Desenvolvendo a Cultura Empreendedora

Desenvolver uma cultura, seja ela qual for, requer um estímulo constante, além de investimento em melhorias e valorização profissional.

Para isso é preciso estimular a criatividade, inovação, autonomia e proatividade de cada colaborador. É permitir que este dê sua opinião, é estimular sua participação, e mostrar que de fato, sua fala é importante para a empresa.

As empresas são feitas por pessoas, e são para as pessoas, por isso elas estão sempre na base, e não há como substituí-las completamente por sistemas ou outras formas de mão de obra automatizada. Se as pessoas são o bem mais importante, é preciso deixar que elas saibam disso.

Só se atinge os objetivos com o engajamento de todos, e um exemplo de método motivador que deve ser considerado como base para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, é o PPLR, ou seja, participação dos lucros da empresa.

Além dos reforços palpáveis para motivar os colaboradores, como uma bonificação em dinheiro, é preciso trabalhar ações mentais para reforçar o sentimento de pertencimento, o que pode ser feito através de ações de feedback, cursos, palestras, e outros tipos de treinamento.

É importante promover o sentimento nos colaboradores de que, tanto trabalho é recompensador, principalmente para eles próprios.

Agora vamos pensar em como desenvolver esta cultura empreendedora na prática:

1. Programação: aqui está a grande importância de ser o profissional de recursos humanos a desenvolver este trabalho, pois é o setor da empresa que está ligado ao lado humano, que sabe valorizar e reconhecer os aspectos essenciais que motivam uma pessoa, e sabe buscar formas de incluir um pouco da individualidade de cada um, em um grande projeto para todos.

É feita a elaboração de estratégias juntamente com os gestores e as lideranças de cada equipe e/ou setor, para criar ações que envolvam cooperação e empreendedorismo, e que reflitam em resultados para todos.

2. Avaliação: é o momento de analisar as condições atuais, para entender qual o melhor momento e como aplicar as novas medidas. É necessário também analisar os custos envolvidos, fazer uma programação e planejamento financeiro para colocar as medidas estabelecidas em prática, e por fim, avaliar os resultados obtidos.

3. Comunicação: como já falamos anteriormente, a área de endomarketing promove toda a parte de comunicação interna, e para os planos de desenvolvimento de cultura empreendedora, estas comunicações devem ser mais constantes e efetivas, para sempre manter o engajamento.

O objetivo da aplicação desta cultura é mostrar à todos, empresa, colaboradores, cliente final, e também a comunidade, que existe um missão, um propósito pelo qual todos trabalham. A aplicação desta cultura reflete em funcionários e clientes mais felizes e fiéis.

Os clientes finais sempre conseguem perceber o que acontece dentro de uma empresa pela forma como recebem o produto adquirido, seja ele qual for. Por isso, quanto mais investir em desenvolvimento interno, melhores respostas e fidelização a empresa conquistará.

O objetivo é que isso se transforme em um legado, fazendo com que a empresa se destaque no mercado e na comunidade como um todo.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH