Área do Aluno


ou



Departamentalização - Administração de Empresas

Departamentalização significa agrupar atividades e pessoas em departamentos, possibilitando expandir as organizações, pelo menos em teoria, em um grau indefinido.

A departamentalização refere-se à estrutura formal da organização, composta por diversos departamentos e cargos gerenciais e suas relações entre si.

À medida que uma organização cresce, seus departamentos crescem e isso adiciona mais níveis de gestão.

Isso muitas vezes cria menos flexibilidade, adaptabilidade e unidades de ação dentro da empresa.

A departamentalização é o agrupamento eficiente e eficaz de empregos em unidades de trabalho significativas para coordenar inúmeros trabalhos — tudo para a realização rápida dos objetivos da organização. Duas coisas particulares precisam ser consideradas antes de definir a estrutura formal da organização ou a Departamentalização.

Eles são:

  • Unidades organizacionais básicas
  • Estrutura de coordenação.

Tipos de Departamentalização

A departamentalização resulta da divisão do trabalho e do desejo de obter unidades de organização de porte gerenciável e utilizar a capacidade gerencial.

Uma estrutura de organização e um projeto são moldados significativamente pela Departamentalização seguida.

Os meios de departamentalização são por

  • Departamentalização Funcional.
  • Departamentalização por Território.
  • Departamentalização da organização por grupo de clientes.
  • Departamentalização matricial.
  • Força tarefa de planejamento

1. Departamentalização Funcional

Grupos de departamentalização funcional em conjunto trabalhos que envolvem as mesmas ou similares atividades. Permite que a organização equipe todos os cargos importantes com especialistas funcionais e facilita a coordenação e integração.

2. Departamentalização por Território

A departamentalização pelo método território é seguida onde; a menos que as condições locais pareçam oferecer vantagens, como baixo custo de operação e oportunidades de capitalizar em condições locais atraentes à medida que surgem.

A departamentalização territorial é especialmente popular para as vendas, onde a divisão parece viável de acordo com alguma segregação geográfica do mercado.

3. Departamentalização da organização por grupo de clientes.

O departamento de atendimento ao cliente é onde as atividades da organização estão prontas para responder e interagir com clientes específicos ou grupos de clientes.

Esta forma organizacional é usada quando a grande ênfase é colocada no atendimento eficaz de diferentes tipos de clientes.

4. Departamentalização matricial

A departamentalização matricial tenta combinar projetos de departamentalização funcional e de força-tarefa (projeto) para melhorar a sincronização de múltiplos componentes para uma única atividade (ou seja, um lançamento lunar), para melhorar a economia de escala e para melhor atender o cliente e a empresa.

5. Força-Tarefa de Planejamento

A força-tarefa de planejamento é mais frequentemente formada quando a organização requer abordar circunstâncias especiais. É mais preferível e eficiente do que manter uma equipe de planejamento ou departamento diferente.

Como funciona a departamentalização em uma organização

O padrão básico de muitas estruturas de organização gira em torno de três atividades fundamentais: produção, marketing e finanças.

A terminologia pode variar de empresa para empresa, e em organizações não empresariais, as funções podem ser mais obscuras, mas essencialmente todas as três atividades devem ser implementadas para que a organização sobreviva.

Por que essas três atividades são fundamentais? A maioria das empresas está preocupada em produzir um produto ou serviço para uso por outras pessoas.

Uma vez que é produzido para uso por outros, deve ser distribuído ou comercializado;

Isto é, as pessoas devem ser encontradas que querem o produto ou serviço e estão dispostas a aceitá-lo em termos mutuamente agradáveis para o vendedor (empresa) e o comprador.

Também produzir e distribuir o produto ou serviço requer a elevação e manutenção de capital suficiente; ou seja, as atividades de financiamento devem ser realizadas por alguns membros da empresa.

O escopo das três unidades fundamentais da organização e a complexidade do empreendimento dão origem a unidades de organização adicionais.

Esses tipos resultam principalmente de coisas como a natureza e a quantidade do trabalho a ser feito, o grau de especialização praticado, e as pessoas e os locais de trabalho disponíveis para o trabalho.

Estrutura de coordenação

Como foi enfatizado na discussão da divisão do trabalho, uma organização deve ser vista por todos os gestores em todos os níveis como um todo coeso, nunca tão separado, unidades funcionais independentes.

A organização é um sistema de peças integradas, e dar ênfase indevida a qualquer parte funcional em detrimento de toda a organização cria ilhas organizacionais, resultando em ineficiência e problemas comportamentais significativos.

Os gestores astutos devem reconhecer o potencial para que essas lacunas existam (e sua existência real) e desenvolver programas para integrar funções de apoio para atingir objetivos organizacionais globais.

Nenhuma forma de departamentalizar é adequada para todas as organizações e todas as situações. Por isso, você deve ser capaz de projetar o organograma mais adequado para sua operação particular.

Você pode determinar o que é melhor olhando para a situação que enfrenta, os trabalhos a serem feitos e a maneira como devem ser feitos, as pessoas envolvidas e o nível de habilidade e tecnologia sendo usada e outros fatores ambientais internos e externos na situação.

Deve-se lembrar, que o objetivo da departamentalização não é construir uma estrutura rígida, equilibrada em termos de níveis e características por consistência e bases idênticas, mas para agrupar atividades da maneira que melhor contribuirá para alcançar objetivos empresariais. 



Este artigo pertence ao Curso de Administração de Empresas

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados