de lugar ou instalar um suporte articulado. Se for usar móveis ou painéis para colocar aparelhos eletrônicos, opte por aqueles de pouca profundidade.


▪ Acessórios: tapetes são ótimos para quartos com piso de cerâmica. Também, passam sensação de aconchego.

Escolha cortinas e persianas adequadas para a intensidade de entrada de luz no quarto.

Se o quarto tiver paredes longas, arte e papéis de parede são alternativas para afastar a sensação de vazio.


Considere também a abertura de portas, gavetas e janelas de modo que eles possam ser totalmente abertos sem atrapalhar as entradas. Em espaços pequenos, opte por portas de correr.


Confira dicas específicas para cada tipo de quarto:

▪ Quarto de casal: escolha de duas a três cores para decorá-lo. É interessante escolher tons claros para misturar com uma cor diferente. Estilo clean e minimalista combina com branco. Já o clássico combina bem com detalhes dourados.

Aplicar papel de parede pode dar mais personalidade a esse ambiente.

A iluminação deve ser suave. O candeeiro no teto é uma peça obrigatória. Já os candeeiros das mesas-de-cabeceira trazem requinte e praticidade. Além disso, o ideal é disponibilizar interruptores ao alcance das mãos quando a pessoa estiver na cama.

Velas aromáticas e fotos do casal dão um toque romântico neste tipo de quarto.


▪ Quarto de solteiro: além de algumas dicas dadas acima para o quarto de casal, é muito importante levar em consideração o gosto do adulto solteiro que usará este quarto. Uma boa maneira de fazer isso é adotar algum tema para a decoração como cinema, cidade, época, entre outros.


▪ Quarto de bebê: os objetivos dessa decoração devem ser conforto, segurança e praticidade. Defina a paleta de cores e o tema, estilo ou padrão.

O berço é o principal móvel e seu estilo deve estar conjugado ao resto do quarto. A cadeira de embalar ou poltrona é um item essencial.

Não se esqueça de facilitar a rotina dos pais colocando uma pequena mesa com toalhas e fraldas de pano. Escolha brinquedos para a composição e têxteis fofos e confortáveis. A iluminação precisa ser suave.


▪ Quarto de criança: as cores e temas devem prevalecer. Grades de segurança podem ser necessárias, sendo elas encaixadas debaixo do colchão. Encoste a cama na parede para aumentar a segurança. Este quarto deve ser funcional de forma que a criança possa descansar, brincar e estudar no mesmo ambiente. Por isso a importância de criar esses nichos dentro do quarto.

Para guardar os brinquedos, uma boa dica são as caixas grandes de plástico, pois podem ser empilhadas ocupando pouco espaço.

Este artigo pertence ao Curso Decoração de Interiores

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
Iolanda Santos Barreto de Meneses
★★★★★
Iolanda Santos Barreto de Meneses

Amei o curso

silvia Oli
★★★★★
silvia Oli

Tudo bom

Erenice Palmiro Maciel
★★★★★
Erenice Palmiro Maciel

Muito bom

Bianca Macedo Nunes
★★★★★
Bianca Macedo Nunes

Muito importante esse curso

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.