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Desenvolvimento de Escrita

Do ponto de vista das crianças pequenas, desenho e escrita devem ser considerados, em muitos aspectos, sinônimos, uma vez que ambos fornecem um meio pelo qual as crianças pequenas podem se expressar e comunicar suas ideias e sentimentos.

Uma ligação mais profunda entre os dois está no envolvimento da criança com o processo de apropriação e uso de símbolos. No caso da brincadeira, as crianças separam o “significado dos objetos de sua forma física”. No caso da escrita, a criança usa símbolos para representar palavras e ideias.

O desenho fornece à criança que não escreve um meio temporário para registrar suas próprias histórias e mensagens, como um tipo de jogo intelectual. É um estágio no processo de passar dos rabiscos, ao desenho de imagens, à inclusão de símbolos como parte da representação gráfica de uma ideia. Esta última é a fase final neste processo de aprendizagem da escrita e nesta fase as crianças são capazes de selecionar letras para representar sons. Eles podem usar uma mistura de ortografia inventada e ortografia convencional.

Observou-se que “pesquisas recentes sobre desenhos infantis passaram da postura psicológica de descrever os desenhos infantis em termos de sequências de desenvolvimento, para considerar os desenhos infantis como expressões de significado e compreensão.

Vários pesquisadores (por exemplo, Kress, 1997; Ring, 2010) trabalhando uma perspectiva de construção de significado enfatizam que o desenho fornece uma maneira para as crianças discutirem e comunicam significados e explorarem e brincarem com questões como identidade . A discussão do desenho de uma criança é, portanto, uma estratégia importante para a compreensão

Para os educadores, a consciência e a familiaridade com os temas dos desenhos individuais das crianças desenvolvem a sensibilidade para quando as crianças estão explorando temas semelhantes em seus desenhos, suas brincadeiras de faz de conta ou em outras áreas de aprendizagem acredita-se que essa exploração multimodal aumenta a profundidade e a riqueza da construção de significado das crianças

Enquanto alguns autores aconselham os educadores que os contextos de brincadeiras de faz de conta devem ser enriquecidos com artefatos de alfabetização (por exemplo, Makin, 2003), Bodrova e Leong (2006) alertam que, em termos de incorporar a leitura e a escrita nas atividades lúdicas de crianças de 3 a 4 anos, , essa estratégia deve ser precedida de muitas oportunidades para que as crianças ganhem experiência em assumir papéis, brincar com materiais não estruturados e se envolver em trocas verbais estendidas.

Vygotsky (1978) refere-se à necessidade de ensinar a escrita não como uma habilidade motora, mas como uma atividade cultural complexa. Segundo ele, a escrita deve ser significativa para as crianças, pois só então podemos ter certeza de que ela se desenvolverá não como uma questão de hábitos de mãos e dedos, mas como uma forma de fala realmente nova e complexa.

Faz de conta brincar, desenhar e escrever podem ser vistos como momentos diferentes em um processo essencialmente unificado de desenvolvimento da linguagem escrita

À medida que as crianças passam da representação de seu pensamento por meio de brincadeiras, desenhos e marcações em várias modalidades, elas começam a usar seu conhecimento ortográfico em desenvolvimento para representar seus pensamentos e ideias. Conforme observado abaixo (veja ortografia), eles passam por estágios recursivos previsíveis de desenvolvimento ortográfico.

As influências físicas e sociais que impactam no escritor são conceituadas como o ambiente da tarefa. Os principais processos cognitivos envolvidos na escrita: planejamento, tradução (geração de texto) e revisão (revisão e edição) estão incluídos nos modelos, assim como o papel central da memória de trabalho e de longo prazo. Fatores afetivos e motivacionais também são vistos como grandes influências no processo de escrita. Como pode ser visto, três grandes influências no processo de escrita são retratadas: afeto, motivação e contexto social.

Em primeiro lugar, a autoconfiança e as autoconfianças das crianças influenciam a forma como elas abordarão o ato de escrever. Aqueles com fortes sentimentos de autoeficácia responderá bem ao desafio. As crianças pequenas enfrentam desafios particulares nos estágios de planejamento, tradução e avaliação da escrita.

Na fase de tradução, dependendo do seu estágio de desenvolvimento, as crianças ainda estão lutando com a transcrição (formação física das letras) e as habilidades básicas envolvidas na escrita de palavras, frases e parágrafos e a capacidade de sua memória de trabalho é afetada. Quão adeptos eles são nesses aspectos depende de quão automático e fluente é seu conhecimento de fonema grafema e quão grande é seu campo de visão.

Quanto menos desenvolvidos e automáticos forem esses elementos, mais exigente será o ato de registrar seus pensamentos no papel. O esforço envolvido em soar e lembrar a forma da letra ou palavra alvo e colocá-la no papel pode ser especialmente exigente para crianças pequenas (dependendo de seu estágio de desenvolvimento), na medida em que elas podem ter menos capacidade disponível para se envolver no planejamento e na revisão da redação e pode afetar a produção.

Colocar estratégias para ajudar as crianças com esses aspectos mecânicos da escrita é essencial e pode liberá-las para se concentrar no conteúdo de sua escrita. Ao comunicar às crianças que o elemento mais importante da escrita é a comunicação de seus pensamentos e ideias e que habilidades de nível inferior, como gramática, ortografia e pontuação, podem ser tratadas quando a publicação pode aliviar a ansiedade e aumentar a confiança das crianças.

Avaliar a escrita de alguém é uma habilidade de nível superior e requer um senso de audiência. Escritores talentosos consideram sua escolha de palavras e adicionam e excluem frases e parágrafos enquanto tentam moldar a escrita para corresponder à intenção original vista na mente. Esses processos podem não ocorrer naturalmente e podem exigir demonstrações explícitas repetidas para crianças com muitas oportunidades de prática e experimentação. Como foi delineado em relação à leitura

Desenvolvimento, desenvolver estratégias para cada processo de escrita (escolha de temas, planejamento, redação, revisão e edição) e para aspectos mecânicos ao nível metacognitivo condicional é essencial para a autorregulação e para o armazenamento na memória de longo prazo para que possam ser utilizados quando a necessidade é percebida.

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