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Definição de Gestão de Salão

A gestão do salão refere-se à fiscalização das atividades cotidianas de um salão. A gestão adequada garante que os colaboradores estejam confortáveis e que os clientes estejam satisfeitos com os serviços que recebem.

A gestão do salão refere-se à fiscalização das atividades cotidianas de um salão. A gestão adequada garante que os colaboradores estejam confortáveis e que os clientes estejam satisfeitos com os serviços que recebem.

Tudo isso leva ao sonho de todo empresário- um aumento na receita. Um dono de salão pode decidir assumir o papel de gerente ou empregar um.

A gestão de um salão é um trabalho em tempo integral. Implica gerenciar todos os aspectos que contribuem para o bom funcionamento de todo o negócio. Estabelecer metas, atribuir deveres de equipe, acompanhar o inventário, registrar dados do cliente, comercializar seu negócio e manter os clientes felizes são poucas coisas que rendem um salão organizado e produtivo.

Checklist completo para gestão de salão

  • Reserva on-line para maximizar horário de agendamento
  • Gerenciamento da experiência do cliente
  • Executando campanhas personalizadas para aumentar a receita
  • Contratação e treinamento de funcionários e funcionários de salão
  • Gerenciamento de estoque e estoque de varejo
  • Rastreamento de insights de comportamento do cliente e métricas de desempenho da equipe
  • Gerenciamento de feedback do cliente e reputação on-line
  • Comprando equipamentos de salão mais recentes e atualizados
  • Gestão da saúde do salão, segurança, higiene e limpeza
  • Gerenciamento de finanças de ponta a ponta e folha de pagamento de funcionários
  • Planejamento de programas de adesão e cartões de presente para incentivar negócios repetidos
  • Gerenciando mais de uma localização de salão e gerando relatórios consolidados
  • Definindo metas e rastreando o sucesso
  • Garantir o bem-estar dos funcionários e clientes

Lembre-se, um gerente garante que os clientes estão satisfeitos, e o negócio está lucrando. Para equilibrar os dois, eles têm que possuir algumas habilidades.

Aqui estão algumas das características de um bom gerente de salão:

Excelente Comunicação

Assim como em qualquer outro negócio, um gerente de salão tem que possuir habilidades essenciais de comunicação.

Quando você é um bom comunicador, você vai evitar entrar em um monte de problemas.
Estabeleça um certo meio de comunicação e um cronograma. Ter um horário regular garante que ninguém perca a informação.

Em um salão, a maior parte do trabalho envolve interagir com as pessoas. Sem excelentes habilidades de comunicação oral e escrita, pode ser difícil delegar tarefas, resolver problemas e discutir metas futuras. Torne-se acessível aos empregados. Vai tornar mais fácil para eles discutir problemas ou sugestões com você. São seres humanos que precisam de um ouvido sempre que têm preocupações. Ao fazer isso, eles se sentirão apreciados e terão boa moral para trabalhar.

A comunicação regular com a equipe é um dos fatores-chave por trás de uma operação de negócios suave. Realizar reuniões regulares de pessoal para apresentar atualizações, agendas e abordar questões.

Engajar a equipe no planejamento de promoções e novas ideias de marketing. Inclua e considere sempre as opiniões da equipe nos principais processos de tomada de decisão.

Em um ambiente de trabalho peculiar como um salão, às vezes é difícil traçar uma linha entre mantê-lo profissional e torná-lo divertido.

Este é um desafio para os gerentes de salão. Definir o limite entre ser rigoroso e ser tolerante é difícil, no entanto, tenha em mente que para ser bem-sucedido, você deve tentar manter um equilíbrio perfeito entre os dois. É importante que suas ações e decisões não gerem ressentimento de sua equipe.

Você pode começar ganhando a confiança de sua equipe e permanecendo geralmente educado. Ouçam suas histórias e valorizem-nas como seres humanos e, ao mesmo tempo, forneçam feedback construtivo e mantenham a responsabilização.

Os gerentes de salão se baseiam em habilidades de comunicação todos os dias, e não apenas quando dizem a um cliente que seu novo corte de cabelo parece fabuloso. Você estará dando instruções aos funcionários, chamando equipes de suporte sobre pedidos de equipamento, e analisando o que um cliente realmente significa quando eles "vamos fazer algo diferente". Saber interagir profissionalmente com os outros e se envolver com diferentes tipos de personalidade pode fazer toda a diferença.

Claro, se a comunicação fosse fácil, todos teriam essas habilidades! Tente manter em mente as seguintes sugestões:

  • Considere seu público: Como você interage com um novo cliente é diferente de como você falará com um cliente regular — muito menos com sua equipe, empreiteiros ou familiares amados. Embora você possa sempre ser amigável, seu tom ainda deve refletir a natureza do seu relacionamento.
  • Seja claro e conciso: Se você puder resumir suas conversas profissionais em um formato curto e pontual, será muito mais fácil para os ouvintes entendê-lo.
  • Escutar: Comunicação é uma via de mão dupla. Você precisará ouvir mais do que falar para entender quais desafios e dificuldades sua equipe enfrenta. Você pode até aprender soluções com seus profissionais do salão que você não tinha considerado!
Visão de negócio

Ter uma visão clara leva os negócios ao sucesso. É sempre importante criar um objetivo claro, seja a curto ou longo prazo, para orientar o negócio na direção certa. Você está planejando expandir seu salão dentro de um ano? Ganhar um prêmio ou credenciamento? Ou cumprir a meta de vendas? Seja qual for sua visão, coloque-a em palavras e compartilhe-a com as pessoas com quem trabalha. Reúna sua equipe para trabalhar com você para o mesmo objetivo e certifique-se de que ninguém fique para trás.

Explique sempre a lógica por trás das regras, políticas, procedimentos e normas implementadas no salão para os funcionários, pois eles poderiam ter interpretado tais regras de forma diferente. Certifique-se de que a equipe do salão entenda que seu desempenho no trabalho afeta a qualidade da experiência do cliente oferecida pelo salão. Também implica que seu desempenho tem um impacto, não apenas no sucesso do salão, mas também no desenvolvimento de sua carreira.

Liderar pelo exemplo

É um fenômeno cientificamente comprovado que os membros da equipe ajustam suas ações com base no comportamento de seu líder. Se você adotar um tom profissional, ter conversas agradáveis, e mostrar que está disposto a ajudar colegas de trabalho sobrecarregados? Você notará que outros membros da equipe se intensificam de maneiras semelhantes.

Infelizmente, o oposto também é verdade. Contar piadas inapropriadas, jogar favoritos entre sua equipe ou outra atividade não profissional criará rapidamente uma cultura de trabalho tóxica. Se você não está disposto a liderar pelo exemplo, por que você deveria esperar diferente da sua equipe?

Um líder eficaz sempre coloca suas palavras em ação. Como gerente do salão, liderar pelo exemplo mostra aos funcionários o que é possível.

Ele ajuda a visualizar a conexão entre medidas de desempenho e resultados positivos, e os méritos de melhorar a experiência do cliente. Você poderia fazer isso demonstrando como ser proativo na promoção de produtos de varejo e serviços extras aumentará os lucros.

As avaliações dos clientes, um registro de reclamações e como foram resolvidas, fazem uma boa fonte de informação sobre a qualidade dos serviços do salão.

Eles indicam como os clientes são atendidos, como os funcionários se comportam ou se as comodidades do salão precisam ser melhoradas. É importante formular procedimentos no tratamento de reclamações de clientes para orientar a equipe sobre como resolver problemas quando a ocasião surgir.

Também é importante manter um registro de reclamações e resolução para abordar a causa do problema, evitar repetir o mesmo problema e criar melhores práticas a partir dele. Os funcionários devem sempre ter em mente que as reclamações devem ser levadas a sério, pois afetam significativamente a integridade do salão.

Construir uma equipe forte 

As tarefas de um gerente de salão também incluem resolver quaisquer questões urgentes relativas aos recursos humanos o mais rápido possível. A equipe precisa reconhecer a capacidade do gestor de fornecer soluções eficazes para quaisquer problemas no salão.

No entanto, os melhores gerentes de salão não são apenas bons solucionadores de problemas, eles também são grandes construtores de equipes. Eles devem ser capazes de mostrar ou ensinar seus funcionários como resolver um problema com o trabalho em equipe certo. Uma equipe forte é capaz de enfrentar desafios à medida que surgem. Realizar exercícios de formação de equipe pode ajudá-lo a construir uma equipe de salão forte e unificada.

Uma cultura de trabalho feliz e positiva não só melhora o bem-estar e a produtividade da equipe, mas também produz clientes felizes. Não basta apenas ter uma comunicação regular com a equipe, você também tem que ter certeza de que é divertido, positivo e envolvente. Você pode realizar reuniões mensais de pessoal sobre diferentes temas, fornecer lanches e refrescos durante as reuniões ou dar uma recompensa a profissional do salãos de bom desempenho.

Os gerentes do salão também são responsáveis pela reposição de estoques e encomenda de produtos para o salão. Uma dica valiosa para ter em mente é que as empresas de produtos geralmente fornecem produtos de amostra grátis para salões de beleza para ganhar um cliente.

Ouse pedir amostras e oportunidades de educação que eles possam oferecer para os profissionais do salão. Isso não só beneficiará o pessoal, mas também ajudará você a encontrar os produtos certos para vender no salão.

Ser Inovador

As tendências de beleza mudam rapidamente. Um penteado da moda, por exemplo, raramente fica por aqui por anos. Um look icônico hoje pode parecer estranho na próxima temporada. Assim, um bom gerente de salão garantirá que o negócio do salão esteja se adaptando às tendências de beleza em mudança. Para se manter no topo da indústria de salões, é crucial permanecer inovador. Permita que seus profissionais do salão sejam criativos e encoraje-os a apresentar novas ideias para os serviços de salão.

Não esqueça o marketing

O marketing é um fator-chave para levar os clientes ao salão. Coloque anúncios de salão em sites locais e publicações que tenham um mercado-alvo semelhante com o salão. As promoções cruzadas também são uma boa estratégia de marketing.

Promova seus serviços de salão para empresas que oferecem serviços complementares, como maquiadores, planejadores de casamentos e consultores de imagem. Você também pode oferecer descontos ou criar um programa de indicação ao cliente com recompensas emocionantes e deixar seus clientes fazerem o marketing para você. Utilizar as principais plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter; e maximizar suas características à sua disposição.

Automatize seu salão

Lidar com compromissos e reservas pode ser demorado e impedir que você faça outras tarefas. Neste ponto, você pode querer automatizar seu salão e usar software de soluções de negócios para agilizar e integrar todos os principais processos de negócios do salão. Isso ajudará a melhorar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade.

Independentemente se você é um iniciante completo ou tem anos de experiência na gestão de um salão, o sucesso envolve a construção de uma base sólida para um salão de beleza bem-sucedido e sustentável.

Lembre-se que um negócio de alto desempenho só prospera ao estabelecer e manter boas relações saudáveis entre funcionários e gerentes do salão. Isso implica manter a equipe feliz e motivada, e manter a calma quando os problemas surgem no salão. Se você liderar pelo exemplo e criar uma cultura de trabalho que aumente a moral, isso incentivará um bom desempenho do trabalho da equipe.

Saber delegar

Os gerentes não podem fazer tudo. (Mesmo que pareça assim!) Seja qual for o tamanho do seu salão, a gestão do tempo ajuda você a se manter organizado, focar em prioridades e saber quando é hora de uma pausa rápida.

Se você está administrando um grande salão, delegar é um elemento importante para a gestão do tempo — e o mais difícil para os novos gestores abraçarem. Quando você está acostumado a lidar com tarefas do dia a dia, os gerentes muitas vezes pensam que é mais rápido fazer tarefas operacionais sozinhos. Na verdade, fazer tudo leva ao burnout. Apoie os membros da sua equipe para pedir ajuda!

Leve algum tempo para determinar quais funcionários são os melhores para cada tarefa, desde a limpeza até o agendamento. Não tenha medo de atribuir essas tarefas para que as pessoas sintam que você as está cantando para certos empregos. E uma vez que uma tarefa delegada esteja completa, mostre sua gratidão!

Organização adequada

Como gerente, você tem muito na sua lista de tarefas. Suas tarefas para atender, delegar trabalho aos responsáveis, oferecer treinamento e mentoria, e muito mais.

Habilidades gerenciais e organizacionais são vitais aqui. Sempre que houver muita carga de trabalho, um bom gestor delega tarefas de acordo para evitar estresse e desperdício de tempo. A delegação não é fácil, porém, como atribuir tarefas àqueles que não podem fazê-lo de acordo só levará a mais problemas. Conheça bem sua equipe. Todo mundo tem suas áreas de força e fraqueza. Não diga a alguém para fazer algo enquanto você sabe muito bem que eles não têm as habilidades para fazê-lo perfeitamente.

Habilidades de mentoria

Orientar seus funcionários é crucial, e eles esperam isso de você. Se você encontrar maneiras de torná-los melhores em níveis pessoais ou questões relacionadas ao trabalho, será uma vantagem para o seu negócio. Motivá-los com frequência.

Como gerente, você tem habilidades e experiência na indústria da beleza. Passe esse conhecimento para os outros também. Lembre-se, sua equipe tem confiança e acredita muito em você como seu sênior. 

Habilidades de resolução de conflitos

Conflitos sempre surgirão sempre que houver mais de uma pessoa em qualquer lugar. Podem surgir conflitos entre funcionários ou entre funcionários e clientes.

Como gerente, é sua responsabilidade resolvê-los o mais rápido possível.

Para chegar a uma conclusão, primeiro, cavar fundo na causa raiz do conflito. Ouça minuciosamente ambas as partes antes de chegar a uma conclusão.

A gestão de conflitos requer atenção aos detalhes e relaxamento.

O pensamento criativo também é útil aqui. Procure resolver problemas sem deixar um imenso impacto sobre os envolvidos.

Economizará tempo e evitará problemas futuros no negócio. 


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Salão de Beleza

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