Área do Aluno


ou



Definição de Competências

Também denominado de processos de aplicar pessoas, nesse momento se busca definir o que cada função irá fazer dentro da organização empresarial. O objetivo é deixar claro o que a empresa busca com cada funcionário, até para facilitar a definição de metas e, por óbvio, a cobrança por resultados.

A parte mais importante desse processo é o desenho organizacional. Como já foi visto, esse desenho auxilia no recrutamento de pessoas, pois permite identificar as funções dentro da organização que precisam de melhorias. Mas essa não é a única função desse desenho. Ele demonstra a hierarquia da empresa e a função que se espera de cada colaborador.

O desenho do cargo engloba todas as funções que serão desempenhadas pelo funcionário e uma justificativa a respeito da importância da sua função para a empresa como um todo. O desenho também precisa demonstrar como a função deve ser realizada.

Esse é o detalhe tão importante para a fase de agregação. Uma vez que a empresa tem os detalhes de quais as funções a serem realizadas, ela consegue imaginar um funcionário ideal para o cargo. Esse será o modelo que será buscado no momento de recrutamento e seleção de pessoas.

Também é importante que a organização descreva em detalhes o que se espera do cargo. Na descrição deve ser possível encontrar a lista de tarefas que o funcionário terá de exercer, os requisitos que se espera para um funcionário ocupar aquele cargo (o que auxilia no recrutamento), e informações gerais a respeito da função.

Para descrever um cargo com exatidão, a organização deve apresentar alguns critérios. Inicialmente, deve apresentar qual a tarefa que será realizada pelo ocupante do cargo, bem como a sua amplitude (quantas pessoas serão subordinadas à ele) e a autonomia do funcionário frente às demais lideranças.

A descrição deve informar também as competências esperadas, com o nível de complexidade do cargo. Além de informar até que ponto o funcionário é especializado. É importante que o colaborador saiba se precisa ter um conhecimento altamente especializado ou se precisa de conhecimentos gerais para ocupar a função.

Ainda, a descrição deve informar como os cargos se relacionam entre si, e qual a interação que se espera dos cargos da empresa. É o critério das relações humanas.

Por fim, a descrição deve informar o contexto do cargo, indicando quais os materiais que ele vai precisar para trabalhar e o motivo de cada equipamento.

Essa etapa é muito importante para funcionários novos. É o que vai permitir a sua ambientação na empresa.

O primeiro passo é a orientação. Os novos funcionários precisam ser integrados no contexto da empresa, precisam sentir o clima do ambiente. Nesse momento eles devem ser apresentados aos locais dentro da empresa e às funções existentes dentro da organização.

O segundo passo é embutir nesse novo funcionário a cultura organizacional. Toda empresa possui uma forma de fazer as coisas, valores que formam a essência do seu trabalho. O ideal é que esses valores sejam explícitos, para facilitar a ambientação do novo funcionário.



Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados